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Segundo Karl Marx, o trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social; é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza. As mediações, capacidades essenciais postas em movimento através de sua atividade vital, não dadas a ele; são conquistadas no processo histórico de sua autoconstrução pelo trabalho. Em relação às capacidades essenciais discorridas no contexto anterior, analise. I. Sociabilidade. II. Consciência. III. Cerceamento. IV.Liberdade. Estão corretas apenas as alternativas

A opção política não transforma naturalmente a moralidade internalizada através de valores e deveres; podem estar em contradição, podem reproduzir atitudes moralistas negando a intencionalidade política. Se a política é reduzida a moral, estamos diante de um moralismo específico que segundo Pereira (1983:38), põe as esperanças de transformação social e política na moralização dos indivíduos. A atenção fica concentrada na vida privada, no intimismo e no subjetivismo dos princípios individuais. A atividade política, neste caso, fica de certa forma reduzida às categorias morais da pessoa. Assinale a alternativa que corresponde de forma correta ao moralismo específico discorrido no contexto anterior.

A cultura organizacional é, dos pressupostos básicos, o padrão mais difícil de entender. Ela é passada como a maneira

correta de perceber, de imaginar e de sentir em uma organização. Uma cultura organizacional bem-sucedida resulta

na sobrevivência; uma cultura que não funciona bem resulta no declínio ou na falência da organização. Partindo

dessa afirmativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O clima organizacional refere-se às percepções individuais da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional refere-se aos pressupostos básicos subjacentes de uma organização.

( ) Tanto os empregados quanto as organizações ajudam a determinar a estrutura de uma organização.

A sequência está correta em

Meu filho e seus ídolos

Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa,

pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os

Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de

frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para

comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a

distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são

confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida

aparição do ídolo.

Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A

primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo

de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os

adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse

apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã

não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.

A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos

preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão

mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes

reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e

gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo

para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma

necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa

identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram

os ídolos da juventude.

Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia

ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem,

aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse

interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.

Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse

interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser

fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir

que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por

alguma pessoa famosa.

Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até

uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as

preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós

nunca teve seu ídolo?

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp.

Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.)

É correto afirmar que o texto em questão

Meu filho e seus ídolos

Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa,

pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os

Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de

frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para

comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a

distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são

confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida

aparição do ídolo.

Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A

primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo

de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os

adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse

apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã

não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.

A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos

preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão

mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes

reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e

gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo

para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma

necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa

identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram

os ídolos da juventude.

Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia

ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem,

aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse

interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.

Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse

interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser

fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir

que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por

alguma pessoa famosa.

Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até

uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as

preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós

nunca teve seu ídolo?

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp.

Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.)

No trecho “O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase.” (3º§), o termo “típicas” significa

Clarissa deseja fazer patê de atum, misturando apenas maionese e atum até atingir o ponto. Para isso, ela utiliza 648 g de atum e vai acrescentando maionese de tal forma que a mistura final possua 40% de maionese. Quantos gramas de maionese Clarissa irá usar para fazer este patê de atum?

Para construir um muro com área de 35 m² , um pedreiro gastou 5 dias de trabalho. Quantos dias este pedreiro irá levar para construir um muro com 12 m de largura e 7 m de altura?

Em um bairro foi feito um estudo sobre os veículos que os moradores possuem. Constatou-se que:

> 162 moradores possuem carro;

> 188 moradores possuem moto;

> 65 moradores possuem carro e moto; e,

> 92 moradores não possuem veículo.

Quantos moradores existem neste bairro?

“A expressão Guerra Fria designou a disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS após a Segunda Guerra Mundial. Significou uma intensa disputa econômica, ideológica, diplomática e tecnológica pela conquista de áreas de influência. Dividiu o mundo em dois blocos, com sistemas econômicos e políticos opostos: o chamado mundo capitalista (Primeiro Mundo), liderado pelos EUA, e o chamado mundo socialista ou comunista (Segundo Mundo), encabeçado pela URSS. A Guerra Fria provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos e colocou o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear.” Qual foi o símbolo do final da Guerra Fria?

Henri Fayol (1841-1925), fundador da Teoria Clássica da Administração, enumerou quatro grandes funções exercidas em

ambientes corporativos: produção, comercialização, finanças e administração. Na montagem de uma estrutura

organizacional, é necessário saber como essas funções costumam se desdobrar, gerando subfunções. No sentido mais

restrito, as subfunções a seguir são tipicamente de administração, EXCETO:

“A Administração é o processo de , , e o uso de recursos, a fim de alcançar objetivos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Quando o processo logístico é planejado e executado de uma forma eficiente, a empresa terá condições de buscar a

satisfação de seus clientes de uma forma mais tranquila. Para tanto, é necessário que no processo de planejamento, a

empresa consiga adequar o seu processo logístico conforme as características de seu produto, pois isso interfere

diretamente em diversos aspectos, como, por exemplo, nos custos de distribuição e no nível de serviço logístico.

