Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Analisando o seguinte sistema linear, pode-se concluir que:

Se y = ax2 + bx + x é a função que descreve a parábola ao lado, pode-se concluir que:

Para que o sistema seja possível e determinado, é necessário que:

Sabendo-se que o quarto termo do desenvolvimento de (2

As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Essas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras. As continentais são as mais consumidas pelos seres humanos, nas mais diversas atividades, pois é predominantemente água doce. Considerando a água um recurso natural, é possível afirmar corretamente que:

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU. É utilizado como referência em estudos comparativos das condições de vida das populações. Seus três grandes indicadores são:

Um levante pacífico contra o presidente que teve início há sete anos se transformou em uma guerra civil que já deixou mais de 350 mil mortos, devastou cidades e envolveu outros países. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) calcula que mais de 5 milhões já deixaram o país. [...] Os principais apoia-dores do governo são a Rússia e o Irã, enquanto os Estados Unidos, a Turquia e a Arábia Saudita apoiam os rebeldes. [...] Além de causar centenas de milhares de mortes, a guerra incapacitou 1,5 milhões de pessoas, entre elas 86 mil que perderam membros do corpo. [...] Em março de 2011, protestos pró-democracia eclodiram ao sul do país, inspirados pelos levantes da Primavera Árabe em países vizinhos. Ao menos 6,1 milhões tiveram de deixar suas casas para buscar abrigo em alguma outra parte do país, enquanto outros 5,6 milhões se refugi-aram no exterior.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43204513. Acesso em 10/07/2018. [adaptado]

A notícia acima trata de um conflitos que se transformou em uma guerra civil com mais de 400 mil mortos, devastou cidades e envolveu outros países. Trata-se:

Como forma de assegurar que as escolas desempenhem sua função: qualidade social na educação pública e se o direito de aprendizagem está sendo garantido como direito individual, a avaliação nas Diretrizes Curricula-res Municipais (2012) considera as dimensões da avaliação, definidas no Art. 46 da Resolução CNE/CEB Nº 04/2010: I- Avaliação da aprendizagem; II- avaliação institucional interna e externa; III- avaliação de redes de educação básica. De acordo com as dimensões apresentadas, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- A avaliação institucional interna é a instância na qual somente o professor é avaliado. No Projeto Político- Pedagógico, são estabelecidos os indicadores que serão avaliados, como as ações a serem articuladas, voltadas para o compromisso constante, como a melhoria da qualidade social da educação. II- A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta pedagógica que possibilita um olhar diferenciado sobre o processo de ensinar e aprender, considerando-se os protagonistas (o educando e o educador). III- As avaliações de rede e as do sistema escolar são realizadas periodicamente e promovidas por órgãos externos à instituição, com o objetivo central de sinalizar a qualidade social da educação oferecida ao pú-blico-alvo. IV- Participam da avaliação institucional todos os atores que compõem a comunidade escolar, e, por conse-guinte, construtores do Projeto Político-Pedagógico. Assinale a alternativa correta:

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), promove avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade. São realizadas periodicamente, e a escola, mediante a classificação obtida, analisa o resultado alcançado e replaneja o Projeto Politico-Pedagógico, com ações voltadas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e da instituição como um todo.

Relacione as colunas e identifique a sequência correta:

A sequência correta é:

Como um instrumento orientador da organização das atividades cotidianas das instituições de Educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam um conjunto de princípios que devem orientar o trabalho nessas instituições, são eles: Princípios éticos, políticos e estéticos. Cada princípio possui formas de operacionalização. Analise associando as colunas:

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima pra baixo:

O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, 2013). Deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e a ordem democrática, bem como considerar as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento de ensino. Conforme as Diretrizes, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

As responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico frente ao Projeto Político-Pedagógico - PPP são definidas no Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007. Em razão disso, cabe ao Orientador Pedagógico:

O Decreto nº 5.626/05 regulamenta a Lei nº 10.436/2002, sobre o acesso aos estudantes surdos. Assinale V ou F sobre o que dispõe esse Decreto: ( ) A inclusão da Libras como disciplina curricular. ( ) A formação e a certificação de professor de Libras, instrutor. ( ) A formação e a certificação do tradutor/intérprete de Libras. ( ) O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. ( ) A organização da educação bilíngue no ensino regular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Sobre identidade surda, leia a citação: “As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o indivíduo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos-valia social”. Essa citação é de autoria de:

Sobre a Cultura Surda, dentro da história cultural dos surdos, há vários artefatos culturais. Indique a alternativa que contempla todos os artefatos presentes na cultura surda:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282