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Rousseau e Couture, na obra “Os fundamentos da disciplina arquivística”, deram uma contribuição significativa para as discussões sobre as funções arquivísticas, bem como para a definição da teoria das três idades documentais. Em relação a essa temática, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos relacionados às fases documentais, propostos por Rousseau e Couture (1998), às suas respectivas definições.

 

Coluna 1

1. Período corrente.

2. Período intermediário.

3. Período de eliminação.

4. Arquivos definitivos.

 

Coluna 2

( ) Período em que os documentos que são conservados para responder aos objetivos da sua criação e quando termina o seu período de atividades tornam-se semiativos ou passam diretamente para o período de inatividade.

( ) Período em que os documentos perdem seu valor e podem ser descartados mediante aprovação da direção da organização e por ato público, a partir de uma sequência de atividades pré-estabelecidas pela legislação.

( ) Compreende o período em que os documentos deixam de ter valor previsível para a organização que os produziu e passam a ser conservados em razão do seu valor de testemunho.

( ) Período em que os documentos devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as atividades cotidianas de uma administração.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Bellotto (2014) traz reflexões importantes acerca das políticas de descrição de documentos de arquivo permanentes. Com base nessas reflexões, analise as assertivas abaixo:

 

1. Conciliar o trabalho de transferir grande quantidade de informações de forma criteriosa, com efetividade, sem provocar prejuízos quanto à qualidade do instrumento que se quer elaborar, depende do estabelecimento de uma política de descrição, com diretrizes para a sua correta elaboração.

2. É opcional a realização de um estudo sobre a situação do arquivo, para fins do estabelecimento de uma política de descrição, pois quem define as políticas de arquivo é a direção da organização.

3. A preocupação com a capacitação e o aperfeiçoamento de pessoal deve ser ações esporádicas, a fim de não comprometer o atendimento ao público e as outras demandas setoriais.

4. Há uma hierarquia entre os instrumentos de pesquisa e sua elaboração deve ser sucessiva, indo dos gerais aos parciais.

5. A precisão de um instrumento de pesquisa depende da qualidade de um arquivista, bem como a satisfação do pesquisador pelo trabalho realizado.

 

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é: 

No que se refere às normas de descrição arquivística, seja no âmbito brasileiro, ou no âmbito internacional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, estabelece oito elementos obrigatórios para a descrição de documentos arquivísticos: código de referência, título, data(s), gênero, espécie, classificação, dimensão e suporte, estado de preservação.

( ) A NOBRADE é compatível com a ISDIAH e a ISAAR (CPF), sendo voltada exclusivamente para documentos em fase intermediária e permanente.

( ) A ISDF preconiza que as descrições de funções devem complementar e suplementar descrições de documentos criadas em conformidade com a ISAD(G) e registros de autoridade elaborados de acordo com a ISAAR (CPF).

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A Resolução nº 37/2012 aprova as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivístios Digitais, que constituem importante marco sobre a gestão de documentos arquivísticos digitais no âmbito das organizações públicas brasileiras. Considerando os aspectos relativos a essas diretrizes, enumere os termos contidos na Coluna 1 com seus respectivos conceitos descritos na Coluna 2.

 

Coluna 1

1. Identidade.

2. Autenticação.

3. Integridade.

4. Presunção de autenticidade.

5. Confiabilidade.

 

Coluna 2

 

( ) Declaração de autenticidade de um documento arquivístico, num determinado momento, resultante do acréscimo de um elemento ou da afirmação por parte de uma pessoa investida de autoridade para tal.

( ) Conjunto dos atributos de um documento arquivístico que o caracterizam como único e o diferenciam de outros documentos arquivísticos.

( ) Capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção de maneira a atingir seus objetivos.

( ) Credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato.

( ) Inferência da autenticidade de um documento arquivístico feita a partir de fatos conhecidos sobre a maneira como aquele documento foi produzido e mantido.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O e-ARQ Brasil é uma referência básica de requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ, considerando a existência de um importante legado de documentos em formato digital que necessitam de tratamento adequado. Considerando esse documento, analise as assertivas abaixo:

 

I. O e-ARQ Brasil baseou-se em normas sobre especificação de requisitos de segurança funcional, gestão de documentos, preservação e metadados.

II. O e-ARQ Brasil foi elaborado em consonância com os padrões, modelos e esquemas de metadados do MoReq 2, e-Government Metadata Standard e o PREMIS Data Dictionary For Preservation Metadata, em sua segunda versão.

III. As principais resoluções que embasaram a elaboração do e-ARQ Brasil foram: Resolução nº 14/2001 e nº 20/2004, do CONARQ.

 

Quais estão corretas? 

