Leia o trecho abaixo.
“(…) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá–la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá–la, mas refazê–la.” Freire, 1961.
É correto afirmar que, para Freire,
Pedro Demo aponta, “em Saber Pensar”, que estudar para a prova é o que há de menos importante na sala de aula, porque retrata artifi cialidade total perante as situações concretas da vida. Para o autor, estudar significa:
Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, afirma usar o conceito de “reconstrução”, indicando que aprendemos do que já tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A mente humana não armazena propriamente dados e informações, mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor, a aprendizagem representa algo naturalmente:
Cipriano Luckesi, em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, diz que “Se se deseja exercitar uma prática docente crítica, importa levar em conta objetivos políticos dessa prática, assim como princípios científicos e metodológicos que traduzam coerentemente a visão política que se tenha. ”Refletindo sobre esse fragmento de texto, é correto afirmar sobre o processo de Avaliação:
Conforme Cipriano Luckesi em “Filosofia da Educação”, a pedagogia liberal é uma manifestação própria da sociedade capitalista. Na sociedade brasileira, é correto afirmar que:
A história da defesa do princípio do ensino público e gratuito no Brasil envolveu vários defensores da Escola Nova. Entre esses diferentes defensores destacam-se os seguintes:
Segundo Vera Candau, quando pensamos a docência, sua formação continuada e sua prática no cotidiano, não podemos deixar de considerar que temos de estar conscientes da necessidade de articular dialeticamente as diferentes dimensões da profi ssão docente. Em conformidade com a autora podemos afirmar que constituem dimensões da profi ssão docente:
Em termos de políticas públicas de educação no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970 o escolanovismo cede ao tecnicismo na orientação oficial. No que concerne à prática do professor nesse período, é correto afirmar que os professores, em geral, apresentaram o seguinte procedimento:
Uma das questões formativas fundamentais da vida humana, incorporadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a orientação sexual. Segundo os PCNs, as questões relativas à orientação sexual devem constituir:
A intervenção do Estado sobre a vida familiar é uma prática histórica na realidade brasileira, desde o início do século XX. Quanto às consequências desse processo, assinale a afirmativa correta.
As mudanças recentes na gestão administrativa governamental solicitam alterações nos processos de trabalho nos quais se insere o Assistente Social. Assinale a alternativa que identifica um elemento de resistência às novas dinâmicas e fluxos que estão sendo implantadas nos processos de trabalho.
A Política Nacional de Assistência Social se estrutura com base nas garantias ou seguranças sociais voltadas para reduzir ou prevenir as situações de vulnerabilidade. Assinale a alternativa que apresenta uma situação de vulnerabilidade.
Sobre os desafios do uso do estudo social no trabalho profissional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O Assistente Social responsável pelo estudo social define os instrumentos de sua realização. ( ) O objeto da ação profissional orienta o conteúdo e as finalidades do estudo social. ( ) O objetivos e a direção do estudo social são definidos pelo poder e pelo saber institucional. As afirmativas são, respectivamente,
“A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado. Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal.
Assinale a alternativa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). No capítulo II – Educação Básica, seção I, artigo 24, que explicita as regras comuns de organização da Educação Básica.