Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58536 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito dos contratos, julgue os próximos itens à luz do Código Civil.

Caso os materiais para construção de obra decorrente de

contrato em que o empreiteiro se responsabilize apenas pela

mão de obra pereçam, o prejuízo recairá sobre o dono do

empreendimento.

Acerca da execução no processo civil, julgue os seguintes itens conforme a jurisprudência do STJ.

Deve ser reconhecida a litispendência entre os embargos à execução fiscal e a ação anulatória do débito proposta anteriormente ao ajuizamento da execução fiscal embargada, se forem identificadas as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido nas demandas.

Julgue os itens seguintes, relativos ao mandado de segurança, à ação de desapropriação e às medidas cautelares.

Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudência, na hipótese de o réu descumprir determinação judicial em medida cautelar autônoma de exibição de documento, o fato que se queria comprovar com o documento será tido como verdadeiro na ação principal, caso esta ação verse sobre direito disponível.

À luz da legislação e da doutrina pertinentes às sociedades empresárias, julgue os próximos itens.

O sócio que transferir crédito para fins de integralização de quota social responderá pela solvência do devedor e o que transmitir domínio de imóvel responderá pela evicção.

À luz da legislação e da doutrina pertinentes às sociedades empresárias, julgue os próximos itens.

Para que se efetive a exclusão do sócio remisso no âmbito das sociedades limitadas, é imprescindível que tal hipótese conste do contrato social.

Acerca dos impedimentos, direitos e deveres do empresário, julgue os itens que se seguem de acordo com a legislação vigente.

O incapaz não pode ser autorizado a iniciar o exercício de uma atividade empresarial individual, mas, excepcionalmente, poderá ele ser autorizado a dar continuidade a atividade preexistente.

No que se refere aos sujeitos do direito internacional e às suas imunidades, julgue os itens subsequentes.

Todos os Estados-membros de uma organização internacional,

cuja instituição dá-se sempre por meio de tratado, têm direito

a voz e voto na assembleia geral da organização.

Com relação ao sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, julgue os seguintes itens.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos — órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos encarregado de promover e proteger os direitos humanos no continente americano — detém, juntamente com os Estados-partes do Pacto de San José da Costa Rica, competência exclusiva para a propositura de ações perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Julgue os itens seguintes, acerca da condição jurídica do estrangeiro.

O titular de visto diplomático cujo prazo previsto de estada no Brasil seja superior a noventa dias deverá providenciar seu registro no Ministério das Relações Exteriores.

No que diz respeito à cooperação jurídica internacional e à

A autoridade judiciária brasileira é competente, com exclusão de qualquer outra autoridade, para conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil.

Um servidor público, concursado e estável, praticou crime de corrupção passiva e foi condenado definitivamente ao cumprimento de pena privativa de liberdade de seis anos de reclusão, em regime semiaberto, bem como ao pagamento de multa. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

As penas aplicadas não impedem nova condenação pelo mesmo fato em ação de improbidade administrativa, podendo o agente público ser novamente punido com a pena de perda da função pública e multa, entre outras previstas na lei específica.

Ao receber uma denúncia anônima por telefone,

a autoridade policial realizou diligências investigatórias prévias

à instauração do inquérito policial com a finalidade de obter

elementos que confirmassem a veracidade da informação.

Confirmados os indícios da ocorrência de crime de extorsão,

o inquérito foi instaurado, tendo o delegado requerido à

companhia telefônica o envio de lista com o registro de ligações

telefônicas efetuadas pelo suspeito para a vítima. Prosseguindo

na investigação, o delegado, sem autorização judicial,

determinou a instalação de grampo telefônico no telefone do

suspeito, o que revelou, sem nenhuma dúvida, a materialidade e a

autoria delitivas. O inquérito foi relatado, com o indiciamento

do suspeito, e enviado ao MP.

Nessa situação hipotética, considerando as normas relativas à

investigação criminal,

a interceptação telefônica efetuada poderá ser convalidada se o suspeito, posteriormente, confessar espontaneamente o crime cometido e não impugnar a prova.

oão, empregado de uma empresa terceirizada que presta

serviço de vigilância a órgão da administração pública direta,

subtraiu aparelho celular de propriedade de José, servidor público

que trabalha nesse órgão.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Se devolver voluntariamente o celular antes do recebimento de eventual denúncia pelo crime, João poderá ser beneficiado com redução de pena justificada por arrependimento posterior.

No que diz respeito à seguridade social, julgue os itens a seguir.

De acordo com a CF, a gestão administrativa da seguridade

social deve ser tripartite, ou seja, formada por trabalhadores,

empregadores e governo.

Acerca do RGPS, julgue os itens subsequentes.

Conforme entendimento do STF, não há incidência de

contribuição previdenciária nos benefícios do RGPS, incluído

o salário-maternidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282