Sobre a importância da adequação do processo logístico às diversas classificações dos “bens de consumo", analise as

afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bens de conveniência: são os itens comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa em loja,

como, por exemplo, alguns produtos alimentícios e saponáceos. Como são poucos os pontos de venda a serem

abastecidos, os custos de distribuição são muito baixos, e o nível de serviço mediano.

( ) Bens de comparação: são aqueles em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer

comparações, como, por exemplo, itens de mobiliário e roupas. Como são inúmeros os pontos de venda a serem

abastecidos, os custos de distribuição e o nível de serviço são os mais elevados entre todas as categorias.

( ) Bens de uso especial: são aqueles cujos compradores, costumeiramente, despendem esforço significativo para ir

comprá-los, procurando marcas ou categorias particulares de mercadorias, como, por exemplo, alimentos finos e

automóveis feitos sob encomenda. Como o consumidor insiste em determinada marca, a distribuição física ou o

nível de serviço não precisa ter uma amplitude elevada.

A sequência está correta em

Texto I para responder às questões de 01 a 05.

“Quem não se comunica se trumbica"

Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que

não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a “deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV.

Mas hoje, enquanto Chacrinha se eternizou como personagem integrante da história da TV brasileira, Péricles – uma das

maiores referências do rádio carioca e autor de novelas radiofônicas, além de forte atuação como redator de TV em

diversos canais – que faleceu em 1975, é pouco conhecido do grande público.

Essa confusão exemplifica a relação que temos hoje com a informação e a comunicação. Vivemos uma era de alta

tecnologia da informação. Mas informação e comunicação não significam necessariamente a mesma coisa. Vivemos

num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras. Só que excesso de informação também pode

gerar ruído – em comunicação, “ruído" é qualquer elemento que interfere no processo de transmissão de uma

mensagem de um emissor para um receptor.

Não basta haver a capacidade de informar se não houver o desejo de se comunicar. Ou o desejo de compreender e

ser compreendido pelo interlocutor. Para esse processo de troca de ideias funcionar, saber escrever corretamente é

condição necessária, mas não suficiente. O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais)

são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes

de se expressar. [...]

(Dario Chaves. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

Na construção textual, estão envolvidas algumas estratégias de referenciação, atuantes no processo de coesão do texto. Sabendo-se que um “objeto” já presente no texto pode ser reativado através da referência feita a ele, leia o trecho do texto destacado a seguir: “Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a “deu” para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV.” (1º§) Dentre as afirmativas a seguir, assinale a verdadeira em relação aos elementos destacados anteriormente.

Texto II para responder às questões de 06 a 10.

O respeito à diversidade e suas implicações nos direitos humanos

A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que

ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas

relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.

Quando se trata de inclusão/exclusão, é oportuno compreender mais amplamente esses processos abordando-os

de forma dialética.

Na abordagem da dialética inclusão/exclusão, realça-se o entendimento de que, para compreensão desses

processos e o enfrentamento da exclusão, é necessário percebê-los de modo mais abrangente, em seu alcance e

ocorrências, e não apenas com referência a um único grupo social.

O princípio de que, para enfrentar a exclusão, é preciso compreendê-la como processo que ocorre em várias

circunstâncias, é também adotado neste texto, acrescentando-se que a percepção no contexto mais abrangente em que

se situam: o da diversidade. O enfrentamento da exclusão necessita do empenho acadêmico, social e político em

decisões e movimentos pela inclusão, justiça e autonomia dos sujeitos, respeitando-se suas diferenças socioculturais e

identitárias.

Contudo, ressalva-se que não se entende ou propõe o acolhimento à diversidade como subalternização do outro,

do diferente, como forma de colonização, mas sim garantindo-se seus direitos à vida cidadã e, nesse sentido, a sua

efetiva participação nas decisões políticas e a sua afirmação como sujeitos sociais. É nesse sentido que se assume, como

premissa e perspectiva deste estudo, a reivindicação do respeito à diversidade, em seus vários contornos. [...]

A qualidade e a dignidade da vida humana são valores inestimáveis, devendo ser princípios e propostas de

superação de preconceitos e estigmas baseados em equívocos geradores de comportamentos que destoam de

parâmetros essenciais à sociedade plural, em que se privilegiam e mantêm as garantias dos direitos humanos e o

princípio constitucional da igualdade.

(Mary Rangel. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)

O trecho em destaque “A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.” possui uma INCORREÇÃO de acordo com a norma padrão indicada em:

Três números naturais a, b e c formam, nessa ordem, uma progressão aritmética de razão r, com r ∈ imagem. Sabe-se que

o quádruplo de a é igual ao triplo de b. Assim, a razão entre b e c é:

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