Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Formação continuada deverá estar articulada com o projeto maior que contemple o professor como profissional e a escola como espaço de formação. Partindo do pressuposto de que a formação continuada tem por objeto o desenvolvimento do professor, é necessário e fundamental considerar as reais necessidades do professor. Segundo NÓVOA (2002), "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas”. Em relação à formação continuada, analise as afirmativas abaixo e ident-fique a(s) correta(s): I- As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério. II- A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades. III- As formações são especificas ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar. IV- A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento, que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula. V- A formação continuada é somente necessária para se ter acesso a novas técnicas, conteúdos e formas diferenciadas de trabalho. Assinale a alternativa correta:

Vasconcellos (2002) entende que o projeto político-pedagógico, construído participativamente, é um grande instrumento para a escola superar o isolamento, a histórica prática individualista e, portanto, a fragmentação do trabalho no seu interior. Libâneo (2003) compreende a participação como o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões. Para ambos, a participação proporciona conhecimento dos objetivos e das metas da escola, sua estrutura organizacional e suas relações com a comunidade, possibilitando um clima de trabalho favorável e a maior aproximação entre todos. Analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que:

Ainda sobre a referida Lei municipal, cabe também se afirmar sobre as atribuições e responsabilidades do cargo de professor: I- Zelar pelo cumprimento dos princípios de ética profissional, tanto nos aspectos referentes à intimidade e privacidade dos usuários e profissionais, quanto no que se refere aos seus outros direitos inalienáveis. II- Levantar dados acerca da contextualização histórica dos alunos, das famílias envolvidas, buscando infor-mações sobre as necessidades educacionais e sociais, caracterizando o perfil dos alunos, com o objetivo de fornecer e divulgar os dados para os funcionários da unidade escolar e comunidade. III- Manter permanentemente contato com pais e alunos, com a coordenação, de modo a mantê-los informados quanto ao desempenho do aluno. IV- Limitar-se ao trabalho individual quando atuar com portadores de necessidades especiais, visando ao aten-dimento com qualidade. V- Não ministrar treinamento, aulas de aperfeiçoamento ou palestra para o pessoal técnico e auxiliar, pois não compete a sua área de atuação. As afirmativas corretas que correspondem à referida lei são:

Em respeito ao Decreto Federal n. 5626/05, a formação do instrutor de Libras (nível médio) deverá ser realizada por meio de:

O processo de aquisição de linguagem das crianças surdas envolve alguns estágios, que são: ( ) Período Pré-linguístico. ( ) Estágio de um Sinal. ( ) Estágio das Primeiras Combinações. ( ) Estágio de Múltiplas Combinações. Classifique V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos sobre o eixo temático III - linguagem visual:

I- aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.

II- importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.

III- para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.

IV- o aluno deverá desenvolver pesquisa sobre artistas e suas obras e o reconhecimento e execução de escalas ascendentes e descendentes e a produção sonora e musical com elementos do cotidiano.

V- importante para acompanhar o desenvolvimento e aprendizado do aluno é utilizar formas de registros como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog e outros.

Assinale a alternativa correta:

É um gênero do teatro que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, que frequentemente está envolto em um conflito entre uma personagem e algum poder de veemência maior, como os deuses ou o destino. Originou-se do Ditirambo, um canto coral grego e quer provocar na plateia as emoções como piedade e pavor, finalizando de maneira fatal. O objetivo é provocar uma espécie de catarse ou purificação. Um exemplo seria a peça “Édipo Rei". Está-se falando de:

Leia e preencha as lacunas: Nos Parâmetros Curriculares em Artes, lê-se sobre o Histórico da Ensino da Arte no Brasil:

“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes. Na escola ___________, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do_____________; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a ______________.” (PCNs, 1998, p.22)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:

Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:

Um antônimo para a palavra “perturbador" encontramos na alternativa:

A maneira como grafamos algumas palavras podem carregar o significado delas. Analise as afirmativas a seguir sobre ortografia e o significado da palavra: I- Seção: ação ou efeito de secionar, de dividir em partes. II- Sessão: transferência de posse ou direito; ato ou efeito de ceder; cedência, cedimento. III- Cessão: tempo ou período em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo, resolvendo ou deliberando acerca de fatos ou questões. Agora, assinale a opção correta:

Leia o texto e marque a opção certa.

No marco da Nova Espanha, segundo León Portilla (2012), no século XVI os cronistas espanhóis chamaram 'livros de pinturas e caracteres' aos manuscritos que hoje nomeamos códices. Os códices eram livros pré-his-pânicos da culturas mesoamericanas com um formato específico, suas páginas organizavam-se em forma de acordeão e estavam escritas com caracteres logo-silábicos. “Vários são os matérias sobre os quais estão pinta-dos esses códices, muitos deles têm como suporte o papel feito da casca da árvore conhecida genericamente como amate (que designa as várias espécies de fícus)".

(LEÓN-PORTILLA, 2012, p. 19)

O Especialista em epigrafia e códices pré-hispânicos que conseguiu decifrar o alfabeto maia, entendendo que os desenhos representavam sílabas, foi:

Leia o texto:

“Em tempos de Revolução, nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez do 14 de julho a festa nacional francesa, ratificou a queda do despotismo e foi saudada em todo o mundo como o princípio da libertação. […] O que é mais certo é que a queda da Bastilha levou a revolução para as cidades provincianas e para o campo."

(HOBSBAWM, 2010. p. 110)

Sobre o texto acima, classifique as afirmativas em (v) às verdadeiras e (f) às falsas:

( ) O feudalismo rural francês foi abolido.

( ) Ruptura no domínio das instituições e das leis.

( ) Melhora significativa no nível de ensino em todo o país.

( ) A proporção de franceses católicos aumentou significativamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:

Leia o texto e escolha a alternativa que completa corretamente o texto.

“As secas e o apelo econômico da borracha – produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais – motivaram a movimentação de massas humanas oriundas de todo o Brasil para o___________. Entretanto até início do século XX, essa região pertencia à _______________, embora a maioria da sua população fosse brasileira. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de _________ negociou o arrecadamento da região a uma entidade internacional, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de ____________, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 millhões de libras esterlinas."

(www.mre.gov.br)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282