A Cavalgada de Sant’Ana é uma expressão da devoção dos vaqueiros à padroeira de Caicó (RN). Nas décadas de 1950 a 1970, esse evento, então denominado Cavalaria, era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural do município de Caicó. Essas pessoas usavam os animais (jegues, mulas e cavalos) como único meio de transporte, sobretudo para se dirigirem à cidade nos dias de feiras, trazendo seus produtos para comercializarem. Estando em Caicó no período da Festa de Sant’Ana, esses agricultores se organizavam em cavalgada até o pátio da Catedral de Sant’Ana para louvar a santa e receber bênção para seus animais. Por volta da década de 1970, com a chegada do automóvel à zona rural do município, essa expressão cultural foi extinta. O meio de transporte utilizando os animais passou a ser substituído por carros, sobretudo caminhonetes e caminhões, que transportavam os camponeses para a cidade em dias de feiras e festas. Desde 2002, um grupo de caicoenses retomou essa expressão cultural e, em conjunto com a associação dos vaqueiros, realiza no primeiro domingo da Festa a Cavalgada de Sant’Ana. O evento, além de contar com a participação dos cavaleiros que residem nas zonas rurais, atrai também pessoas que residem em Caicó, cidades vizinhas e amantes das vaquejadas.
FESTA DE SANT’ANA. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br.
Acesso em: 12 out. 2021 (adaptado).
As mudanças culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presença de
Negar o pedido por dinheiro indispensável para necessidades pessoais ou comprar bens usando o nome da pessoa sem o consentimento dela. Ameaçar o corte de recursos dependendo de atitudes pessoais, esconder documentos ou trocar senhas do banco sem avisar. Ou, ainda, proibir a pessoa de trabalhar ou destruir seus pertences. As histórias são comuns, mas às vezes não são reconhecidas como abuso. Mas é uma das cinco formas de conduta contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha.
LEWGOY, J. Conduta quase invisível destrói a vida de mulheres. Disponível em:
https://valorinveste.globo.com. Acesso em: 23 out. 2021 (adaptado).
O texto apresenta tipos de conduta sujeitos a punição, conforme previsto na Lei Maria da Penha, porque consistem em formas de
Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista.
SEVCENKO, N.O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado).
Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia,caracterizou-se pela
Sobre a cultura renascentista, é correto afirmar que esta expressava
Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“...movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. Sua principal característica filosófica é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. ... ".
No contexto da História, o fragmento acima conceitua:
A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.
O fenômeno cultural do Renascimento ocorreu predominantemente no leste europeu.
Leia com atenção:
I - Giordano Bruno: Formulou a teoria heliocêntrica;
II - Copérnico: É considerado o pai da física moderna.
Sobre os itens acima:
A obra "A criação de Adão'', de autoria do artista Michelangelo Buonarroti, é considerada uma das mais representativas do movimento cultural conhecido como Renascimento.
O Renascimento, um movimento cultural que surgiu na Europa, entre os séculos XIV e XVI, se caracterizou pelo(a):
Com relação ao Renascimento Cultural, assinale a alternativa incorreta.
A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.
O antropocentrismo é um dos elementos caracterizadores do Renascimento.
Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava
Observe a pintura.
A pintura acima se insere nos primórdios da Contra Reforma Católica e denota a ruptura do pintor com o Classicismo e a proposição de uma nova plástica que seria seguida por outros artistas depois dele. Nela o pintor se retratou na figura de São Bartolomeu segurando a própria pele. Assinale a alternativa que contém o título da obra e o seu autor.
Leia o texto.
"A arte, até então eclesiástica, sob o controle dos padres-pedreiros, torna-se laica; ela passa às mãos do~ pedreiros livres, servidores casados da Igreja cujas humildes colônias, postas sob sua proteção constroem, mesmo em formas independentes, esses edifícios grandiosos, onde o peito do homem encontra finalmente respiração, com a vaguidão do sonho e a liberdade dos suspiros."
MICHELET, Jules. A agonia da Idade Média. São Paulo: Educ, 1992, p. 23.
O extrato acima se refere à(ao):
Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização
ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e
Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,
entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política
e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a
Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo
e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma
instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja
Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas
transformações que atingem a culminância no início da Idade
Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa
geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a
partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova
era para uma história crescentemente globalizada.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os
itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.
Renascimento, Reforma religiosa e Estados nacionais assinalaram o início dos tempos modernos; a expansão comercial e marítima dos séculos XV e XVI alargou os horizontes do homem europeu, levando-o à Ásia, à África e à América.