Em óptica geométrica, grande parte dos resultados obtidos, ocorre mediante aproximação chamada paraxial, ou seja, para pequenos ângulos. Na figura a seguir, uma lâmpada encontra-se posicionada em frente de um espelho esférico; os raios de luz saindo da lâmpada seguem a trajetória indicada, pois ela está situada:
Ao tentar solucionar a discrepância entre teoria e experiência, para a questão da radiação de um corpo negro, o físico Max Planck obteve uma expressão para densidade de energia que se baseava fortemente no conceito de quantização do(a):
Nos trechos "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o QUE falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros" e "Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em QUE vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho", as palavras destacadas referem-se, respectivamente, a:
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.", o termo destacado retoma tem valor reflexivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque "Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PE até o alto da Lapa", deveria ser acentuado.
III. Na frase "Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.", o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.
Está correto apenas o que se afirma em:
A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como:
A gestão pressupõe a compreensão dos procedimentos que promovem a configuração da identidade escolar e seu confronto com outros contextos sociais. Sob esta ótica, o Projeto Político-Pedagógico como expressão da gestão democrática. Sobre ele, leia as afirmativas.
I. É um movimento constante que visa orientar a reflexão e a ação da escola. "O projeto requer tempo, reflexão e consenso, obtidos a partir de coincidências e divergências".
II. Está voltado para a inclusão, visando atender à maior diversidade possível de alunos, sejam quais forem suas necessidades e expectativas educacionais e sua origem social.
III. Por ser individual, o projeto, quando elaborado, executado e avaliado, requer o desenvolvimento de um clima de confiança que favoreça o diálogo, a cooperação, a negociação e o direito das pessoas de intervir nas decisões que afetam a escola.
IV. exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica.
Está correto apenas o que se apresenta em:
Ao ter em mente uma v1sao de conjunto das dimensões de gestão escolar, cabe ao diretor, ao colocá-las em prática de forma integrada e interativa, ter em mente, também em conjunto, os fatores internacionalmente citados como responsáveis pelo sucesso educativo das escolas, a saber:
1 liderança profissional.
2 visão e metas compartilhadas pelos agentes educativos.
3 ambiente de aprendizagem.
4 concentração no processo ensino-aprendizagem.
5 ensino estruturado com propósitos claramente indefinidos.
6 expectativas moderadas.
Estão corretos apenas os itens:
Na perspectiva de gestão democrática, o conselho de classe, como instância colegiada, é um espaço de avaliação:
A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE, T: 1978; 248, diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação:
No entender de Marx & Engels (2005; 51), a condição essencial para a existência e supremacia da classe burguesa é o(a):
"Quais são as ideias-chave da sociologia - aquelas que, mais do que quaisquer outras distinguem a sociologia em face das demais ciências sociais?" {NISBET, R: 2003; 18-9). A essa questão o grande sociólogo Robert Nisbet responde com cinco conceitos: "comunidade, autoridade, status, o sagrado, e a alienação" (idem, ibidem). Há de se notar que, para cada um desses conceitos, há um oposto correspondente, mas de igual importância. Nesse sentido, em oposição ao conceito de status, está o de:
A ideia de "indivíduos que perseguem seus interesses ou se mostram capazes de associar-se para defender a própria liberdade" (DOMINGUES, J. M: 1999; 32), recebem a definição devidamente apropriada na definição de:
De acordo com o professor e autor espanhol Fernando Hernández, a expressão cultura visual refere-se a uma diversidade de práticas e interpretações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais do olhar. Do movimento cultural que orienta a reflexão e as práticas relacionadas a maneiras de ver e de visualizar as representações culturais. Nesta perspectiva, a cultura visual está relacionada:
0 fauvismo foi uma corrente artística do início do século XX. Para os pintores desse movimento artístico era o novo espírito de síntese, que deixava para segundo plano o desenho e a forma. Os elementos formais tornaram-se deformadores e criavam contrastes ou harmonia de coloridos inexistentes no mundo visível. Não se deixaram escravizar pelos aspectos visuais da realidade e do naturalismo. A nova arte surgiu como verdadeira libertação da real idade objetiva e foi construída pelas sensações visuais impulsivas dos artistas. Desta maneira, o fauvismo tem com uma de suas características marcantes: