Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3575 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep/MEC) que tem como objetivo:

Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, entre outras, as seguintes diretrizes:

1 difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
2 promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
3 consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
4 orientação para o trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.

1 significação social da profissão.
2 revisão constante dos significados sociais da profissão.
3 refutação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas (resistentes a inovações).
4 significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).

Estão corretos apenas os fatores:

Em seu importante comentário sobre o pensamento sociológico contemporâneo, o sociólogo brasileiro José Maurício Domingues (1999; 54) assevera que coube a Bourdieu a tentativa de síntese mais bemsucedida entre Marx e Weber no que concerne às reflexões sobre a sociabilidade em geral e à diferenciação social e às tensões inerentes à estratificação social em especial. Nas palavras de Bourdieu: "As diferenças primárias, encontram seu princípio no volume global de capital como conjunto de recursos e de poderes efetivamente utilizados, capital econômico, capital cultural, e também capital social: as diferentes classes (e frações de classe) se distribuem assim desde aquelas que são mais bem providas simultaneamente de capital econômico e capital cultural até aquelas que são mais desprovidas segundo essas duas relações". (Pierre Bourdieu, apud DOMINGUES, J. M: 1999; 54). Essa caracterização refere-se ao fenômeno denominado:

" A capacidade que atores competentes têm de se 'manterem em contato' com as bases do que fazem, da forma como fazem, de tal modo que, se interrogados por outros", (GIDDENS: 2009; 443) podem fornecer explicações inteligíveis para justificar suas ações, tem sua melhor expressão, no conceito de:

" A teoria do conhecimento assim renovada parece destinada a reunir as vantagens das duas teorias rivais, sem ter os seus inconvenientes" (1999; 159). Essas palavras de Durkheim são proferidas na esteira da sua longa e profícua reflexão a respeito das religiões. Sua pretensão é promover o estabelecimento de uma nova ciência cujas vantagens consistem exatamente na superação dos binarismos estéreis. Assim, as correntes de pensamento às quais Durkheim se refere diretamente pretendendo superá-las na síntese sociológica por ele elaborada estão assentadas na alternativa:

Segundo Marx & Engels (2005; 53), em O Manifesto do Partido Comunista "na sociedade burguesa o trabalho vivo é sempre um meio de:

A produção de imagens é um dos mecanismos educativos presentes nas instâncias socioculturais e, sendo assim, as imagens não cumprem apenas a função de informar ou ilustrar, mas também de educar e produzir conhecimento. Portanto, a partir dessa compreensão da pedagogia da imagem, podemos argumentar que ler criticamente implica aprender a apreciar, decodificar e interpretar as imagens, levando à:

Segundo o filósofo austríaco Ernst Fischer, "a arte é tão necessária pelo seu potencial de mudar o mundo ao incitar a ação reflexiva quanto pelo seu potencial! de mudar o homem ao incitar a imaginação emocional". Sendo assim, a arte é essencialmente coletiva. Ainda que possa ser uma expressão individual, essa expressão se torna arte a partir:

Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade e é assim reconhecido oficialmente desde 2002. É um conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. Essas representações gráficas abordavam:

Na evolução do teatro brasileiro, foi com o Teatro de Arena, em 1953, que surgiu realmente uma nova estética teatral, através de um Seminário de Dramaturgia, que lançou inúmeros autores novos como Vianninha, Roberto Freire, Guarnieri, Benedito Rui Barbosa, Chico de Assis, entre outros, e de um Laboratório de Interpretação, que trabalhava as características brasileiras dos personagens na cena e:

Primavera Árabe é o nome dado para um conjunto de revoltas populares que eclodiram no fim de 201 O e, principalmente, no início de 2011, em diversos países africanos e asiáticos. Esses movimentos lutavam, entre outras coisas, por melhores condições socioeconômicas e pela adoção de regimes democráticos. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta os 3 países africanos que, a partir da Primavera Árabe, tiveram os seus governantes depostos do cargo.

O Brasil buscou proteger as áreas naturais por meio de Unidade de Conservação. Tais Unidades possuem diferentes categorias com diferentes determinações legais, existindo uma distinção geral em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Entre os tipos de unidade de conservação a seguir, assinale o que se enquadra no modelo de Unidade de Proteção Integral.

A partir de da década de 1950, os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos então chamados países subdesenvolvidos, muitos dos quais ex-colônias recém independentes. Esse conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária ficou conhecido como Revolução Verde. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma das consequências diretas da Revolução Verde.

A divisão regional apresentada no mapa a seguir, proposta por Pedro Pinchas Geiger, é denominada, principalmente, pelo seguinte nome:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282