Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4926 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em óptica geométrica, grande parte dos resultados obtidos, ocorre mediante aproximação chamada paraxial, ou seja, para pequenos ângulos. Na figura a seguir, uma lâmpada encontra-se posicionada em frente de um espelho esférico; os raios de luz saindo da lâmpada seguem a trajetória indicada, pois ela está situada:


Ao tentar solucionar a discrepância entre teoria e experiência, para a questão da radiação de um corpo negro, o físico Max Planck obteve uma expressão para densidade de energia que se baseava fortemente no conceito de quantização do(a):

Nos trechos "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o QUE falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros" e "Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em QUE vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho", as palavras destacadas referem-se, respectivamente, a:

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:

I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.", o termo destacado retoma tem valor reflexivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque "Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PE até o alto da Lapa", deveria ser acentuado.
III. Na frase "Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.", o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.

Está correto apenas o que se afirma em:

A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como:

A gestão pressupõe a compreensão dos procedimentos que promovem a configuração da identidade escolar e seu confronto com outros contextos sociais. Sob esta ótica, o Projeto Político-Pedagógico como expressão da gestão democrática. Sobre ele, leia as afirmativas.

I. É um movimento constante que visa orientar a reflexão e a ação da escola. "O projeto requer tempo, reflexão e consenso, obtidos a partir de coincidências e divergências".
II. Está voltado para a inclusão, visando atender à maior diversidade possível de alunos, sejam quais forem suas necessidades e expectativas educacionais e sua origem social.
III. Por ser individual, o projeto, quando elaborado, executado e avaliado, requer o desenvolvimento de um clima de confiança que favoreça o diálogo, a cooperação, a negociação e o direito das pessoas de intervir nas decisões que afetam a escola.
IV. exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Ao ter em mente uma v1sao de conjunto das dimensões de gestão escolar, cabe ao diretor, ao colocá-las em prática de forma integrada e interativa, ter em mente, também em conjunto, os fatores internacionalmente citados como responsáveis pelo sucesso educativo das escolas, a saber:

1 liderança profissional.
2 visão e metas compartilhadas pelos agentes educativos.
3 ambiente de aprendizagem.
4 concentração no processo ensino-aprendizagem.
5 ensino estruturado com propósitos claramente indefinidos.
6 expectativas moderadas.

Estão corretos apenas os itens:

Na perspectiva de gestão democrática, o conselho de classe, como instância colegiada, é um espaço de avaliação:

A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE, T: 1978; 248, diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação:

No entender de Marx & Engels (2005; 51), a condição essencial para a existência e supremacia da classe burguesa é o(a):

"Quais são as ideias-chave da sociologia - aquelas que, mais do que quaisquer outras distinguem a sociologia em face das demais ciências sociais?" {NISBET, R: 2003; 18-9). A essa questão o grande sociólogo Robert Nisbet responde com cinco conceitos: "comunidade, autoridade, status, o sagrado, e a alienação" (idem, ibidem). Há de se notar que, para cada um desses conceitos, há um oposto correspondente, mas de igual importância. Nesse sentido, em oposição ao conceito de status, está o de:

A ideia de "indivíduos que perseguem seus interesses ou se mostram capazes de associar-se para defender a própria liberdade" (DOMINGUES, J. M: 1999; 32), recebem a definição devidamente apropriada na definição de:

De acordo com o professor e autor espanhol Fernando Hernández, a expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais do olhar. Do movimento cultural que orienta a reflexão e as práticas relacionadas a maneiras de ver e de visualizar as representações culturais. Nesta perspectiva, a cultura visual está relacionada:

0 fauvismo foi uma corrente artística do início do século XX. Para os pintores desse movimento artístico era o novo espírito de síntese, que deixava para segundo plano o desenho e a forma. Os elementos formais tornaram-se deformadores e criavam contrastes ou harmonia de coloridos inexistentes no mundo visível. Não se deixaram escravizar pelos aspectos visuais da realidade e do naturalismo. A nova arte surgiu como verdadeira libertação da real idade objetiva e foi construída pelas sensações visuais impulsivas dos artistas. Desta maneira, o fauvismo tem com uma de suas características marcantes:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282