“A burocracia busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada. Separa-se a esfera pessoal, privada e familiar da esfera do trabalho, vista como esfera pública de atuação do indivíduo. Nas sociedades tradicionais, normalmente a esfera familiar e a esfera trabalho se confundiam, dado o caráter pessoal das relações. Na sociedade industrial, como vimos, há uma ruptura com esses padrões” (MOTTA; VASCONCELOS, 2010, p. 8). Como decorrência disso, a estrutura burocrática é baseada em princípios. Sobre eles, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.
( ) A existência de funções definidas e competências rigorosamente determinadas por leis ou regulamentos. A divisão de tarefas é feita racionalmente, baseando-se em regras específicas, a fim de permitir o exercício das tarefas necessárias à consecução dos objetivos da organização.
( ) Os membros do sistema têm direitos e deveres delimitados por regras e regulamentos. Essas regras se aplicam igualmente a todos, de acordo com seu cargo ou sua função.
( ) Existe uma hierarquia definida por regras explícitas, e as prerrogativas de cada cargo e função são definidas legalmente e regulam o exercício da autoridade e seus limites.
( ) O recrutamento é previamente estabelecido, garantindo-se a igualdade formal na contratação. Portadores de diplomas legalmente estabelecidos têm o mesmo direito de concorrer ao exercício de determinado cargo.
( ) A remuneração deve ser igual para o exercício de cargos e funções semelhantes.
( ) A promoção e o avanço na carreira devem ser regulados por normas e com base em critérios objetivos, e não em favoritismos ou relações pessoais.
( ) Há uma separação completa entre a função e as características pessoais do indivíduo que a ocupa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

O instrumento do orçamento, desde o seu surgimento, foi evoluindo e se adaptando às modernas teorias de gestão. Ao longo do tempo, os orçamentos receberam diferentes denominações de acordo com a finalidade, a estrutura dos planos orçamentários, as características quanto à maneira de confecção, entre outras propriedades. Portanto, não existe uma maneira única de se fazer planejamento orçamentário, havendo tipos distintos de orçamento. Assinale a alternativa correta que apresenta uma característica do Orçamento de Base Zero.

A Emenda Constitucional nº 19/1998, conhecida como Emenda da Reforma Administrativa, introduziu profundas alterações na Constituição Federal de 1988, especialmente no que tange à inserção da lógica Gerencial na Administração Pública brasileira. Em relação à Emenda Constitucional nº 19/1998, analise as afirmativas a seguir:
I. Introduziu a eficiência como princípio constitucional que deve ser aplicado à Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II. Introduziu a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhados do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
III. Alterou o período de aquisição da estabilidade de dois para três anos de efetivo exercício dos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Quais estão corretas? 

A partir da segunda metade dos anos 1990, com a Reforma Gerencial, surgiram uma série de novidades na Administração Pública brasileira. NÃO corresponde a uma dessas novidades: 

Embora se associe normalmente a avaliação de desempenho à mensuração de eficiência na gestão de programas públicos, este não é, evidentemente, o único e, eventualmente, nem o mais importante critério a ser utilizado na avaliação. A lista dos critérios que podem ser utilizados é longa e a escolha de um, ou vários deles, depende dos aspectos que se deseja privilegiar na avaliação. Nesse sentido, assinale a alternativa a seguir que corresponde ao conceito de efetividade.

São instrumentos de transparência da gestão fiscal, previstos expressamente na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal – LRF) e suas alterações, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, EXCETO:

Analise a tabela abaixo sobre a produção de soja com fator de produção variável (mão de obra) e a sentença a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o Produto Médio do Fator de Produção Variável (Pme = Q/L) e o Produto Marginal do Fator de Produção Variável (Pmg = ∆Q / ∆/L), pode-se afirmar que até o período 5 o aumento na mão de obra gera um Pmg crescente de 30 unidades e Pme de 15 unidades. A partir daí, não é vantagem aumentar o fator de produção mão de obra, uma vez que Pmg passa a ser decrescente (1ª Parte). A partir do período 6, o Pme cai de 11 para 8 unidades e Pmg cai de 5 para 2, demonstrando que o aumento de unidades de mão de obra gera decréscimo da produção marginal em unidades (2ª Parte). Pela análise do Pme e do Pmg, é possível verificar que há uma eficiência do aumento das unidades de mão de obra empregada, demonstrada pelo aumento constante do Produto Marginal de Produção até o final do período (3ª Parte).

Quais partes estão corretas?

A forma como uma sociedade está organizada nas questões políticas, econômicas e sociais para o desenvolvimento das atividades econômicas considerando a produção, a troca e o consumo de bens e serviços é definida como:

Considere que a elasticidade-preço da demanda por gasolina seja 4. O que acontecerá com a quantidade demandada de gasolina se o preço aumentar em 10%?

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A sociedade de modo geral, bem como seus governantes buscam a eficiência na alocação de recursos. O mundo ideal seria o equilíbrio geral, onde todas as necessidades fossem atendidas e todos os recursos aplicados de forma eficiente, ou seja, não houvesse excesso de oferta de bens e serviços, nem tampouco excesso de demanda. Adam Smith, um liberal pensador escocês, em sua obra “A riqueza das Nações” (1776), apresentava suas preocupações, não com o poderio militar, mas sim com o “bem-estar econômico de todos os membros da sociedade”. Segundo Smith, sob a sociedade existia uma “mão invisível” que conduzia os agentes econômicos ao equilíbrio. Isso acontecia uma vez que todos os indivíduos, ao buscarem seus interesses pessoais, estariam contribuindo para o equilíbrio da sociedade. Na verdade, as coisas não funcionam dessa forma, há desequilíbrios e falhas no mercado.
PORQUE
II. Os diferentes interesses, as diferentes composições de estrutura de mercado conduzem a economia ao desequilíbrio, as falhas necessitam, em algum momento e em algum grau, da intervenção do governo. Para haver o equilíbrio, nenhum indivíduo deveria aumentar seu próprio bem-estar sem reduzir o bem-estar de outra pessoa (alocação eficiente segundo Pareto). Dessa forma, fica evidente que existem muitas variáveis e distintas composições econômicas de diferentes interesses que impedem que este equilíbrio ocorra.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

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