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Moreira e Candau (2007) se propõem a discutir o tema
do currículo com profissionais de educação em geral, na
perspectiva da promoção de uma educação de qualidade
para todos e todas, democrática, relevante do ponto
de vista da construção do conhecimento escolar e multiculturalmente
orientada. Entendem currículo como as
experiências escolares que se desdobram em torno do
conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem
para a construção das identidades de nossos/as
estudantes. Além disso, salientam que a palavra currículo
tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados
na escola, que não estão explicitados nos planos e
nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente
percebidos pela comunidade escolar.
Segundo os autores, trata-se do chamado currículo

Ao tratar da formação docente e profissional, Imbernón
(2002) afirma que a formação docente e profissional
deve ser realizada para compreender as mudanças e incertezas
implicadas no exercício da profissão. O autor
sustenta que os professores devem analisar e interiorizar
a situação de incerteza e complexidade que caracteriza
sua profissão e devem renunciar a qualquer forma
de dogmatismo e de síntese pré-fabricada. Desse modo,
para o autor, a ferramenta de formação do professor que
o ajudará a desvendar e resolver problemas ligados ao
processo de ensino-aprendizagem é

Ninguém pode construir a sua identidade independentemente
das relações estabelecidas com os outros e
da representação que os outros possuem a seu respeito.
Para cada um se constituir em sua singularidade é
fundamental a visão que os outros têm de sua pessoa.
Um jovem que convive em um ambiente em que todos
o veem como incompetente tende a se identificar como
incompetente, produzindo uma identidade inferiorizada
(PCN’S. Introdução. 5a a 8a série). Na perspectiva dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (Introdução. 5a a 8a
série), pensar na identidade do adolescente e do jovem
demanda compreender

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB no 05/2009 (Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) estabelece que a proposta pedagógica das instituições desta etapa da educação básica deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o artigo 8º dessa Resolução, acerca da educação infantil, é correto afirmar que

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem
como função complementar ou suplementar a formação
do aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem
as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento
de sua aprendizagem (Artigo 2o, Resolução
CNE/CEB no 4/2009). Segundo o artigo 9o da referida
Resolução, a elaboração e a execução do plano de
AEE são de competência

O direito à educação, entendido como um direito inalienável
do ser humano, constitui o fundamento maior das
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
de 09 (nove) anos. O Ensino Fundamental deve
comprometer-se com uma educação com qualidade social,
igualmente entendida como direito humano. A educação
de qualidade, como um direito fundamental, é, antes
de tudo, relevante, pertinente e equitativa (Resolução
CNE/CEB no 07/2010). Segundo o artigo 5o, § 3º da Resolução,
na perspectiva de contribuir para a erradicação
da pobreza e das desigualdades, a equidade requer que

É fato conhecido que diferentes pessoas, de diferentes
culturas, partilham certos mitos e imagens como, por
exemplo, a figura da mãe associada a um símbolo da
criação. Esse fato exemplifica

A observação lúdica, durante a realização de um psicodiagnóstico

Um adolescente foi encaminhado para uma avaliação diagnóstica pelo fato de ter comentado com um colega de classe sobre a ideia de se matar, pois se sente muito angustiado. Durante a realização da primeira entrevista diagnóstica com os pais e o adolescente, esse fato foi relatado pelos pais e, nesse momento, o jovem não quis se pronunciar. Durante os atendimentos posteriores com o jovem, a conduta do psicólogo deve ser a de

De acordo com a legislação em saúde mental, um hospital psiquiátrico que ofereça serviços médicos e psicológicos, mas não conte com serviços em assistência social, ocupacionais e de lazer

Uma família procura um terapeuta familiar, queixando-se do comportamento dos filhos adolescentes. Segundo os princípios que orientam o atendimento familiar na abordagem sistêmica, o foco do terapeuta deve se voltar para a

Uma das abordagens da Educação Física escolar é a denominada de esportivista (Maldonado e Silva, 2016). Quando esses autores se referem aos escritos de Darido, mencionam que adeptos dessa abordagem entendem que a Educação Física possui como finalidades a busca do rendimento, a seleção e a iniciação esportiva, e seus conteúdos procedimentais têm como foco o esporte e os valores, atitudes e normas ensinados que visam ao desenvolvimento

Rossetto, Ardigó, Corta e D’Angelo (2006) apresentam os princípios pedagógicos do esporte educacional, adotados pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), que estão fundamentados nos quatro pilares da educação para o futuro da UNESCO. Para eles, a pedagogia do esporte deve integrar o fazer, o saber, o conviver e o

Winterstein e Veditti Jr. (In: De Rose Jr., 2009) abordam a motivação para as práticas corporais e para o esporte, destacando o papel da motivação intrínseca e extrínseca.
Para eles, espera-se que o esporte e as práticas corporais sejam realizados movidos por

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