Considere o seguinte comando do SQL padrão para bancos de dados relacionais:
SELECT Nome
FROM Cliente
WHERE Nome LIKE “%Maria%”
Essa consulta SQL vai ter como resultado o Nome dos Clientes que
Os suprimentos de fundos é uma forma específica de realização da despesa pública, também conhecida como
O documento que inscreve as despesas realizadas pela administração pública com as informações do credor, o valor da despesa e a dotação orçamentária utilizada é
denominado de
Toda a depreciação de máquinas de produção é considerada
A concessão de isenção de ICMS, no sistema tributário nacional, depende
O colunista de um jornal esteve em São Paulo a trabalho e impressionou-se com a quantidade de vezes que ouviu os motoboys buzinarem. Na reportagem que escreveu,
ele aponta ter contabilizado que um motoboy chegou a buzinar 40 vezes em apenas 1 minuto.
Considerando essa informação, se isso se repetir por 5 horas e meia, sem interrupções, esse motoboy terá buzinado
Num procedimento de pregão, se a oferta do licitante não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, para que um licitante seja declarado vencedor, segundo a Lei n° 10.520/2002, o pregoeiro deverá
Assinale a alternativa que contém a função das aspas duplas ao se realizar uma pesquisa no site de pesquisa do Google, como em: “Câmara de Vereadores de Piracicaba”.
No MS-PowerPoint 2010, para alterar o estilo da borda de uma caixa de texto, o usuário pode selecionar a caixa de texto e em “Ferramentas de Desenho”, na guia “Formatar”, clicar em “Contorno da Forma” do grupo “Estilos de Forma” e depois em
Leia o texto, para responder à questão.
O filho de um amigo é negro. Outro dia, na escola, a professora chamou sua atenção e disse: “Você está na minha lista negra”. Meu amigo fez uma reclamação à coordenadora da escola, por entender que a expressão é racista. Por que a lista é “negra”?
Palavras e expressões racistas fazem parte do repertório cotidiano sem que, muitas vezes, a gente tenha consciência do que realmente está dizendo. Eu mesmo me surpreendo dizendo coisas que não quero, por força do hábito. Ainda se ouve “amanhã é dia de branco”, “a coisa tá preta”. Nos anúncios de emprego, pedia-se “boa aparência”. Uma forma de dizer que negros não seriam aceitos?
Continuamos a usar termos racistas. A linguagem forma as pessoas, molda o modo de pensar. Não aceito mais essas palavras e expressões, policio meu vocabulário. É preciso reaprender a falar.
(Walcyr Carrasco, “Uma linguagem racista”. Veja, 31.07.2019. Adaptado)
No 1o parágrafo, a substituição do pronome “sua” na passagem “Outro dia, na escola, a professora chamou sua atenção...” será correta, clara e coerente com o contexto
se a redação do trecho destacado for:
Leia o texto, para responder à questão.
Entre os números que contam a grandeza do Município de Cachoeiro do Itapemirim, há este, capaz de espantar o leitor distraído: 25 379 pios de aves, anualmente. Não, a Prefeitura não espalhou pela cidade e distritos equipes de ouvidores municipais, encarregados de tomar nota cada vez que uma avezinha pia.
Trata-se de pios feitos para caçadores de pássaros. E quem os faz é uma família de caçadores de ouvido fino – os Coelho, cujas três gerações moram na mesma e linda ilha, onde o rio se precipita naquele encachoeirado, ou cachoeiro, que deu o nome à cidade. Trata-se de um artesanato sutil; não lhe basta a perícia técnica de delicados torneiros que faz desses pios bem acabados pequenas obras de arte; exige uma sensibilidade que há de estar sempre aguçada. Direis que é uma arte assassina; e, na verdade, incontáveis milhares de bichos do Brasil e da América do Sul já morreram por acreditar, em algum momento de fome ou de amor, naqueles pios imaginados entre os murmúrios do rio Itapemirim.
Dizem que os Coelho fazem até, em segredo, pios para caçar mulher. Famosa caçada é essa, em que não raro é o caçador a presa da caça. Não sei. Ainda que eu seja Coelho pela parte de mãe, devo ser de outro ramo, visto que nunca me deram um pio desses. Nem quero.
(Rubem Braga, “Quinca Cigano”. Elenco de cronistas brasileiros modernos. Adaptado)
As expressões destacadas em “Ainda que eu seja Coelho pela parte de mãe, devo ser de outro ramo, visto que nunca me deram um pio desses” podem ser, correta e respectivamente, substituídas, sem prejuízo de sentido por:
Leia o texto, para responder à questão.
O bullying, segundo a Lei no 13.185, de 2015, consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada.
Em 2018, a Lei no 13.663 incluiu, entre as atribuições das escolas, a promoção da cultura da paz e ações de conscientização, prevenção e combate a diversos tipos de violência, como o bullying.
Apesar dessas duas medidas, não há nenhuma passagem no Código Penal Brasileiro que caracterize a prática como crime propriamente dito. Especialistas recomendam que, por isso, além das ações planejadas pelas escolas, também haja um acompanhamento cuidadoso dos pais sobre as mudanças de comportamento das crianças, por menores que elas possam ser.
Desta maneira, é possível perceber se a criança está sofrendo bullying ou praticando-o.
(Disponível em: www.terra.com.br/noticias/educação.Acesso em 05.08.2019. Adaptado)
Assinale a alternativa que está redigida de acordo com a norma-padrão de crase e de concordância verbal.
No estoque de uma loja de ferragens, há uma caixa com menos de 400 unidades de certo parafuso. Para serem colocados à venda, esses parafusos podem ser distribuídos em pacotes com 12 unidades, ou 20 unidades, ou 25 unidades em cada um, sem que sobre nem falte nenhum parafuso. Se o lojista decidir formar pacotes com 25 unidades em cada um, o número de pacotes formados será igual a
Na estrada que liga as cidades A e B, há um posto de pedágio e um posto da polícia rodoviária, representados na figura por P e R, respectivamente.
![]()
Sabe-se que o pedágio está localizado exatamente na metade da distância entre as cidades A e B, e que o posto policial está localizado exatamente na metade da distância entre o pedágio e a cidade B. Desse modo, a razão entre as distâncias do pedágio ao posto policial e da cidade A ao posto policial é
Considere um recipiente com a forma de um bloco retangular, com arestas internas de medidas indicadas em centímetros na figura, e que contém, inicialmente, 1 000 cm3 de certo líquido.

Se despejarmos mais 5 000 cm3 desse líquido nesse recipiente, este terá
da sua capacidade total preenchida.
A medida da altura desse recipiente, indicada por h na figura, é igual a