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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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A função demanda por insumos de uma empresa apresenta diversas propriedades importantes. O Lema de Hoteling estabelece que a demanda

Em relação aos Planos Collor I e II, analise as afirmativas.

I.O Plano Collor I visava a acabar com a indexação da economia, adotando diversas medidas para melhorar a eficiência da

gestão pública e reduzir os gastos do governo.

II.O Plano Collor I realizou uma reforma financeira, com o fim do overnight, substituído pelo FAF, no qual os títulos

públicos seriam transacionados.

III.O Plano Collor II tentou medidas de austeridade fiscal, via controle do fluxo de caixa no Ministério da Fazenda e restrição

orçamentária de vários ministérios, mas resistências políticas impediram a continuação dessas medidas.

Está( ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s )

Sejam 2 projetos de investimento - A e B, mutuamente exclusivos, com taxas internas de retorno rA e rB positivas, e seja

a taxa mínima de atratividade igual a rC, positiva, associada a uma alternativa C. O projeto B tem um valor inicial a ser

aplicado maior do que o projeto A. Considere, ainda, a nomenclatura [B - A] o fluxo de caixa associado ao investimento

incrementai, obtido das parcelas de B deduzida as parcelas de A em cada período. Seja a taxa interna de retorno associada

a tal fluxo, igual a r[B A]. Pela análise incrementai, o projeto B deve ser escolhido

Um empresário monopolista contratou seus serviços profissionais de economista para lhe auxiliar no cálculo de

maximização de seus lucros. Após levantamentos junto à empresa, foi constatado que o preço da mercadoria

analisada é de R$ 40,00 e seu custo médio (Cme) é estimado em Cme =

De Posse das informações fornecidas, assinale a alternativa que enxota o valor, em reais, do custo total da empresa quando ocorre seu lucro

máximo.

A Lei n9 8.429, de 2 de junho de 1992, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos em decorrência de atos

de improbidade, os quais foram divididos em três categorias, a saber:

1.Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito.

2.Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário.

3.Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública.

( ) Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.

( ) Perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza.

( ) Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente.

( ) Frustrar a licitude de concurso público.

Assinale a seqüência de códigos que corresponde corretamente às categorias em que se enquadram as condutas, na

ordem em que são apresentadas e conforme a legislação mencionada.

Suponha que você seja definido como responsável por conduzir a elaboração de um termo de referência para a

realização de uma licitação para a concessão de bem público destinado à atividade portuária, dando especial atenção

aos critérios para julgamento. Para esse trabalho, foi realizado o estudo minucioso do Decreto n9 8.033, de 27 de junho

de 2013, que regulamenta o disposto na Lei n9 12.815, de 5 de junho de 2013, e as demais disposições legais que

regulam a exploração de portos organizados e de instalações portuárias. Indique a seguir qual combinação de critérios

NÃO pode ser considerada como válida em procedimentos licitatórios desta natureza, conforme o que preconiza o

diploma legal retrocitado.

Considere a situação hipotética em que seja necessário realizar a cessão onerosa, para exploração por prazo determinado,

de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do porto organizado, este entendido como o bem público

construído e aparelhado para atender às necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação

e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade

portuária. Segundo a Lei n9 12.815, de 5 de junho de 2013, que dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de

portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários, tal cessão deverá se

dar por meio de

Considere o modelo AR(2): Zt = 0,5Zt–1 + 0,3Zt–2 + at, em que at é ruído branco de média zero e variância σ2. A autocorrelação

de ordem é, aproximadamente,

Dispõe o art. 57 da Lei nº 68/1992 que “ao servidor matriculado em estabelecimento de Ensino Superior será concedido, sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a frequência normal às aulas, mediante comprovação mensal por parte do interessado do horário das aulas, quando inexistir curso correlato em horário distinto ao do cumprimento de sua jornada de trabalho”. Acerca de tal possibilidade, analise.
I. O horário especial de que trata este artigo somente será concedido quando o servidor não possuir curso superior.
II. Para os integrantes do Grupo Magistério, o benefício deste artigo poderá ser concedido, também, aos servidores possuidores de curso de Licenciatura Curta, para complementação de estudos até o nível de Licenciatura Plena.
III. Durante o período de férias escolares, o servidor fica obrigado a cumprir jornada integral de trabalho, exceto no derradeiro ano, em que tenha de apresentar trabalho final de conclusão de curso.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

O pedagogo, dentro da empresa, tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento comportamental e

psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e a

valorizar as ideias de cada um. Acerca desse pressuposto, analise.

I.O desenvolvimento desse trabalho representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de

aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, assim como

a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

II.Possibilita mudanças no desempenho profissional e motivacional do ser humano, gerando competividade, aumento

do desequilíbrio harmonioso e, consequentemente, uma boa lucratividade.

III.Deve-se trabalhar continuamente a autoestima do grupo, pois é fundamental para que todos estejam em harmonia,

assim os trabalhos fluem com mais facilidade; se um funcionário está com a autoestima baixa, seu rendimento não

será tão satisfatório quanto poderia ser.

Está(ão) correta( s) a( s) afirmativa( s)

Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.

I.É um processo democrático de decisões.

II.Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as

contradições.

III.Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma

realidade específica.

IV.É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação

possível.

Estão corretas as afirmativas

A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar,

entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da

educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I.A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle

da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de

todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II.No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste

imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em

segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III.A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se

chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e

interpretados da doutrina cristã.

IV.A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos

fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em

lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas

Em “Pedagogia da Autonomia" (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e

emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?" ou “o desemprego

no mundo é uma fatalidade do fim do século" expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade

imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta

realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do

educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o

propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo.

Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

O economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1907) propôs um modelo que dispõe sobre a distribuição da renda dos

países, conhecido na teoria econômica como Lei de Pareto de distribuição de renda. Utilizando-se desse modelo

desenvolvido, considerando que em um país a distribuição da renda seja dada por

onde y é a

quantidade de pessoas que ganham mais ou igual a x, que é a renda mensal de cada habitante desse país, quantas

pessoas, aproximadamente, ganham pelo menos R$ 15.000,00 por mês?

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