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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos

quadrinhos,

I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi

corretamente empregado, já que expressa proximidade de

quem se manifesta com o objeto referente.

II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas

um período simples.

III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com

as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando

um termo explicativo.

IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho,

apresenta idêntica classificação sintática que AS

QUESTÕES, no 3º quadrinho.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Formando professores profissionais Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas: enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores. Assim, para responder aos desafios sem precedentes da transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de executante para o de profissional.
Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem influência sobre as competências de base necessárias para o exercício desse “novo ofício”.
O que um professor profissional deve ser capaz de fazer? PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).
Ao apresentar resultados de “estudos sociológicos” para fundamentar a tese de que “o papel dos professores deve, necessariamente, evoluir”, o texto apresenta uma argumentação desenvolvida por

Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade, I. Um número inteiro positivo é divisível por 4 se o resto da sua divisão por 100 o for.
II. Um número inteiro positivo é divisível por 6 se a soma dos algarismos da sua metade o for.
III. Um número inteiro positivo é divisível por 11 se o módulo da diferença entre as somas de seus algarismos de ordem ímpar e de ordem par o for.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Para cumprir a determinação legal que prevê atendimento preferencial aos idosos, gestantes, lactantes, deficientes físicos e pessoas com crianças de colo, uma agência bancária que disponibiliza aos clientes quatro caixas, atende quatro clientes não preferenciais entre cada dois preferenciais. Num dia de grande fluxo de clientes em que o primeiro atendimento foi preferencial, o cliente dessa categoria com senha de número dez recebeu, entre todos, o atendimento de número

Existem mecanismos de armazenamento de arquivos

descentralizados; o arquivo fica armazenado em servidores

conectados à internet e pode ser acessado pela web ou por

aplicativos instalados no computador. A sincronização entre os

locais é automática, bastando o computador estar conectado à

internet para que isso aconteça.

Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2017

Um arquivamento que segue esse procedimento será um

armazenamento em

A redação de um documento oficial, como um ofício, deve: I. caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade;
II. usar, nos pronomes de tratamento, o gênero gramatical coincidindo com o sexo da pessoa a que se refere e não com o substantivo que compõe a locução;
III. usar Vossa Santidade para referir-se aos padres e demais sacerdotes.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

A presença de um ombudsman na empresa pública visa

Dadas as afirmativas sobre identidades surdas, I. Na identidade flutuante, o surdo se espelha na demonstração hegemônica do ouvinte, na tentativa de se adequar ao mundo do ouvinte.
II. Na identidade inconformada, o surdo não consegue compreender a representação da identidade ouvinte, hegemônica, e se sente numa identidade subordinada.
III. Na identidade híbrida, os surdos que nasceram ouvintes e ficaram surdos têm duas línguas numa dependência dos sinais e do pensamento na língua oral.
IV. Na identidade surda, ser surdo é estar no mundo visual e adquirir a língua de sinais, assumindo uma identidade tal como se apresenta.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Maria nasceu surda, passou a frequentar a escola regular aos seis anos de idade, quando foi matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, ela está com 12 anos e estuda o 3º ano do Ensino Fundamental devido ao histórico de evasão escolar decorrente de anos anteriores. Os pais de Maria são ouvintes e demonstram preocupação com a situação da filha que, por apresentar dificuldades para compreender o conteúdo escolar, termina abandonando a escola sempre em meados do ano letivo. Por compreender a fragilidade da filha diante de um contexto de cultura predominantemente ouvinte, os pais cedem. A professora atual de Maria sabe do caso da aluna, mas não se manifesta para atuar pedagogicamente frente à situação porque atribui ao intérprete a função de ensinar os conteúdos, e a Maria, a responsabilidade em aprender. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. Deve haver uma interação entre os pais, a professora e o intérprete, com vista a identificar as possíveis razões que levam Maria à evasão escolar.
II. A professora e o intérprete precisam trabalhar juntos para garantir condições de aprendizagem, desenvolvimento social, cognitivo e afetivo a Maria.
III. A permanência de Maria na escola depende apenas de como ela é motivada pelos familiares e amigos. Se tiver apoio familiar, conseguirá enfrentar os processos de exclusão escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)

João é intérprete de Libras há cinco anos, com experiência em contextos extraescolares. Recentemente, assumiu o cargo de intérprete de Libras por meio de um concurso público para atuar no ensino fundamental com proposta educacional bilíngue. Durante as aulas, tem enfrentado o desafio de atenuar a ausência de referentes do aluno surdo no momento em que conceitos da língua oral são apresentados pelo professor da turma. Para propiciar ao aluno surdo a compreensão satisfatória dos conceitos, João poderia
I. usar da datilologia seguida de exemplificação, estratégia conhecida como “transferência com explicação”;
II. inserir elementos novos ao surdo, às vezes da cultura ouvinte, antes desconhecidos pelos alunos surdos, fazendo o uso oportuno da combinação de sinais;
III. certificar que não somente o sentido, mas também os níveis linguísticos da língua de tradução sejam correspondentes à língua de origem.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Na tradução da frase em português Eu quero sair para o cinema para Libras, quais sinais são indispensáveis para uma produção de mesmo sentido?

Ao realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, o intérprete deve observar, dentre outros, o(s) seguinte(s) preceito(s) ético(s):
I. confiabilidade;
II. parcialidade;
III. discrição.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

Um aluno escreveu: “Na iscola estou aprendendo muitas coisas.; ...fomos andar de bicicleta no asfauto...”
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 39
A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

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