Research on the advantages of group work has NOT identified it as beneficial to
According to Prabhu (1987, p. 25), “observations such as these led in due course to a
clear preference: classroom activities which involved learners in some form of reasoning,
or inferring or inter-relating information in a logical way”.
From these observations emerged a pattern to class procedures which included
According to Prabhu (1987) meaning-focused activities ensure that any attention to form is
Com relação à execução de alvenarias com componentes cerâmicos, assinale a
alternativa CORRETA.
Considerando-se a programação de sondagens de simples reconhecimento do solo para fundações, assinale a alternativa INCORRETA.
As barras em estruturas de concreto armado podem ser ancoradas ao longo de seu
comprimento retilíneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo
com determinadas condições.
Sobre a ancoragem de barras em estruturas de concreto armado, assinale a INCORRETA.
Tomando-se o grau de alavancagem operacional como o único parâmetro de análise de
desempenho empresarial, observe as informações contidas na tabela abaixo.
Diante dos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA.
Na empresa XX, três pessoas com três anos de experiência distintos e com três
competências distintas possuem três salários distintos. Enquanto que, na empresa XY,
três pessoas com três competências iguais, com três habilidades comuns possuem o
mesmo salário.
Sobre essas duas empresas, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas abaixo sobre Educação bilíngue no contexto da educação inclusiva
e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Se a língua de sinais é uma língua natural, aprendida de forma sistematizada; e a
língua oral é aprendida de forma espontânea, as pessoas surdas têm o direito de
ser ensinadas na língua de sinais.
( ) A maior importância da inclusão de alunos surdos está em colocá–los fisicamente
nas escolas comuns, compreendendo que eles devem submeter–se à cultura e à
língua majoritária, sem que as diferenças sociais e linguísticas existentes tenham
alguma importância.
( ) O oralismo é considerado uma imposição social de uma maioria linguística sobre
uma minoria linguística sem expressão.
( ) A LDB prevê atendimento educacional especializado na escola regular, porém
admite que, nos casos de necessidades específicas de alunos que impeçam que
este aluno se desenvolva satisfatoriamente nas classes existentes, que este aluno
teria direito de ser educado em classe ou serviço especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a formação dos professores, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com Soares (2005), no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro,
o ensino da escrita para os surdos não era privilegiado porque
Leia o texto a seguir de Sacks (1998).
“Pois naquela escola progressista, como era considerada, havia uma proibição quase que
insanamente feroz da linguagem dos sinais – não apenas da Linguagem Britânica de
Sinais padronizada, mas também do 'sinal–jargão', a tosca linguagem de sinais
desenvolvida pelas próprias crianças surdas na escola. E, no entanto – o que também é
descrito por Wright –, os sinais floresciam na escola, eram incontroláveis, apesar da
proibição e punições."
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos Surdos. São Paulo: Companhia das
Letras, 1998
A proposta educacional do ambiente escolar descrito no texto acima é
São características do bilinguismo, EXCETO:
Observe as duas sequências de sinais abaixo.

Ambas representam, na Libras:
Em relação às normas e aos critérios tratados na Lei nº 10.098 sobre a acessibilidade nos
Sistemas de Comunicação e Sinalização.
Com relação às pessoas com deficiência auditiva e surdez, assinale a alternativa
INCORRETA.