Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise os itens abaixo e identifique a(s) que compete(m) à Arte e Educação e diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:

( ) A arte é disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases 9.394, no Artigo 26: “§ 2o “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvi-mento cultural dos alunos”. (BRASIL, 1996).

( ) Em seus objetivos gerais, o ensino da arte articula ações que oportunizam aos alunos se reconhecerem como seres humanos em sua integridade; que possam conhecer e vivenciar arte não apenas no fazer artístico, mas dando ênfase à reflexão sobre o produto artístico, fazer arte e pensar sobre ela.

( ) O ensino da arte, aqui apresentado, defende as quatro linguagens da arte, portanto, os arte-educadores devem ser professores polivalentes e que trabalhem as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro de ma-neira efetiva e constante, resgatando uma educação plural e tradicionalista.

( ) Outro objetivo da arte na escola é conhecer a produção artística que é concebida em seu entorno, possibilitando aos alunos se perceberem como parte neste processo e se identificarem com o meio ao qual pertencem. Quando crianças e adolescentes se percebem inseridos na arte que é produzida em sua cidade, no seu país, eles se sentem valorizados, fortalecendo a autoestima e estabelecendo conexões entre o particular e universal.

( ) O ensino de Arte deve considerar, ainda, a diversidade e a pluralidade cultural, considerando classe social, raça, etnia, gênero, religião, opção sexual, exceto à educação especial. Quanto a este último, não há parâmetros legais, pedagógicos e artísticos para alunos portadores de necessidades educacionais especiais a serem oportunizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

In the sentence “The magazines, which I'm reading, belong to Daisy.", which is a:

What’s the problem? Haven’t you started ______?

A common feature of speech which is not fluent is

Marque com V as proposições verdadeiras e com F as falsas, em relação ao recurso “Exportar”, presente no software EdiLIM versão 5: ( ) Escolher o formato de exportação do livro, com opções para HTML, Flash e PowerPoint. ( ) Adicionar anexos ao livro. ( ) Definir a pasta de destino do livro. ( ) Definir o autor o livro. ( ) Publicar o livro. Assinale a alternativa que contém a sequência correta para as proposições acima:

No software EdiLIM versão 5, o tipo de página “Operações” permite:

As redes sociais são plataformas que surgiram para aproximar as pessoas e, consequentemente, favoreceram o crescimento da troca de informações entre alunos e professores. Marque a alternativa abaixo que apresenta duas redes sociais especializadas em compartilhamento de conteúdo acadêmico:

São consideradas barreiras no processo de inclusão de pessoas com deficiência:

A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial depende da ação de professores especialistas e professores da classe comum. O ensino colaborativo, também conhecido como coensino, é considerado uma proposta relevante, pois:

Com relação ao trabalho pedagógico com os estudantes com surdez, é correto afirmar que:

Laura está matriculada no 3º ano do ensino fundamental e foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Aten-ção e Hiperatividade - TDAH. Após o diagnóstico, a psicopedagoga entrou em contato com a escola e passou aos professores algumas orientações. Assinale a alternativa mais adequada para o atendimento das necessidades de crianças com TDAH em sala de aula:

Analise as alternativas abaixo e assinale a correta a respeito do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), sobre as finalidades da educação básica:

Analise as alternativas abaixo e identifique o modo como são entendidos os processos de alfabetização e letramento nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012): I- Os processos de alfabetização e letramento não devem ser compreendidos de forma dissociada. II- A criança entra no mundo da escrita simultaneamente pelos dois processos: alfabetização e letramento. III- Alfabetização e letramento não são processos independentes, mas interdependentes e indissociáveis. IV- O letramento diz respeito à aquisição do sistema convencional de escrita. V- Dissociar alfabetização e letramento é necessário para garantir que os dois processos aconteçam com sucesso. Assinale a alternativa correta:

Analise as alternativas abaixo e identifique a opção correta sobre o que é determinado pelas Diretrizes Curricu-lares Nacionais (2013), a respeito do que deve ser assegurado às crianças de 6 (seis) anos ao ingressarem no Ensino Fundamental:

As evidências científicas demonstram que características do ambiente estão associadas com a prática de Atividade Física. Analise a(s) característica(s) associada(s) positivamente: I- Densidade de destinos. II- Facilidade de acesso. III- Número de intersecções de ruas. Assim sendo, é/são correta(s):

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282