Em relação ao tratamento dado ao Poder Legislativo pela Constituição Federal, analise as afirmativas.
I. Cada território elegerá quatro deputados federais.
II. Cada legislatura terá a duração de quatro anos.
III. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três senadores, com mandato de oito anos.
IV. A representação de cada Estado e do Distrito Federal no Senado Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
Estão corretas as afirmativas
Quando se trata de aplicar qualquer tipo de piso ao rés do chão ou no andar térreo, não se pode fazê‐lo diretamente sobre a terra. Deve‐se preparar uma camada em concreto dosado com pouco cimento por motivo de economia (concreto magro). A dosagem, geralmente empregada, é a de 1:3:6. Nessa dosagem, deve‐se ter a seguinte composição de materiais:
A respeito dos encargos trabalhistas, assinale a alternativa correta.
As portinholas, peças que fecham vãos, são empregadas em substituição à madeira, naturalmente com um custo mais elevado, porém, com maior durabilidade. Acerca da utilização das portinholas, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em armários sob pias.
( ) Em abrigos de água.
( ) Em abrigos de telefone.
( ) Em alçapões de forro (laje).
A sequência está correta em
São vantagens da construção em estruturas metálicas, EXCETO:
Acerca dos tipos de cimento existentes, assinale a alternativa INCORRETA.
Para se criar as condições necessárias ao bom funcionamento de uma estrada, a superfície natural deve ser substituída por uma superfície projetada, considerando a segurança, o conforto e o desempenho dos veículos. Ao conjunto de operações que realiza essa transformação dá‐se o nome de terraplanagem, que NÃO consta de
No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.
1.Planejamento do Projeto (PP).
2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
3.Gestão de Requisitos (REQM).
4.Gestão de Riscos (RSKM).
5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).
( ) Gerenciar os requisitos técnicos e não técnicos absorvidos ou gerados por um projeto, identificando as inconsistências em relação aos planos e produtos do projeto e tratando de forma adequada as mudanças necessárias e seus impactos.
( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.
A sequência está correta em
O Decreto nº 7.579/2011, que dispõe sobre o SIP, trata nos arts. 5º e 6º das competências da Comissão de Coordenação do SISP e dos Órgãos Setoriais do SISP. Relacione adequadamente as colunas a seguir.
(Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)
1.Comissão de Coordenação do SISP.
2.Órgãos Setoriais do SISP
( ) Coordenar, planejar, articular e controlar as açõesrelativas aos recursos de tecnologia da informação, no âmbito dos respectivos Ministérios ou órgãos da Presidência da República.
( ) Assessorar o Órgão Central do SISP no cumprimento de suas atribuições.
( ) Acompanhar e avaliar os resultados da regulamentação emanada do Órgão Central do SISP, além de propor ajustamentos.
( ) Fornecer subsídios ao Órgão Central do SISP, por intermédio da Comissão de Coordenação, para a definição e elaboração de políticas, diretrizes e normas geraisrelativas ao SISP.
( ) Cumprir e fazer cumprir, por meio de políticas, diretrizes, normas e projetos setoriais, as políticas, diretrizes e normas gerais emanadas do Órgão Central do SISP.
( ) Participar da elaboração e implementação das políticas, diretrizes e normas gerais relativas à gestão dos recursos do SISP e ao processo de compras do Governo na área de tecnologia da informação.
( ) Participar, como membro da Comissão de Coordenação, dos encontros de trabalho programados para tratar de assuntos relacionados ao SISP.
( ) Promover o intercâmbio de conhecimento entre seus participantes e homogeneizar o entendimento das políticas, diretrizes e normas gerais relativas ao SISP.
A sequência está correta em
A Instrução Normativa nº 2/2008 dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços, continuados ou não. O art. 7º menciona atividades que podem ser objeto de execução indireta, como:
O DL 200/67 dispõe no art. 7º que “a ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover odesenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III,” e compreenderá a elaboração eatualização dos seguintes instrumentos básicos:
O Mapa Estratégico do SISP é composto por: sociedade; governo federal; processos internos; pessoas, aprendizado e conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos processos internos.
Para operacionalizar a evolução da e-Ping foi definido o modelo de governança, baseado em papéis, responsabilidades e atividades, cujo objetivo é garantir a manutenção e evolução dos padrões de interoperabilidade. Acerca desse modelo, relacione adequadamente as colunas.
1. Coordenação Geral e-Ping.
2. Coordenação dos Grupos de Trabalhos (GTs).
3. Coordenação dos Subgrupos.
4. Integrantes dos Subgrupos.
5. Domínio de Informação (órgãos de governo).
( ) Estudar e avaliar padrões.
( ) Atuar cooperativamente, como apoio aos órgãos de governo, na realização dos processos necessários para adequaçãoaos padrões e-Ping.
( ) Utilizar os padrões em suas aplicações.
( ) Direcionar ações e corrigir rotas de planejamento.
( ) Direcionar análises e estudos dos padrões.
A sequência está correta em
A Norma Complementar nº 07/IN01/DSIC/GSIPR estabelece diretrizes para a implementação de controles de acesso relativos à Segurança da Informação e Comunicações nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta (APF). Assinale a alternativa que define corretamente o conceito “necessidade de conhecer".
“Região de transição entre o esôfago inferior e o estômago, que também denomina-se esfíncter esofágico inferior, (EEI)." Trata-se de