Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos
resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na
condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento
estratégico assume centralidade para o alcance de padrões
educacionais de desempenho.
Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação
estabelecida entre elas.
A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC
optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE
Escola) como instrumento para melhorar a performance das
instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em
relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o
PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.
PORQUE
O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do
desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade
de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as
prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para
alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo
com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e
avaliar o próprio desempenho.
A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.
“A incessante flutuação da identidade adolescente, que se projeta
como identidade adulta num futuro bem próximo, adquire
caracteres que costumam ser angustiantes e que obrigam a um
refúgio interior que é muito característico".
Analise as afirmativas a seguir e marque ( V ) para as verdadeiras e
( F ) para as falsas.
( ) É necessário um trabalho em rede entre todos os setores
pelos quais passa o adolescente, para a criação de novos
espaços de informação, inclusão e reinserção social.
( ) É comum por parte do adolescente a utilização da droga por
curiosidade ou afirmação no grupo.
( ) A complexidade do envolvimento em atos infracionais na
adolescência revela os frágeis alicerces que sustentam a
formação destes indivíduos.
As afirmativas são, respectivamente,
A nova perspectiva da Didática assume a multidimensionalidade
do processo de ensino-aprendizagem, que deve abarcar a técnica
e o contexto social, político e econômico.
Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
No Art. 38 da Resolução n. 4/10, que define as Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, consta que
“deve ser considerada a participação da comunidade na definição
do modelo de organização e gestão da escola, bem como suas
estruturas sociais, suas práticas socioculturais e religiosas, suas
formas de produção de conhecimento, processos próprios e
métodos de ensino-aprendizagem e suas atividades econômicas".
Essas normas atendem à organização de escola para
A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as
perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática,
A Avaliação deve ser diagnóstica porque visa
Na perspectiva crítico‐dialética, a investigação social compreende o movimento de reconstrução da realidade em suas múltiplas determinações. Nessa orientação teórico‐metodológica, a teoria tem a função de exceto:
Sobre o plano, o programa e o projeto, meios de expressão no processo de planejamento, assinale a afirmativa correta.
O planejamento de programas e ações de prevenção e tratamento do uso de drogas deve considerar os fatores de riscos e de proteção envolvidos no processo. Assinale a alternativa que está relacionada a fator de risco.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, o consumo de drogas é considerado como de “uso nocivo”, ou seja, tendo como resultante os danos físicos e mentais. Sobre os padrões de consumo de drogas, assinale a alternativa que apresenta uma situação de “uso nocivo”.
A Política Nacional de Assistência Social promove a defesa dos
direitos das famílias. Relacione as quatro garantias do PNAS,
listadas a seguir, às suas características.
1.Prevenção Social
2.Proteção Social
3.Promoção Social
4.Inserção Social
( ) estrutura a atenção às populações excluídas por meio de
ações de redistribuição de renda.
( ) propicia o acesso a bens, serviços e direitos usufruídos pelos
demais segmentos sociais.
( ) fomenta o protagonismo da população através do estímulo a
autonomia e a emancipação.
( ) consiste na ação de criação de apoios, nas situações
circunstanciais de vulnerabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima
para baixo.
“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao- escolar-apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.
No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré-operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento.
Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. ( ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. ( ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. As afirmativas são, respectivamente,
Como processo de investigação das questões relacionadas à
sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas
com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se
estabelecem entre escola e a sociedade.
A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,
obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de
reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas
de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração
buscou o efeito das oportunidades escolares, através do
desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz
diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de
resultados.
Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge
uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a
organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as
oportunidades educacionais.
Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela
associados:
1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua
organização curricular, é responsável pelo sucesso ou
fracasso dos alunos.
( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem
socioeconômica do aluno.
( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma
necessidade em busca de uma educação de qualidade.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo.