Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte estabelece um limite máximo de receita bruta anual para que as empresas de pequeno porte permaneçam no regime diferenciado de tributação do Simples Nacional, portanto, a empresa de pequeno porte que exceder a esse limite fica excluída desse tratamento tributário diferenciado. Sendo assim, com base na Lei Complementar nº. 123/2006, considere as afirmativas a seguir: I - Os efeitos da exclusão dar-se-ão no ano-calendário subsequente se o excesso verificado em relação à receita bruta não for superior a 20% (vinte por cento) do limite estabelecido. II - No caso de início de atividades, a empresa de pequeno porte que no ano-calendário não ultrapassar, proporcionalmente, o limite de receita bruta anual estabelecido pela legislação, passa no ano-calendário seguinte à condição de microempresa. III - A empresa de pequeno porte que no decurso do ano-calendário de início de atividade ultrapassar, proporcionalmente, o limite anual estabelecido estará excluída do tratamento diferenciado de tributação do Simples Nacional com efeitos retroativos ao início de suas atividades se o excesso verificado em relação à receita bruta for superior a 20% (vinte por cento) do respectivo limite.

De acordo com a Constituição Federal, compete aos Municípios instituir o imposto sobre a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição. Com base na Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA sobre esse imposto:

A expressão “legislação tributária” compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. Conforme disposto no Código Tributário Nacional, o meio utilizado para instituir ou extinguir tributos é:

Conforme a Lei Orgânica do Município de Goioerê, é correto afirmar que:

Considere as competências dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e assinale a alternativa que apresenta apenas as competências corretas. 1- Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; 2- Responsabilizar-se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos; 3- Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo o empregador enviar semestralmente a documentação para a Delegacia Regional do Trabalho. 4- Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s); 5- As atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo. Já a eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer quando: I. com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; II. com a implementação do SESMT; III. com a utilização de equipamento de proteção individual; IV. com a implementação do plano de emergência; V. com o pagamento de adicional 10%, 20% e 40%;

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei Complementar 11/2009, do Município de Goioerê:

Observe a frase abaixo retirada do texto:

Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível.

A forma verbal destacada no período está conjugada no imperativo negativo, por tratar-se de uma ordem ou pedido que NÃO deve ser realizado. Se essa oração for transposta para a forma negativa, como ficaria?

Observe o fragmento abaixo, retirado do livro “Turvo, Terra e Gente" da autoria de João Colodel, na página 38:

“A criação da Comarca de Turvo foi no dia 10 de dezembro de 1954, quando governava o Estado de Santa Catarina, _______________, através da Lei nº 1.171"

Complete a lacuna acima, informando o nome do governador de Santa Catarina em exercício quando o fato mencionado acima ocorreu:

Primeira mulher a chegar ao cargo, e com grande experiência, Raquel Dodge tomou posse como procuradora-geral da república no dia 18/09/2017 e desde então é a atual detentora do cargo. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o nome de seu antecessor, que ocupou o cargo de 2013 a 2017:

Alfredo trabalha na empresa X, seu chefe solicitou uma planilha Y no Microsoft Excel 2013, onde precisava fazer os seguintes passos para atingir o resultado solicitado:

I. Digitar os valores “2" e “1" nas células “A1" e “B1" respectivamente.

II. Depois digitar a fórmula “= (A1 + 1) + (B1 * 2)" na célula “C2".

III. Após o preenchimento da fórmula, selecionar a célula “C2" e copiar pressionando “Ctrl-C".

IV. E por último selecionar a região “D3 : F5" e colar pressionando “Ctrl-V"

De acordo com os passos seguidos pelo Alfredo, assinale a alternativa que contenha os valores exibidos nas células “D3", “E4" e “F5" respectivamente:

Segundo o Art. 63 da Lei 4320/64, a liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

E mais, em seu § 2º afirma que: A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

I. O contrato, ajuste ou acordo respectivo;

II. A nota de empenho;

III. Os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

De acordo com o § 2º do referido artigo, assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (7ª Edição) – MCASP, os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público.

Deste modo, fazem parte do manual citado acima, os seguintes princípios orçamentários: (Marque “V" para verdadeiro e “F" para Falso)

( ) Unidade ou Totalidade

( ) Universalidade

( ) Anualidade ou Periodicidade

( ) Exclusividade

( ) Orçamento Bruto

( ) Inexibilidade

( ) Publicidade

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Quanto ao eSocial, está correto afirmar, EXCETO:

De acordo com a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, em seu Título V, Dos Créditos Adicionais, Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

I. Suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

II. Especiais, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública;

III. Extraordinários, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

Assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282