Pelo conceito tradicional de História, o período da Pré-História divide-se em Paleolítico e Neolítico. Em relação ao período Paleolítico considere as afirmações abaixo: I - O Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno; II - Com a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência; III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos sedentários, ou seja, possuíam moradias fixas. IV – Neste período paleolítico que surgiram as primeiras grandes cidades e a economia monetária; Estão corretas as afirmativas:
O Iluminismo arquitetou as ideias que derrubaram o Antigo Regime Absolutista e inspiraram diversas revoluções. Em relação aos filósofos iluministas e suas teorias assinale a alternativa correta.
Com relação às partes de um livro, julgue o seguinte item.
Frente e costas são os nomes popularmente dados à pasta da frente e à pasta posterior de um livro.
Uma empresa com 125 empregados foi contratada para realizar uma obra de restauração de um prédio histórico e o serviço foi classificado com grau de risco 3, conforme o quadro II da NR 4 apresentado a seguir.
A partir dessas informações, julgue o item seguintes, a respeito do SESMT.
Para fins de dimensionamento do SESMT, a frente de trabalho, se situada no mesmo estado da Federação da empresa, não será considerada estabelecimento, cabendo à própria empresa organizar o SESMT.
Uma empresa com 125 empregados foi contratada para realizar uma obra de restauração de um prédio histórico e o serviço foi classificado com grau de risco 3, conforme o quadro II da NR 4 apresentado a seguir.
A partir dessas informações, julgue o item seguintes, a respeito do SESMT.
A construtora será obrigada a contratar profissional especializado em ergonomia, por quatro horas diárias, para orientar e fazer análises ergonômicas, já que os restauradores estão sujeitos a posições incômodas quando da realização de seus trabalhos.
Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.
A medida representada por D na figura ocupa o nível mais alto na hierarquia de medidas de proteção coletiva, o qual inclui medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
Marque a resposta onde os plurais dos compostos estão escritos INCORRETAMENTE:
Assinale a resposta cuja figura de linguagem apresentada corresponde à frase conotativa:
Carlos, Altair, Gustavo e Davi elaboraram juntos um simulado de 50 questões, tendo recebido por ele um total de R$ 2.400,00. Os três primeiros fizeram o mesmo número de questões e Altair fez o dobro do que fez cada um dos outros. Se o dinheiro deve ser repartido proporcionalmente ao trabalho de cada um, Altair deverá receber uma quantia, em reais, igual a:
“Devido a mudanças na política de preços da Petrobras, em maio de 2018, o Brasil passou por uma profunda crise que afetou todo o país. Os efeitos da crise foram sentidos nos supermercados, com a falta de abastecimento de alguns produtos, na agricultura, com a dificuldade de escoar a produção, e nos postos de gasolina, com a falta e o aumento do preço da gasolina".
O trecho acima faz referência à que assunto:
O agente público é aquele que exerce função pública. Assim, o desempenho das atividades deve estar calcada pela moralidade, ética e compromisso. Desta forma, pode-se afirmar que o monitor de informática integra a categoria de agentes públicos, portanto é correto afirmar que:
Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.
Diferentemente da abordagem evolucionista do termo cultura, Franz Boas afirmava que cada povo possui uma singularidade cultural, no sentido de que existem culturas (no plural), e não meramente cultura (no singular).
No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.
A Escola de Manchester dava ênfase a estudos de caso, procurando fazer uma análise detalhada de casos particulares de interação social.
No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.
Um laudo antropológico pode revelar usos, costumes, tradições, modos de ser, de viver e de se expressar de um grupo étnico, entretanto é ineficaz para o reconhecimento de uma terra como indígena (ou quilombola).
No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.
Por meio do trabalho de campo e das técnicas próprias da antropologia, o antropólogo tem efetiva condição de realizar uma pesquisa que venha a embasar um laudo pericial, principalmente em casos de conflitos sociais que envolvam terras indígenas ou quilombolas.