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Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos

resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na

condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento

estratégico assume centralidade para o alcance de padrões

educacionais de desempenho.

Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação

estabelecida entre elas.

A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC

optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE

Escola) como instrumento para melhorar a performance das

instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em

relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o

PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.



PORQUE

O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do

desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade

de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as

prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para

alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo

com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e

avaliar o próprio desempenho.

A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.

“A incessante flutuação da identidade adolescente, que se projeta

como identidade adulta num futuro bem próximo, adquire

caracteres que costumam ser angustiantes e que obrigam a um

refúgio interior que é muito característico".

Analise as afirmativas a seguir e marque ( V ) para as verdadeiras e

( F ) para as falsas.

( ) É necessário um trabalho em rede entre todos os setores

pelos quais passa o adolescente, para a criação de novos

espaços de informação, inclusão e reinserção social.

( ) É comum por parte do adolescente a utilização da droga por

curiosidade ou afirmação no grupo.

( ) A complexidade do envolvimento em atos infracionais na

adolescência revela os frágeis alicerces que sustentam a

formação destes indivíduos.

As afirmativas são, respectivamente,

A nova perspectiva da Didática assume a multidimensionalidade

do processo de ensino-aprendizagem, que deve abarcar a técnica

e o contexto social, político e econômico.

Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

No Art. 38 da Resolução n. 4/10, que define as Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, consta que

“deve ser considerada a participação da comunidade na definição

do modelo de organização e gestão da escola, bem como suas

estruturas sociais, suas práticas socioculturais e religiosas, suas

formas de produção de conhecimento, processos próprios e

métodos de ensino-aprendizagem e suas atividades econômicas".

Essas normas atendem à organização de escola para

A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as

perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática,

A Avaliação deve ser diagnóstica porque visa

Na perspectiva crítico‐dialética, a investigação social compreende o movimento de reconstrução da realidade em suas múltiplas determinações. Nessa orientação teórico‐metodológica, a teoria tem a função de exceto:

Sobre o plano, o programa e o projeto, meios de expressão no processo de planejamento, assinale a afirmativa correta.

O planejamento de programas e ações de prevenção e tratamento do uso de drogas deve considerar os fatores de riscos e de proteção envolvidos no processo. Assinale a alternativa que está relacionada a fator de risco.

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, o consumo de drogas é considerado como de “uso nocivo”, ou seja, tendo como resultante os danos físicos e mentais.   Sobre os padrões de consumo de drogas, assinale a alternativa que apresenta uma situação de “uso nocivo”.

A Política Nacional de Assistência Social promove a defesa dos

direitos das famílias. Relacione as quatro garantias do PNAS,

listadas a seguir, às suas características.

1.Prevenção Social

2.Proteção Social

3.Promoção Social

4.Inserção Social

( ) estrutura a atenção às populações excluídas por meio de

ações de redistribuição de renda.

( ) propicia o acesso a bens, serviços e direitos usufruídos pelos

demais segmentos sociais.

( ) fomenta o protagonismo da população através do estímulo a

autonomia e a emancipação.

( ) consiste na ação de criação de apoios, nas situações

circunstanciais de vulnerabilidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima

para baixo.

“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao- escolar-apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.

No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré-operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento.

Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (   )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. (   ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. (   ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.   As afirmativas são, respectivamente,

Como processo de investigação das questões relacionadas à

sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas

com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se

estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,

obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de

reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas

de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração

buscou o efeito das oportunidades escolares, através do

desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz

diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de

resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge

uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a

organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as

oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela

associados:

1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades

educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua

organização curricular, é responsável pelo sucesso ou

fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem

socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma

necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para

baixo.

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