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Tendo em vista a restrição de recursos e a capacidade

em ofertar uma educação em extensão e qualidade

desejáveis, o Plano Nacional de Educação – PNE 2000

a 2012 estabeleceu, segundo o dever constitucional e

necessidades sociais, como uma de suas prioridades:

A respeito do papel do Estado no contexto da educação na Constituição Federal, julgue os itens a seguir, classificando–os como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) É garantida pelo Estado a educação básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada sua oferta àqueles que não tiveram acesso em idade adequada.
( ) É garantida a Educação Infantil, em creche e pré– escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. ( ) Os Municípios manterão programas de educação infantil e ensino fundamental com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado.
( ) Um dos princípios do ensino é o piso salarial profi ssional nacional para os profi ssionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
( ) A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.

Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta,

Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos

sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro)

ou F (Falso).



( ) A educação escolar compõe–se de Educação Básica e

ducação Superior.

( ) A Educação Básica é constituída pela educação

infantil, ensino fundamental e ensino médio.

( ) No Brasil, devido à existência de comunidades

indígenas em algumas regiões, há a oferta de

educação escolar bilíngue e intercultural aos povos

indígenas.

( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,

Educação Profissional, Educação a Distância são

modalidades de ensino.

( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos

diversos campos do saber, cursos de graduação, de

pós–graduação e de extensão.



Assinale a sequência correta.

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.

Analise as afi rmativas sobre o Programa Universidade

para Todos – Prouni, assinalando V (Verdadeiro) ou F

(Falso).



( ) Tem como finalidade a concessão de bolsas de

estudo integrais e parciais em cursos de graduação

e sequenciais de formação específica, em instituições

privadas de educação superior.

( ) Oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos

às instituições de ensino que aderem ao Programa.

( ) É dirigido aos estudantes provenientes da rede pública,

independentemente da renda, e aos da rede privada

com renda familiar inferior a três salários mínimos.

( ) Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas

no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a

inscrição gratuita e feita exclusivamente pela internet.

( ) Para obter a bolsa do Prouni, o candidato necessita

fazer o vestibular e estar matriculado na instituição em

que pretende cursar.



Assinale a sequência correta.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica “um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.

Observe o gráfico, a seguir, referente à pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais.

Com base no gráfico, considere as afirmativas a seguir.

I.A maior parte do problema está no desinteresse de professores e alunos.

II.A família é responsável direta pelo o sucesso do processo educativo.

III.O emprego é um obstáculo para obtenção de melhores resultados no ciclo escolar.

IV.A iniciação sexual e seus possíveis efeitos pouco impactam a trajetória escolar.

Assinale a alternativa correta.

Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise

as afirmativas abaixo:

I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento

II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos

pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é

o grande mediador.

III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de

destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas

consideradas como constituidoras do sujeito.

Assinale:

Temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997), devem ser trabalhados

O projeto político-pedagógico deve expressar a cultura da organização, seus valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem.

Para tal, o projeto deve

Em um diário de campo de um gestor pedagógico estava escrita a seguinte indagação:

Como planejar de modo a considerar a flexibilidade inerente aos processos educativos? Um ponto de partida é tomar como base a realidade não idealizada. É fazer uma leitura madura do contexto para ver necessidades, limites e possibilidades de atuação. E como a análise da conjuntura é uma leitura difícil, é melhor fazê-la em conjunto com todos os segmentos da escola.

A leitura do trecho acima nos permite afirmar que

Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de

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