No que tange à rescisão dos contratos administrativos é correto afirmar que
São cláusulas exorbitantes inerentes ao regime jurídico dos contratos administrativos a possibilidade de, EXCETO:
Segundo o art. 5º da Lei nº 8.112/90, a nacionalidade brasileira é requisito básico para investidura em cargo público. Entretanto, o §3º do mesmo artigo abre exceção aos estrangeiros, na forma da lei, quando vierem a prover cargos de
A globalização tem desencadeado mudanças significativas na cultura das organizações que, por sua vez, tentam se adequar às diferentes demandas tecnológicas e de mercado. Em relação ao conceito de cultura organizacional, analise.
I. A cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, valores e expectativas, uma forma de interação típica de determinada organização.
II. Cada organização é um sistema complexo com características próprias que delineiam a sua cultura.
III. A cultura organizacional influencia muito pouco o clima existente na organização.
Assinale
NÃO faz parte dos traços observados nos Big Five a
A ergonomia tem como foco de estudo diversos aspectos do trabalho. Entre eles pode-se citar:
I. o meio ambiente físico.
II. a duração da tarefa, os horários e as pausas no trabalho.
III. as características materiais do trabalho.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A execução do treinamento pode ser feita em diferentes locais. A esse respeito considere os itens a seguir:
I. No próprio local de trabalho do colaborador. O treinamento é executado onde o funcionário trabalha e enquanto trabalha.
II. Na empresa, mas fora do local do trabalho.
III. Fora da empresa. O treinamento é executado numa instituição externa.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A execução do treinamento exige a aplicação de várias técnicas. Qual das técnicas citadas a seguir se enquadra nessa afirmativa?
Qual é o foco de atenção e de trabalho das Teorias Contingenciais de Liderança?
No que tange às pessoas jurídicas integrantes da administração pública, é correto afirmar que
A respeito da redistribuição, com base na Lei nº 8.112/90 e suas alterações, é INCORRETO afirmar que
Sobre as agências reguladoras, é correto afirmar que:
As crianças fazem as leis
1 A MENINA me havia advertido: para entender a sua escola eu teria de me esquecer de tudo o que eu sabia sobre as outras escolas... Lembrei-me da pedagogia de Ricardo Reis: "... tendo as crianças por nossas mestras...". E ali estava eu, um velho, aprendendo de uma criança!
2 Quis aprender um pouco mais. Perguntei: "Vocês não têm problemas de disciplina? Não há, entre vocês, os valentões que há em todas as escolas, que agridem, ofendem, ameaçam e amedrontam?" "Ah", ela me respondeu. "Temos sim. Mas para esses casos temos o tribunal..." "Tribunal?", perguntei curioso. Mais uma coisa que eu nunca vira em escolas! Ela então me
explicou: "As leis de nossa escola foram estabelecidas por nós mesmos, alunos. Temos então de zelar para que essas leis sejam cumpridas. A responsabilidade com o cumprimento das leis é nossa e não dos professores e do diretor. Somos nós, e não eles, que temos de tomar as providências para que a vida da escola não seja perturbada. Quando um aluno se torna um problema ele é levado a um tribunal - tribunal mesmo, com juiz, advogado de defesa, advogado de acusação - e é julgado. E a comunidade de alunos toma a decisão cabível".
3 Voltei à Escola da Ponte um ano depois e fui informado de que o tribunal deixara de existir. A razão? Um aluno terrível fora levado a julgamento. O juiz - não me lembro se menina ou menino - nomeou o advogado de acusação, e o réu nomeou seu
próprio advogado. No dia marcado, reunidos os alunos, o advogado de acusação proferiu a sua peça, tudo de mau que aquele menino havia feito. O diretor, que apenas assistia à sessão, relatou-me sua impressão: "O réu estava perdido. A peça acusatória era arrasadora..."
4 Chegou a vez do advogado da defesa que ficou mudo e não conseguiu falar. A presidência do tribunal nomeou então um
advogado "ad hoc", uma menina que teve de improvisar. E essa foi sua linha de argumentação:
5 "Vocês são todos religiosos, vão ao catecismo e aprendem as coisas da igreja. Vocês aprenderam que quando alguém está
em dificuldades é preciso ajudá-lo. Todos vocês sabiam que o nosso colega estava em dificuldades. Precisava ser ajudado. Eu
gostaria de saber o que foi que vocês, que aqui estão assentados como júri para proferir a sentença, fizeram para ajudar nosso colega..."
6 Seguiu-se um silêncio profundo. Ninguém disse nada.
7 A menina continuou: "Então vocês, que nada fizeram para ajudar esse colega, agora comparecem a esse julgamento com
pedras na mão, prontos a apedrejá-lo?"
8 Com essa pergunta, o tribunal se dissolveu porque perceberam que todos, inclusive o juiz e o advogado de acusação,
eram culpados. Como é que estão resolvendo agora o problema da indisciplina e da violência?
9 Criaram um novo sistema, inspirado numa história da escritora Sophia Mello de Breyner Andressen que conta de uma fada - acho que o seu nome era Oriana - que vivia para ajudar crianças em dificuldades. Como funciona? É simples. Quando um aluno começa a apresentar comportamento agressivo forma-se um pequeno grupo de "fadas Orianas" para impedir que a agressão e a violência aconteçam. Pelo que me foi relatado, as fadas Orianas têm tido resultados muito bons. Quem sabe coisa parecida poderia funcionar com os "bullies" que infernizam a vida dos mais fracos nas escolas...
RUBENS ALVES
Extraído de:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2009201106.htm
Observe a passagem “A presidência do tribunal nomeou então um advogado "ad hoc", uma menina que teve de improvisar.
”(4º parágrafo).
Assinale a opção correta sobre o termo destacado.
Segundo os arts. 29 e 30 da Lei Nº 9493/94 (LDB), a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança préescolar, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Observada a faixa etária correspondente, a educação infantil será oferecida em:
As etapas necessárias a um planejamento de ensino bem-sucedido se norteiam pelas seguintes etapas:
1. Escolha dos procedimentos didáticos.
2. Formulação dos objetivos.
3. Estabelecimentos dos processos avaliativos.
4. Seleção do conteúdo.
5. Seleção das tecnologias didáticas.
6. Diagnóstico da realidade do aluno.
7. Organização dos conteúdos.
Marque a alternativa que estabelece a ordem correta dos itens acima, de cima para baixo: