Tendo em vista as características próprias de cada indivíduo, um dos grandes desafios para os profissionais de recursos humanos é:
Cada contexto histórico-político teve sua psicopatologia, ou seja , suas tentativas de "decompor" o sofrimento psíquico em seus elementos de base para compreendê-los, classificá- los, estudá-los e tratá-los. Assinale a alternativa que apresenta estudiosos que se dedicaram a essa tarefa.
De acordo com Canguilhem, "Não existe fato que seja normal ou patológico em si. A anomalia e a mutação não são, em si mesmas, patológicas. Elas exprimem outras normas de vida possíveis. Se essas normas forem inferiores às normas anteriores, serão chamadas patológicas. Se, eventualmente, se revelarem equivalentes - no mesmo meio - ou superiores - em outro meio - serão chamadas normais". Esse trecho exprime algumas ideias que levaram o autor a propor o conceito de:
A noção de equipe está associada à realização de tarefas, de trabalhos compartilhados entre indivíduos que de seu conjunto de coletivo extraem o sucesso para realização pretendida. São condições para um bom trabalho em equipe multidisciplinar:
São considerados desafios para a Política Nacional de Saúde do Idoso o( a):
O ciclo PDCA é um programa de melhoria da qualidade que tem sido cada vez mais utilizado na saúde. Assinale a alternativa que corresponde às etapas desse ciclo.
Uma enfermeira responsável por um determinado serviço resolveu fazer um benchmarking com algumas unidades de saúde semelhantes, visando melhorar suas técnicas de gestão e assistência. A respeito dessa ferramenta, analise as afirmativas a seguir.
I. O benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatores-chave que influenciam a produtividade e a qualidade.
II. O benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas das empresas consideradas excelentes.
III. Apesar de ser bastante utilizado no meio empresarial, o benchmarking não tem se mostrado eficiente para a saúde.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ao realizar uma ausculta pulmonar o enfermeiro detectou ruídos finos, homogêneos, de mesma altura, timbre e intensidade, percebidos apenas na fase inspiratória. Tais ruídos são denominados:
Acerca do gerenciamento de resíduos cortantes ou perfurantes, analise as afirmativas a seguir.
I. Os recipientes que acondicionam resíduos perfurocortantes devem ser descartados quando o preenchimento atingir 1/3 de sua capacidade.
II. Os materiais perfurocortantes devem ser acondicionados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso.
III. Recomenda-se reencapar ou proceder à retirada manual das agulhas descartáveis, para evitar acidentes após o descarte.
Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a opção que indica uma das complicações que podem ser ocasionadas por um quadro de constipação.
De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, os casos recorrentes de herpes genital devem ser tratados com o antibiótico de escolha por um período de quantos dias?
O desconforto retroesternal precipitado pelo esforço, com irradiação para o ombro, mandíbula ou face interna do braço, que alivia com o repouso, é classificado como uma dor:
A figura a seguir, ilustra uma versão simplificada do aparato que foi utilizado no estudo do efeito:
" Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural , permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
1 Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2 Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3 acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4 oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
5 oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
6 vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.
Estão corretos apenas os itens: