Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1411 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com base na gramática normativa, analise as informações dos excertos retirados do texto e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Periféricos são dispositivos que podem ser integrados aos computadores para oferecer recursos adicionais durante a sua utilização. São dispositivos periféricos:

  • monitor touch screen;
  • webcam;
  • leitor de código de barras;
  • impressora multifuncional;
  • SSD externo USB;
  • impressora 3D.

Dentre os periféricos listados, quantos podem ser classificados como sendo “dispositivos de entrada e saída”?

Martineau (2014) descreve uma das principais ideias do filósofo Jean-Jacques Rousseau, na qual discutia sobre a educação negativa. As contribuições do referido filósofo à época foram de grande importância para a educação.

É correto afirmar que a educação negativa se define por 

O conselho escolar, o grêmio estudantil e o conselho de classe, em relação ao princípio da gestão democrática da escola, devem ser vistos como

Os cursos de qualificação profissional técnica e os cursos técnicos, na forma articulada integrada com o ensino médio na modalidade de EJA, devem assegurar o mínimo de quantas horas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Dadas as afirmativas sobre a questão da carga horária no ensino fundamental e médio,

I. A Lei nº 9.394/1996 orienta que os estabelecimentos de ensino devem oferecer aos seus alunos, quer no ensino fundamental, quer no ensino médio, o mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar.

II. Os alunos podem, no ensino médio e na educação profissional, em regime não seriado, assumir número de dias inferior ao indicado na legislação, arcando, contudo, com a dilação proporcional do prazo de integralização de seu curso.

III. A flexibilidade na organização curricular no ensino médio e na educação profissional (como também na educação superior) implica em que se permita ao aluno, em regimes curriculares, como os de crédito, ou modulares, assumir unidades curriculares que se efetivem em números de dias inferior a 180.

verifica-se que está/ão correta/s

A APMF pode receber recursos financeiros de órgãos públicos, para tanto, entre vários documentos, deve apresentar

No que se refere às concepções de avaliação por parte dos alunos, Armando, nessa tirinha, concebe a avaliação como sendo

Segundo a Constituição Federal Brasileira, na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a 

A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a

Ressalta-se a importância do método montessoriano em sala de aula e em áreas distintas. Na educação, para desenvolver um projeto que elucide o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico da criança, baseado na teoria de Montessori, é necessário considerar os seguintes princípios básicos:

I. Autoeducação e Educação Cósmica;
II. Educação como Ciência e Ambiente Preparado;
III. Educação Milenar e Ambiente Preparado;
IV. Educação Transformadora e Criança Equilibrada;
V. Adulto Preparado e Criança Equilibrada.

verifica-se que estão corretos apenas

O sistema de avaliação do Saeb tem como objetivo medir a qualidade da educação a partir de sete eixos. O eixo atendimento escolar desdobra-se nos temas: 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas aplicadas

A afirmação feita pela autora: “A história é práxis (como vimos,práxis significa um modo de agir no qual o agente, sua ação e o produto de sua ação são termos intrinsecamente ligados e dependentes uns dos outros, não sendo possível separá referência à função da linguagem cuja meta é explicar a própria linguagem centrada no próprio código. 

A alternativa que corresponde a essa definição é a função

Assinale a alternativa em cujo verso desse poema a pessoa ou coisa, tendo em vista a ação verbal, recebe a ação.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282