Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1411 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Aprenda a escolher o corte certo da carne Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. [...] Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

Dados os argumentos, I. Premissas
p: Os coalas são mamíferos.
q: Nenhum mamífero nasce do ovo.
Conclusão
r: Nenhum coala nasce do ovo.
II. Premissas
p: No meu trabalho existem homens e mulheres.
q: Existem mulheres que gostam de futebol.
Conclusão
r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.
III. Premissas
p: Existem pessoas solidárias.
q: Pessoas solidárias são inteligentes.
Conclusão
r: Existem pessoas inteligentes. verifica-se que é(são) válido(s)


Segundo o gráfico, nos últimos oito anos, houve uma maior

redução no número de escolas que oferecem

Dados os eventos desenvolvidos num processo de ensino/aprendizagem na modalidade educação a distância, I. Avaliações de estudantes.
II. Aulas relacionadas aos conteúdos específicos de formação.
III. Atividades de formação relacionadas à educação profissional.
verifica-se que há obrigatoriedade de momentos presenciais em

Quando a procedência da informação é a base para o arquivamento e guarda de um documento, utiliza-se o método

Assinale a alternativa correta em relação aos pronomes de

tratamento utilizados em correspondências oficiais.

Os efeitos de modalidade que envolvem a língua oral e a língua de sinais no processo de interpretação requerem

Fonologia é o estudo das unidades mínimas da língua que possuem valor contrastivo. Para as línguas orais, essas unidades são os sons; para as línguas de sinais, são os parâmetros.
Na tentativa de compreender e descrever como os sinais são estruturados e organizados, diversos autores apresentaram propostas teóricas sobre a fonologia das línguas de sinais; dentre eles, temos: Stokoe (1960), Liddell (1989) e Brentari (1998).
Dadas as afirmativas sobre a relação entre fonologia e os estudos em línguas de sinais,
I. Apesar das inúmeras propostas teóricas sobre fonologia em línguas de sinais, as especificações dos parâmetros nessas teorias são consensuais, ou seja, dividem-se em: configuração de mão, locação, movimento, orientação e marcações não manuais.
II. As mãos são consideradas os articuladores primários das línguas de sinais. Isso implica posicionar as marcações não manuais em outra esfera de análise que não se enquadra no grupo de parâmetros articuladores. Esse deslocamento resolve o problema dos sinais que não precisam de expressão facial para fazer sentido.
III. Linearidade e simultaneidade são propriedades distintas. A primeira, geralmente atribuída às línguas orais, permite pensar em sequência de segmentos (fonemas); a segunda, geralmente atribuída às línguas de sinais, oferece uma ideia de segmento não sequencial e, por isso, não equiparável aos fonemas das línguas orais.
verifica-se que está(ão) correta(s)

[...] a tradução seria teórica e praticamente impossível se esperássemos dela uma transferência de significados estáveis; o que é possível – o que inevitavelmente acontece, a todo momento e em toda tradução – é, como sugere o filósofo francês Jacques Derrida, ‘uma transformação: uma transformação de uma língua em outra, de um texto em outro’.
ARROJO, Rosemary. Oficina de tradução: a teoria na prática. Ática: São Paulo, 2003, p. 42
Tomando o texto como base, assinale a alternativa correta quanto às discussões geralmente levantadas na área dos estudos da tradução.

O Decreto nº 5.626/2005 considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais. Esse Decreto trata da(o) I. inclusão da Libras como disciplina curricular;
II. garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
III. garantia do direito à saúde, moradia e lazer das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
IV. papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e difusão da Libras.
Das afirmativas, verifica-se que estão corretas apenas

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a obrigatoriedade do estudo I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Dadas as afirmativas relativas às Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil, I. A Educação Infantil tem função diferenciada e complementar à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e articulada comunicação entre elas.
II. As instituições de Educação Infantil devem elaborar, implementar e avaliar suas propostas pedagógicas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e com a participação exclusiva da gestão escolar e da família dos alunos.
III. As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem explicitar concepções, bem como definir diretrizes referentes à metodologia do trabalho pedagógico e ao processo de desenvolvimento/aprendizagem, prevendo a avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve toda a comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Embora em suas origens – e mesmo na fase de institucionalização da escolarização no século passado – o magistério tenha sido uma atividade em que predominava homens, ao longo de sua história recente, e em muitos países, essa ocupação passou por um processo de feminização. RAMALHO, B. L.; CARVALHO, M. E. P. O Magistério enquanto profissão: Considerações Teóricas e Questões para pesquisa. Caderno de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 88, p. 47-54, fev. 1994 p. 52
Devido ao perfil das séries iniciais ter uma forte conotação de cuidado de crianças, a profissionalização do magistério favoreceu sua associação como

As obrigações que um Município constituir para com consórcio público no âmbito de gestão associada em que haja a prestação de serviços públicos, devem ser constituídas e reguladas por contrato de programa, Nesse contexto, dadas as afirmativas, I. É nula a cláusula de contrato de programa que atribuir ao contratado o exercício dos poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados. II. O contrato de programa deverá prever procedimentos que garantam a transparência da gestão econômica e financeira de cada serviço em relação aos seus titulares. III. O contrato de programa perderá sua vigência quando extinto o consórcio público ou o convênio de cooperação que autorizou a gestão associada de serviços públicos. verifica-se que está(ão) correta(s)

Considerando as diferenças terminológicas da área de TILS, dadas as citações, Citação 1 Para o __________, a primeira tentativa de __________ já é definitiva, e o ___________ tem mais tempo de revisar o que ele está produzindo. E isto cria algumas limitações, sendo a maior delas a constituição de texto. Não é nem uma questão do nível sintático, morfológico. Mas o problema é a garantia da textualidade do texto de chegada. Citação 2 “[...] cabe ao _________ papel ainda mais difícil do que ao próprio __________. [...] Este pode dizer o que sente, o __________ tem de dizer o que outro sentiu, eis a diferença fundamental [...]” (THEODOR, 1926). assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem correta e respectivamente as lacunas das citações.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282