Observe a pintura.
A pintura acima se insere nos primórdios da Contra Reforma Católica e denota a ruptura do pintor com o Classicismo e a proposição de uma nova plástica que seria seguida por outros artistas depois dele. Nela o pintor se retratou na figura de São Bartolomeu segurando a própria pele. Assinale a alternativa que contém o título da obra e o seu autor.
Observe a caricatura.
A imagem acima está relacionada:
0 Ministro Henrique Meireles declarou ao Jornal Folha de São Paulo no dia 30 de outubro de 2017: "a lei trabalhista brasileira não foi pensada para o mundo atual, e que a internet e a "logística avançada" mudaram a forma que patrões se relacionam com empregados."
Sobre a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é correto afirmar:
Os instrumentos de avaliação dentro do âmbito escolar deverão atender à demanda dos objetivos educativos expressos na seleção dos conteúdos. As intenções avaliativas ocorrerão dentro de uma perspectiva processual, observando o aluno ao longo de todo o processo de construção do conhecimento. Essa avaliação contínua compreende fases que se distinguem quanto ao momento. O tipo de avaliação realizada concomitante ao processo ensino-aprendizagem é denominada:
Os conteúdos de aprendizagem na área da Educação Física são apresentados segundo sua categoria conceitual, procedimental, e atitudinal. Este procedimento permite a identificação mais precisa das intenções educativas. Essas categorias são utilizadas para melhor clareza das diferentes dimensões que interferem nas aprendizagens, permitindo uma análise global para a diferenciação da abordagem metodológica. Entretanto, vale ressaltar que, essas categorias de conteúdo sempre estão associadas, mesmo que tratadas de maneira específica. No que se refere aos conteúdos na dimensão atitudinal exclusivamente, pode-se afirmar:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), um dos objetivos gerais da Educação Física para o Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano está relacionado com o estímulo ao aluno para que possa reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e da melhoria da saúde coletiva. Este objetivo geral nos possibilita a inclusão do bloco de conteúdos das aulas de Educação Física Escolar, denominado:
Um Método é a forma de organizar e empregar os meios selecionados com o fim de atingir os objetivos definidos. Sua função é determinar, entre as escolhas conflitivas, o caminho próprio para tal objetivo. O método de ensino da Educação Física em que o professor proporciona em suas aulas atividades com destrezas motoras praticadas por partes para depois uni-las entre si, é denominado:
Um produto custava, no início de setembro, R$ 150,00. Em outubro, ele sofreu um reajuste de 12% e na famosa "Black Friday" (uma sexta-feira fixa do mês de novembro, em que os comerciantes atribuem muitos descontos em suas mercadorias, a fim de incentivar o comércio varejista) esse mesmo produto recebeu um desconto de 30%.
Determine por quantos reais, um cliente adquiriu este produto com o desconto da Black Friday.
Ao sacar os seus R$ 20.000,00 de FGTS, Leila juntou com a sua economia guardada, na poupança, de R$ 180.000,00 e fez uma aplicação a uma taxa anual de juros simples de 10%.
Por quanto tempo este capital deverá ficar aplicado sob essa modalidade, de forma a produzir um montante de R$ 280.000,00?
De acordo com a sequência numérica a seguir, caso o padrão de formação prossiga, calcule o sétimo termo.
Sobre o texto, é correto afirmar que:
I. Nele, o amor romântico é apresentado como um constructo social, em que os relacionamentos foram fragilizados pela liquidez da sociedade moderna.
II. Para o autor, o amor romântico desenvolve-se como um ideal buscado em uma sociedade na qual quase todos têm oportunidade de tornarem-se sexualmente realizados.
III. O entrecruzamento de outras vozes implica em um molde da relação amorosa aceito por todos, em que há uma busca da identidade de si remetendo à idealização do outro, fato que atribui autoridade ao discurso produzido.
Está correto apenas o que se afirma em:
A oração destacada em "Regina Navarro defende também QUE O AMOR ROMANTICO É BASEADO NA IDEALIZAÇÃO DO OUTRO," é subordinada:
A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:
Como modalidade destas etapas da Educação Básica, a identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:
I. quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação.
II. quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III. quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade informativa comum a participantes específicos da escolarização básica.
Está correto o que se afirma apenas em:
A organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:
1 questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e .administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela.
2 relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.
3 a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los.
4 transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção individual do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
Estão corretos apenas os itens: