Tendo em vista a restrição de recursos e a capacidade
em ofertar uma educação em extensão e qualidade
desejáveis, o Plano Nacional de Educação – PNE 2000
a 2012 estabeleceu, segundo o dever constitucional e
necessidades sociais, como uma de suas prioridades:
A respeito do papel do Estado no contexto da educação
na Constituição Federal, julgue os itens a seguir,
classificando–os como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em
seguida, assinale a opção correta.
( ) É garantida pelo Estado a educação básica obrigatória
e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de
idade, assegurada sua oferta àqueles que não tiveram
acesso em idade adequada.
( ) É garantida a Educação Infantil, em creche e pré–
escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade.
( ) Os Municípios manterão programas de educação
infantil e ensino fundamental com a cooperação
técnica e financeira da União e do Estado.
( ) Um dos princípios do ensino é o piso salarial profi ssional
nacional para os profi ssionais da educação escolar
pública, nos termos de lei federal.
( ) A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de
duração decenal, com o objetivo de articular o sistema
nacional de educação em regime de colaboração.
A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.
Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.
A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta,
Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos
sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro)
ou F (Falso).
( ) A educação escolar compõe–se de Educação Básica e
ducação Superior.
( ) A Educação Básica é constituída pela educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio.
( ) No Brasil, devido à existência de comunidades
indígenas em algumas regiões, há a oferta de
educação escolar bilíngue e intercultural aos povos
indígenas.
( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,
Educação Profissional, Educação a Distância são
modalidades de ensino.
( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos
diversos campos do saber, cursos de graduação, de
pós–graduação e de extensão.
Assinale a sequência correta.
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.
Analise as afi rmativas sobre o Programa Universidade
para Todos – Prouni, assinalando V (Verdadeiro) ou F
(Falso).
( ) Tem como finalidade a concessão de bolsas de
estudo integrais e parciais em cursos de graduação
e sequenciais de formação específica, em instituições
privadas de educação superior.
( ) Oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos
às instituições de ensino que aderem ao Programa.
( ) É dirigido aos estudantes provenientes da rede pública,
independentemente da renda, e aos da rede privada
com renda familiar inferior a três salários mínimos.
( ) Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas
no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a
inscrição gratuita e feita exclusivamente pela internet.
( ) Para obter a bolsa do Prouni, o candidato necessita
fazer o vestibular e estar matriculado na instituição em
que pretende cursar.
Assinale a sequência correta.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica “um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.
Observe o gráfico, a seguir, referente à pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais.
Com base no gráfico, considere as afirmativas a seguir.
I.A maior parte do problema está no desinteresse de professores e alunos.
II.A família é responsável direta pelo o sucesso do processo educativo.
III.O emprego é um obstáculo para obtenção de melhores resultados no ciclo escolar.
IV.A iniciação sexual e seus possíveis efeitos pouco impactam a trajetória escolar.
Assinale a alternativa correta.
Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise
as afirmativas abaixo:
I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento
II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos
pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é
o grande mediador.
III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de
destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas
consideradas como constituidoras do sujeito.
Assinale:
Temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997), devem ser trabalhados
O projeto político-pedagógico deve expressar a cultura da organização, seus valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem.
Para tal, o projeto deve
Em um diário de campo de um gestor pedagógico estava escrita a seguinte indagação:
Como planejar de modo a considerar a flexibilidade inerente aos processos educativos? Um ponto de partida é tomar como base a realidade não idealizada. É fazer uma leitura madura do contexto para ver necessidades, limites e possibilidades de atuação. E como a análise da conjuntura é uma leitura difícil, é melhor fazê-la em conjunto com todos os segmentos da escola.
A leitura do trecho acima nos permite afirmar que
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de