A Formação continuada deverá estar articulada com o projeto maior que contemple o professor como profissional e a escola como espaço de formação. Partindo do pressuposto de que a formação continuada tem por objeto o desenvolvimento do professor, é necessário e fundamental considerar as reais necessidades do professor. Segundo NÓVOA (2002), "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas”. Em relação à formação continuada, analise as afirmativas abaixo e ident-fique a(s) correta(s): I- As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério. II- A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades. III- As formações são especificas ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar. IV- A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento, que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula. V- A formação continuada é somente necessária para se ter acesso a novas técnicas, conteúdos e formas diferenciadas de trabalho. Assinale a alternativa correta:
Vasconcellos (2002) entende que o projeto político-pedagógico, construído participativamente, é um grande instrumento para a escola superar o isolamento, a histórica prática individualista e, portanto, a fragmentação do trabalho no seu interior. Libâneo (2003) compreende a participação como o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões. Para ambos, a participação proporciona conhecimento dos objetivos e das metas da escola, sua estrutura organizacional e suas relações com a comunidade, possibilitando um clima de trabalho favorável e a maior aproximação entre todos. Analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que:
Ainda sobre a referida Lei municipal, cabe também se afirmar sobre as atribuições e responsabilidades do cargo de professor: I- Zelar pelo cumprimento dos princípios de ética profissional, tanto nos aspectos referentes à intimidade e privacidade dos usuários e profissionais, quanto no que se refere aos seus outros direitos inalienáveis. II- Levantar dados acerca da contextualização histórica dos alunos, das famílias envolvidas, buscando infor-mações sobre as necessidades educacionais e sociais, caracterizando o perfil dos alunos, com o objetivo de fornecer e divulgar os dados para os funcionários da unidade escolar e comunidade. III- Manter permanentemente contato com pais e alunos, com a coordenação, de modo a mantê-los informados quanto ao desempenho do aluno. IV- Limitar-se ao trabalho individual quando atuar com portadores de necessidades especiais, visando ao aten-dimento com qualidade. V- Não ministrar treinamento, aulas de aperfeiçoamento ou palestra para o pessoal técnico e auxiliar, pois não compete a sua área de atuação. As afirmativas corretas que correspondem à referida lei são:
Em respeito ao Decreto Federal n. 5626/05, a formação do instrutor de Libras (nível médio) deverá ser realizada por meio de:
O processo de aquisição de linguagem das crianças surdas envolve alguns estágios, que são: ( ) Período Pré-linguístico. ( ) Estágio de um Sinal. ( ) Estágio das Primeiras Combinações. ( ) Estágio de Múltiplas Combinações. Classifique V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos sobre o eixo temático III - linguagem visual:
I- aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.
II- importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.
III- para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.
IV- o aluno deverá desenvolver pesquisa sobre artistas e suas obras e o reconhecimento e execução de escalas ascendentes e descendentes e a produção sonora e musical com elementos do cotidiano.
V- importante para acompanhar o desenvolvimento e aprendizado do aluno é utilizar formas de registros como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog e outros.
Assinale a alternativa correta:
É um gênero do teatro que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, que frequentemente está envolto em um conflito entre uma personagem e algum poder de veemência maior, como os deuses ou o destino. Originou-se do Ditirambo, um canto coral grego e quer provocar na plateia as emoções como piedade e pavor, finalizando de maneira fatal. O objetivo é provocar uma espécie de catarse ou purificação. Um exemplo seria a peça “Édipo Rei". Está-se falando de:
Leia e preencha as lacunas: Nos Parâmetros Curriculares em Artes, lê-se sobre o Histórico da Ensino da Arte no Brasil:
“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes. Na escola ___________, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do_____________; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a ______________.” (PCNs, 1998, p.22)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:
Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:
Um antônimo para a palavra “perturbador" encontramos na alternativa:
A maneira como grafamos algumas palavras podem carregar o significado delas. Analise as afirmativas a seguir sobre ortografia e o significado da palavra: I- Seção: ação ou efeito de secionar, de dividir em partes. II- Sessão: transferência de posse ou direito; ato ou efeito de ceder; cedência, cedimento. III- Cessão: tempo ou período em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo, resolvendo ou deliberando acerca de fatos ou questões. Agora, assinale a opção correta:
Leia o texto e marque a opção certa.
No marco da Nova Espanha, segundo León Portilla (2012), no século XVI os cronistas espanhóis chamaram 'livros de pinturas e caracteres' aos manuscritos que hoje nomeamos códices. Os códices eram livros pré-his-pânicos da culturas mesoamericanas com um formato específico, suas páginas organizavam-se em forma de acordeão e estavam escritas com caracteres logo-silábicos. “Vários são os matérias sobre os quais estão pinta-dos esses códices, muitos deles têm como suporte o papel feito da casca da árvore conhecida genericamente como amate (que designa as várias espécies de fícus)".
(LEÓN-PORTILLA, 2012, p. 19)
O Especialista em epigrafia e códices pré-hispânicos que conseguiu decifrar o alfabeto maia, entendendo que os desenhos representavam sílabas, foi:
Leia o texto:
“Em tempos de Revolução, nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez do 14 de julho a festa nacional francesa, ratificou a queda do despotismo e foi saudada em todo o mundo como o princípio da libertação. […] O que é mais certo é que a queda da Bastilha levou a revolução para as cidades provincianas e para o campo."
(HOBSBAWM, 2010. p. 110)
Sobre o texto acima, classifique as afirmativas em (v) às verdadeiras e (f) às falsas:
( ) O feudalismo rural francês foi abolido.
( ) Ruptura no domínio das instituições e das leis.
( ) Melhora significativa no nível de ensino em todo o país.
( ) A proporção de franceses católicos aumentou significativamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:
Leia o texto e escolha a alternativa que completa corretamente o texto.
“As secas e o apelo econômico da borracha – produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais – motivaram a movimentação de massas humanas oriundas de todo o Brasil para o___________. Entretanto até início do século XX, essa região pertencia à _______________, embora a maioria da sua população fosse brasileira. Para reagir à presença de brasileiros, o governo de _________ negociou o arrecadamento da região a uma entidade internacional, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de ____________, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 millhões de libras esterlinas."
(www.mre.gov.br)