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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Prestai atenção às coisas que vos contam, em família, na rua, nos cafés, em várias letras de forma, [...]” (4º§) A forma verbal “prestai” foi usada no texto com a finalidade de:

Um concurso público para provimento do cargo de soldado previu a contratação de 250 novos soldados a serem distribuídos entre as três regiões de Santa Catarina: 1ª Região – Florianópolis; 2ª Região – Lages; e, 3ª Região – Chapecó. Finalizadas as etapas do certame, os novos soldados foram distribuídos da seguinte forma:

● para as 2ª e 3ª Regiões, o total de soldados supera em 40 unidades o quantitativo de soldados que foram para a 1ª Região;
● aumentando-se em 50% o número de soldados que foram para a 2ª Região, teria-se uma unidade a mais do que a metade do total de soldados do concurso público.

De posse dessas informações, é correto afirmar que neste concurso a diferença entre o número de soldados que foram para a 2ª Região supera a quantidade dos que foram para a 3ª Região em quantas unidades?

Considerado um dos governos democráticos de cunho populista, a “Era JK” efetivamente promoveu a modernização e um significativo crescimento da economia.

Para tentar cumprir suas promessas de campanha, JK, como ficou conhecido, optou por uma política econômica baseada no desenvolvimento industrial que, dentre outros fatore

Um dos maiores desafios do movimento pan-africano é garantir o fortalecimento da África no século XXI, em meio à pobreza, guerras, doenças e corrupção.

Esse movimento pan-africano

A imagem evidencia a ação da continentalidade e da maritimidade sobre os climas a partir das diferenças na absorção e liberação 
de calor entre terra e água.

A ação combinada da continentalidade e da maritimidade origina os seguintes fenômenos climáticos:

Segundo a Lei nº 10.861/2004, a avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas:

I. ao perfil do corpo docente;

II. às instalações físicas; 

III. à organização didático-pedagógica;

IV. a sua sustentabilidade financeira.

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

O Programa, no Brasil, que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais denominado de 

Nas fases de avaliação e controle de um projeto, as ações de controle reativas devem garantir que 

Qual é a categoria para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação ao qual se refere essa modalidade de avaliação descrita no texto?

Dadas as afirmativas, considerando os aspectos normativos presentes nas falas do personagem Armandinho, quadrinhos, 

I. O pronome demonstrativo essas (primeiro quadrinho) indica distância da situação de fala.

II. O pronome demonstrativo essas (primeiro quadrinho) sugere retomada de informação distante no texto.

III. No último quadrinho, há um fator de ocorrência para próclise na norma-padrão, que é o advérbio de negação não.

IV. No primeiro quadrinho, até é uma palavra denotativa de inclusão e funciona como operador argumentativo.

verifica-se que estão corretas apenas

Analise as afirmativas que seguem, considerando alguns dos elementos da construção narrativa.

I. No texto, a postura do personagem-tipo é de um ressentimento individual, que, embora explicite as relações de poder entre os dominantes e seu subalternos, não reivindica uma mudança das relações de exploração em geral. 

II. O personagem-tipo pertence à classe dominante que, necessariamente, não tem condições de uma consciência plena como classe. 

III. O personagem Luís quer ser apenas prestigiado e, se possível, chegar ao mesmo patamar da classe que o oprime; por isso, reivindica uma mudança das relações de exploração. 

IV. No trecho: “Não grito: habituei-me a falar baixinho na presença dos chefes. [...] então eu não era nada?”, é possível reconhecer que são palavras ditas pelo personagem Luís, mas não há verbo de dizer, não há travessão nem aspas. Isso está integrado ao discurso indireto do narrador.

verifica-se que está/ão correta/s apenas

Dadas as afirmativas a respeito da evolução dos modelos de administração pública, 

I. O modelo patrimonialista de administração pública põe o patrimônio público do estado à frente do serviço público, diferentemente do modelo burocrático, que confere especial relevância ao serviço público prestado pelo estado.

II. O modelo burocrático de administração pública tem por traço característico, dentre outros, o profissionalismo, a hierarquia funcional e a impessoalidade, todos com a finalidade, por um lado, de se atingir a efetividade no controle dos abusos estatais, mas, por outro lado, apresenta desvantagens que o torna ineficiente, dada a sua rigidez e ao excesso de formalização, por exemplo.

III. De uma forma geral, o modelo gerencial de administração pública baseia-se nos seguintes fatores: interesse público, responsabilidade, descentralização, participação social, transparência, honestidade, liderança e eficiência.

IV. Sendo o modelo patrimonialista de administração pública derivado dos estados absolutistas, inexiste correlação entre ele e a prática de nepotismo, próprio do modelo burocrático e proveniente do estado liberal.

verifica-se que está/ão correta/s

Dispositivos de hardware adicionais podem ser conectados a um computador pessoal para a realização de ações específicas. Tais 
dispositivos são conhecidos como periféricos e podem ser classificados como sendo de entrada, de saída ou de entrada e saída, a depender do seu funcionamento. O quadro apresenta, em sua primeira coluna, as três classificações consideradas para os periféricos, enumeradas de 1 a 3. A segunda coluna apresenta uma lista de periféricos utilizados atualmente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, que corresponde à classificação de cada periférico. 

Segundo a LDB, Lei nº 9.394/1996, comprovada a negligência para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá a autoridade competente responder processo por crime

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende: 

I. buscar refúgio e auxílio permitido pelo estado;
II. ter sua crença e culto religioso orientados e autorizados pela família; 
III. participar da vida política, na forma da lei.

verifica-se que está/ão correta/s

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