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A alfabetização promove ao indivíduo a capacidade de ler e escrever, sendo um processo pelo qual a pessoa adquire o conhecimento de um código e habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, domina técnicas para exercer a arte e a ciência da escrita e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão, interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização deve seguir juntamente com o letramento, apesar de serem dois processos de significados diferentes. O letramento abrange o conjunto de habilidades relacionadas à leitura e escrita, como também reconhecimento de letras e palavras, compreensão de textos, habilidades gramaticais e ortográficas, dentre outros. Sobre as estratégias que possam ser utilizadas para estimular o letramento infantil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Usar livros é essencial para estimular a leitura. Permitir que as crianças escolham os livros que desejam ler e reservar um lugar tranquilo destinado à leitura é fundamental para incentivar o letramento. É importante deixá-los ao alcance das crianças, sendo possível manuseá-los e explorá-los sempre que quiserem.

( ) A leitura é uma das atividades mais importantes para o incentivo do letramento infantil. Portanto, ler para as crianças todos os dias, torna-se uma maneira cansativa de estimular o interesse pela leitura e o vocabulário. Além disso, a leitura compartilhada pode tirar a independência e autonomia da criança.

( ) Além da leitura, a escrita é uma habilidade essencial do letramento. Estimular a criança escrever desde cedo, mesmo que 
seja apenas rabiscos ou letras soltas, se torna um método conjunto, auxilia o entendimento e desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, assim como o pensamento crítico e a interpretação de texto.

A sequência está correta em

Historicamente, desde o método científico até a quebra do seu paradigma, a pesquisa era considerada privilégio de poucos que detinham os saberes e procedimentos para a sua efetivação; esse pensamento hierárquico ainda tem grandes repercussões atualmente. Uma delas é mencionada por Tardif na valorização dos saberes universitários frente aos saberes dos professores. Acerca do exposto e considerando a pesquisa na prática docente, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Analise as situações hipotéticas a seguir considerando que todos os personagens são servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e regidos pela Lei Municipal nº 3.526/2003.

I. Berenice é professora II com regência em turmas do primeiro segmento (1ª a 4ª série do ensino fundamental); sua carga horária é de doze horas semanais.
II. Elizabeth é professora I com regência de turma de 5ª a 8ª série do ensino fundamental; sua carga horária é de doze horas semanais.
III. Cláudia é professora III; sua carga horária é de quarenta horas semanais. 


Considerando o Estatuto do Magistério Público Municipal, está INCORRETA a carga horária apenas de 

Durante uma viagem de férias, Michele resolveu experimentar uma pizza que vinha em um formato de um decágono regular. Para comer essa pizza, Michele a dividiu em 10 pedaços iguais, formando 10 triângulos isósceles idênticos. Sendo assim, o valor do maior ângulo interno do triângulo formado por cada pedaço é:

A professora mostra um livro de literatura infantil a Miguel, aluno autista com bom nível de expressão oral, e solicita a leitura 
do trecho: “o rato falou para a pata: o céu pegou fogo”. 

Professora: Leia Miguel.
Miguel: Rato. E este nome aqui é o pato. (aponta para a palavra pata)
Professora: Muito bem, é isso mesmo.
Miguel: Falou com a pata...
Professora: Falou o quê?
Miguel: Falou que o céu pegou fogo!
Professora: Quem disse isso?
Miguel: O rato falou para a pata que o céu pegou fogo.

A análise da interação permite afirmar que o aluno empregou estratégia de:

Gabriel está à procura de uma churrascaria para almoçar durante o final de semana e, depois de selecionar as melhores churrascarias da cidade, optou por duas que eram melhores avaliadas. As duas churrascarias tinham as mesmas opções de almoço e a mesma qualidade no atendimento; a diferença ficava por conta do valor cobrado pelo serviço, conforme tabela a seguir:

Como Gabriel sempre compra uma unidade de sobremesa após almoçar, é correto afirmar que a churrascaria A passará a ser financeiramente mais atrativa para quantidades de churrasco que pesem a partir de qual peso?

Sabemos que o referencial curricular da rede é o documento que define e estabelece, considerando a Base Nacional Comum 
Curricular (BNCC), os direitos de aprendizagem dos estudantes brasileiros para cada etapa/ano/série da educação básica 
por meio do desenvolvimento de competências e habilidades. É quase impossível, tendo em vista as dificuldades de aprendizagem, que todos avancem sem algum comprometimento; de outro lado, é importante compreender que não é possível 
que o estudante avance na escolaridade sem aprender e que, infelizmente, há um acúmulo de defasagens que precisará 
ser trabalhado. É preciso construir uma trajetória de aprendizagem que dê conta de recompor e interromper a produção 
de novas defasagens. Para que isso aconteça, a reorganização curricular é indispensável para que os estudantes avancem 
no desenvolvimento de outras habilidades, devendo ser orientada pelos critérios de:

Entenda a Lei Brasileira de Inclusão


A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.

A Lei foi editada em 06 de julho de 2015, mas entrou em vigor no dia 03 de janeiro de 2016, após cumprir um período de vacância de 180 dias, passando a beneficiar mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, de acordo com os dados do IBGE.

A Lei Brasileira de Inclusão foi criada a fim de dar efetividade à Convenção Internacional da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados pelo Brasil, em Nova York, no dia 30 de março de 2007.

