Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 473 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para prevenção das pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionada à ventilação mecânica, é fundamental a seguinte medida:

Assinale a opção que indica um processo mecânico para fabricação de uma peça por conformação.

A figura a seguir apresenta uma peça mecânica composta por dois cilindros.

Nessa peça, é especificada tolerância com relação à

O Orientador Educacional – OE Márcio desenvolve como uma de suas atribuições coordenar as discussões e encaminhamentos coletivos, relacionados à Avaliação Institucional - AI da escola. Com base nos documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC, a AI escolar deve contribuir para:

O OE Marcos participou da formação do professor alfabetizador, coordenado pelo MEC, a qual aponta para uma necessidade urgente de que ele se compreenda e se identifique como um ser de linguagem, ou seja, reconheça que a linguagem não significa apenas comunicação ou suporte para o pensamento, mas interação entre pessoas que se constituem mutuamente como sujeitos sociais, de aprendizagem e de cultura. Essa proposta de formação continuada está articulada com a concepção:

Considerando as características das comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.

I. Em se tratando de encaminhamento de documento solicitado, deve-se mencionar a referência do expediente por meio do qual foi realizada a solicitação de encaminhamento, a exemplo deste excerto: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016."

II. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem.

III. Independente da formação escolar de seu destinatário, a comunicação oficial deve ser registrada em conformidade com a norma-padrão da língua.

IV. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário.

V. É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado.

Assinale a alternativa correta:

As Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva orientam as escolas regulares a se adaptarem para a nova realidade educacional, no que diz respeito à criança em situação de surdez. É necessária a presença de um intérprete-tradutor da Língua Portuguesa-Libras, como determina a abordagem bilíngue para a educação de surdos. Todo o intérprete deverá sempre usar o bom-senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. Segundo o Manual, "O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e Língua Portuguesa" produzido pelo MEC, a atuação do intérprete deve ser:

As massas de ar que interferem mais diretamente na distribuição do clima brasileiro são a equatorial continental (mEc), a equatorial atlântica (mEa), a tropical continental (mTc), a tropical atlântica (mTa) e a polar atlântica (mPa). De acordo com a classificação climática de Arthur Strahler, predominam no Brasil cinco grandes climas.

Internet: <www.geografia.fflch.usp.br>.

Tomando o texto e o mapa como referências iniciais, assinale a alternativa correta.

É um luxo e um despropósito defender, por exemplo, animais ameaçados de extinção, enquanto milhares de crianças morrem de fome ou de diarreia na periferia das grandes cidades, no Norte ou no Nordeste.

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais, Meio Ambiente, MEC.

Considerando o texto acima e, ainda, os conceitos da educação ambiental, assinale a alternativa correta.

Os documentos expedidos pelo MEC, nos dias atuais, apresentam uma orientação curricular para o Ensino Fundamental nos anos iniciais que devem possibilitar:

Na perspectiva inclusiva, recomendada pelo MEC, valoriza-se tanto a comunicação oral, quanto a sinalizada e demais formas alternativas de expressão, levando as crianças a:

Conforme os documentos do MEC que circulam nas redes sociais a alfabetização em Matemática deve ser conceituada como:

Um aluno escreveu: “Na iscola estou aprendendo muitas coisas.; ...fomos andar de bicicleta no asfauto...”
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 39
A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

Um aspecto fundamental para os momentos iniciais da alfabetização é que o aluno faça a diferenciação entre as formas escritas e outras formas gráficas de expressão. Esse também não é um saber óbvio e que “já vem pronto” e, por isso, precisa ser trabalhado em sala de aula.
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 25
Quando, numa situação de alfabetização, um docente escreve no quadro (, #, ?( < 3) , →, *, +, = e %, busca ensinar aos discentes a distinção entre letras e

O TEXTO 13, de Eliezer Pacheco, foi originalmente publicado no portal do MEC e posteriormente editado como capítulo do livro “Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica”, cuja folha de rosto está reproduzida como TEXTO 14 . De acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata das normas atuais de publicação, a referência bibliográfica CORRETA para esse livro, cujas informações constam no TEXTO 14, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282