O valor de x para que
A distância entre as retas paralelas 3
Uma esfera de raio R está inscrita em um cilindro. O volume do cilindro é igual a:
A copa do mundo FIFA de futebol de 2018 acontecerá no período de 14 de junho a 15 de julho na Rússia, e muitas pessoas já estão curiosas sobre os horários dos jogos. Em relação ao horário oficial do Brasil, a seleção brasileira estreia no domingo, dia 17 de junho, às 15h, em Rostov- on- Don, em jogo contra a Suíça. O segundo jogo da primeira fase é numa quinta-feira, dia 21 de junho, às 9h, em Saint Petersburg, contra Costa Rica. O terceiro jogo, na terça-feira, dia 26, será às 15h, em Moscou no estádio Spartak, contra a Sérvia.
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/copa-2018-para-todos-os-fusos-horarios-do-bra-sil,32cb5c0f1356fedde4661f21b3b1c8cfvrs48h2b.html. Acesso em 01/07/2108.
A diferença de horário entre Brasil e Rússia se justifica:
O geógrafo Aziz Ab’Sáber criou um modelo de classificação da paisagem natural do Brasil, baseada em domí-nios. Esses domínios são classificados de acordo com semelhanças de relevo, clima, vegetação, solo e hidro-grafia de uma determinada região. É considerado um modelo completo, pois leva em consideração vários ele-mentos geográficos, compondo o quadro natural de uma região. No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição. Sobre as características dos domínios morfoclimáticos brasileiros, é correto afirmar que:
O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Além disso, o País também é regionalizado em três macrorregiões econômicas. Cada macrorregião possui características distintas devido a vários fatores, como história, desenvolvimento, população, economia. Com base no mapa abaixo sobre a regionalização do Brasil, é correto afirmar que:
O continente africano é composto por uma grande quantidade de países, no entanto, a divisão da África não ocorre somente entre nações. A África está dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religião praticada em diferentes pontos do continente. Dividiu-se regionalmente o continente em duas áfricas. Essas regiões foram pejorativamente chamadas de “África Branca” e “África Negra”. Atualmente, no entanto, esses termos estão em desuso e foram substituídos, respectivamente, por África do Norte e África Subsaariana. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta:
A Lei de Diretrizes e Bases / LDBEN, n° 9394/96, define a educação infantil como primeira etapa da educação básica que tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. O reconheci-mento da educação infantil fez com que se pensasse um currículo adequado atendendo a um novo olhar sobre essa etapa da educação. Analise as afirmativas sobre o que o O Currículo na educação infantil deverá conside-rar: I- A problematização de conceitos que emergem dos saberes oriundos das práticas e vivências das crianças. II- Somente os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. III- As interações, as brincadeiras, a linguagem. IV- A integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, es-tética e sociocultural das crianças. V- O planejamento elaborado pela direção, professores, especialistas e comunidade, considerando que a edu-cação infantil é essencialmente um espaço recreativo. Assinale a alternativa correta:
As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) foram elaboradas com conceitos-chave extraídos dos textos produzidos pelas Unidades Educacionais e de Apoio. Esses conceitos serviram de fio condutor para a ressignificação curricular, fundamentando a construção dos textos das concepções epistemológicas. Analise cada conceito-chave relacionando-o adequadamente e indicando a seguir a sequência correta:
A sequência correta é:
O trabalho pedagógico se materializa por meio de ações como o planejamento da escola em geral e do currículo, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDU-CAÇÃO BÁSICA, 2013). De acordo com Franco (2015), as lógicas de ensinar e de aprender não são lineares, nem paralelas, isso é, são lógicas que se embatem que se contradizem e que se fundem em alguns momentos. Para a autora, os processos de concretização das tentativas de ensinar-aprender ocorrem por meio das práticas pedagógicas. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:
Na rede Municipal de Blumenau, na função de professor(a) instrutor(a) de Libras, o profissional é responsável por: I- Contemplar o ensino da língua materna (Libras) como primeira língua. II- Difundir a Libras nas instituições de ensino. III- Difundir a Libras nas instituições de ensino, planejando em conjunto com os demais profissionais. IV- Interpretar na Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares e outros. V- Manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões pró-prias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo. As afirmativas corretas que correspondem à função do professor instrutor são:
Sobre Cultura Surda, leia com atenção: Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. Essa é uma explicação presente no livro da autora:
A autora Strobel fala sobre os artefatos culturais, entre os quais explica: [...] que constitui os surdos como indivíduos que percebem o mundo através de seus olhos. Indique o artefato que corresponde a essa explicação:
Leia e preencha a lacuna:
“A ruptura neoconcreta na arte brasileira data de março de 1959, com a publicação do Manifesto Neoconcreto pelo grupo de mesmo nome, e deve ser compreendida a partir do movimento concreto no país, que remonta ao início da década de 1950 e aos artistas do Grupo Frente, no Rio de Janeiro, e do Grupo Ruptura, em São Paulo. (...) O manifesto de 1959, assinado por __________________________________________________ denuncia já nas linhas iniciais que a 'tomada de posição neoconcreta' se faz 'particularmente em face da arte concreta levada a uma perigosa exacerbação racionalista'. Contra as ortodoxias construtivas e o dogmatismo geométrico, os neoconcretos defendem a liberdade de experimentação, o retorno às intenções expressivas e o resgate da subjetividade."
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3810/neoconcretismo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural brasileira, que revelam características da cultura regional e das etnias formadoras do folclore nacional. Considerando essa premissa, avalie as seguintes asserções:
Primeira: o Carimbó é um ritmo musical e uma dança de origem indígena, típica da região Norte, do estado do Pará. Segunda: o Carimbó também possui influência dos negros, por causa da percussão e sensualidade da dança, e dos portugueses, por meio do uso das palmas e instrumentos de sopro.