A principal inovação da LBI foi a mudança no conceito jurídico de “deficiência”, que deixou de ser considerada como uma condição estática e biológica da pessoa, passando a ser tratada como o resultado da interação das barreiras impostas pelo meio com as limitações de natureza física, mental, intelectual e sensorial do indivíduo.

No entanto, mais do que o conceito de deficiência, a LBI trata de diversas ferramentas para garantir que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados, e para que possam se defender da exclusão, da discriminação, do preconceito e da ausência de acesso real a todos os setores da sociedade.

Tamanha a gama de ferramentas introduzidas pela LBI, que dentre o seu texto encontram-se dispositivos que alteraram normas estabelecidas no Código Eleitoral, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto das Cidades, Código Civil, Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, dentre outras.

A LBI assegura às pessoas com deficiência a oferta de sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, de acordo com suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Estabeleceu, ainda, o dever do poder público, dentre outros, de instituir projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

Importante destacar que a LBI estabelece que as instituições privadas, de qualquer nível ou modalidade, devem cumprir todas as políticas de inclusão e oferecimento de atendimento educacional especializado, sendo proibida a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas.


(Ivan Almeida. Disponível em: https://www.politize.com.br/lei-brasileira-de-inclusao/. Fragmento. Acesso em: 12/2002.)

Os conectivos são recursos utilizados para estabelecer a relação de sentido entre as palavras e entre as partes do texto. Assim, o texto se torna coeso. Analise o emprego do conectivo “mas” no seguinte trecho: “A Lei foi editada em 06 de julho de 2015, mas entrou em vigor no dia 03 de janeiro de 2016, [...]” (2º§) Assinale a alternativa que substitui o conectivo “mas” de modo que a relação expressa no trecho seja mantida.

O Microsoft Word 2019 (Configuração Padrão – Idioma Português Brasil) oferece tipos de alinhamento de texto, sendo eles: 
alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado ou justificado. Em idiomas em que a escrita é da direita para a esquerda, como árabe ou hebraico, o alinhamento à direita é comum e natural. Para selecionar todo o texto e, em seguida, alinhá-lo à direita, quais teclas de atalho devem ser utilizadas pelo usuário, respectivamente?

Determinada escola possui 5 secretárias que são responsáveis pelo controle de documentos de professores e alunos: Cristiana, Marcela, Amanda, Denise e Noemi. Sabe-se que Cristiana é mais velha que Marcela e mais nova que Amanda. Além disso, Amanda é mais velha que Denise, que não é mais velha que Cristiana. Se Noemi não é mais velha que Marcela, pode-se deduzir, necessariamente, que:

Pessoas surdas são atendidas pelo correio

Surdos e pessoas com deficiência de fala têm um novo canal de comunicação na Central de Atendimento dos Correios. A 
empresa disponibilizou um número telefônico exclusivo que vai atender chamadas feitas a partir de um Terminal Telefônico 
Para Surdos. Esse aparelho tem um teclado que permite à pessoa com deficiência auditiva ou da fala digitar uma mensagem de 
texto para o destinatário e, assim, se comunicar com outras pessoas. A intenção é permitir que surdos, mudos e pessoas com 
deficiência de fala tenham acesso à informações sobre produtos e serviços e possam registrar manifestações. O novo canal 
funciona das 8 horas da manhã até às 8 da noite, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, das 8 às 2 horas da tarde. Não há 
atendimento aos domingos e feriados. Quem quiser usar o serviço, pode ligar no número 0800 725 0898. De acordo com o 
último censo do IBGE, há cerca de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil.

(Disponível em: https://assistivaitsbrasil.wordpress.com. Acesso em: novembro de 2024.)

O serviço descrito objetiva contemplar:

Determinada escola pública que oferta a etapa do ensino fundamental, em um município localizado no interior do estado, 
recebe uma criança com deficiência que vem com sua família procurando uma vaga para se matricular; entretanto, não 
apresenta o laudo médico. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), como a escola deverá 
proceder? 

Em uma escola que atende a etapa do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), duas professoras regentes de turma 
com formação exclusiva em pedagogia têm experiência com alunos público-alvo da educação especial e solicitam o 
cumprimento integral da jornada de trabalho, atuando como professoras especializadas em educação especial na Sala de 
Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando a legislação sobre o tema, é correto afirmar que o pedido:

A Ana Paula, em relação às outras crianças, eu tratava como igual, porque realmente ela se comportava igual, como as outras 
crianças... Ela já veio alfabetizada, só que eu tinha que orientar (...). Ela lia muito bem, ela já sabia fazer treino ortográfico, 
ditado, ela fazia tudo direitinho, copiava da lousa e tudo.

(Ângela – professora da 1ª série de Ana Paula, aluna com Síndrome de Down.)

O depoimento acerca da aluna sinaliza no sentido de que a prática pedagógica dessa professora:

As ações de flexibilização e adequação curriculares não são desenvolvidas apenas por um segmento de atores educacionais, 
revelando realizações em diferentes níveis de atuação. Quando envolvem ações em que estejam contemplados todos os 
segmentos da comunidade escolar, além daquelas diretamente relacionadas ao planejamento e execução dos componentes 
curriculares, tais como: conteúdos programáticos (o que ensinar); objetivos (para que ensinar); sequência temporal dos conteúdos (quando ensinar); metodologia de ensino (como ensinar) e avaliação do processo ensino-aprendizagem (o quê, como 
e quando avaliar), tem-se o nível de atuação em:

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