Em uma certa cidade, o kWh custa R$ 0,60. Uma dona de casa, precisando cortar gastos
na conta de luz, argumenta com seu filho Gabriel que ele terá sua mesada diminuída no
valor equivalente ao custo mensal de seus banhos.
Sabendo-se que Gabriel toma 2 banhos de 10 min cada por dia, considerando um mês de
30 dias e que a potência do chuveiro da casa é de 4200 W, quanto reais serão cortados
da mesada do Gabriel?
Tendo em vista as reflexões de Arroyo (2011) sobre as tensões no campo de currículo em
relação à docência, é INCORRETO afirmar que
Em relação à educação de jovens e adultos, é INCORRETO afirmar que
Uma das metas do Plano Nacional de Educação para o decênio de 2011-2020 é triplicar
as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade
da oferta e, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da expansão em segmento. (Projeto
de Lei 8.035/2010, p. 36).
São consideradas estratégias para a realização dessa meta, EXCETO:
Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão democrática e a organização da escola.
I. A gestão democrática no ensino público é obrigatória e prevista, em geral, para
todas as instituições de ensino, o que inclui decisões coletivas que supõem a
participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos
princípios e finalidades da educação.
II. A gestão deverá constituir-se em instrumento de verticalização das relações na
escola, principalmente na tomada de decisões.
III. As instituições têm obrigações complexas e abrangentes, que exigem outra
concepção de organização do trabalho pedagógico, como distribuição da carga
horária, remuneração, estratégias nitidamente definidas para a ação didáticopedagógica
coletiva a qual insira a pesquisa, a criação de novas abordagens e as
práticas metodológicas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
A utilização da tecnologia de maneira inovadora aplicada à educação, e mais
particularmente, à educação a distância deve estar apoiada em uma filosofia de
aprendizagem que propicie aos estudantes, EXCETO:
Sobre a teoria histórico-cultural, é INCORRETO afirmar que
O estabelecimento de uma identidade, uma ideia sólida e coerente de quem são, para
onde estão indo e onde se inserem na sociedade é a principal barreira desenvolvimental
enfrentada pelos adolescentes (SHAFFER, 2009).
Analise as seguintes afirmações sobre a formação de identidade.
I. São considerados quatro os status de identidade: difusão de identidade, sob
execução, moratória e identidade realizada.
II. A formação da identidade é um processo regular, o qual é concluído antes de se
iniciar a vida adulta.
III. No processo de formação de identidade, os membros de grupos minoritários
enfrentam a tarefa adicional de estabelecer uma identidade étnica positiva.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Conforme pontuou Oliveira (2010, p.133), toda seleção e organização de conteúdos
curriculares e metodologias de ensino obedece a princípios filosófico-políticos que
embasam as diversas concepções de educação, do papel social da escola e dos objetivos
da escolarização.
Sobre as bases e princípios para uma ação pedagógica que se almeja democrática, é
INCORRETO afirmar que
A distinção entre os modelos pedagógicos torna-se possível pela identificação do par de
elementos criadores de toda ação pedagógica - o saber, o professor e o aluno.
(OLIVEIRA, 2010).
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos processos
pedagógicos com as suas respectivas características.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Para Vasconcellos (2005), a aplicação limitada da avaliação ao aluno é uma grave
distorção na avaliação escolar. Ela deve abranger todo o processo educacional e social
para a superação de problemas.
Para a alteração das condições objetivas de trabalho, segundo Vasconcellos (2005), é
necessário, EXCETO:
Observe os seguintes excertos.

A canção do Exílio, de Gonçalves Dias, é um dos poemas mais citados nas escolas para se
abordar a intertextualidade.
No caso do poema de Murilo Mendes, a relação intertextual
As alternativas apresentam inovações técnicas e organizações que, uma vez aplicadas à
agricultura brasileira, concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra
no período técnico-científico-informacional, EXCETO em:
Os estudos populacionais e demográficos têm demonstrado as profundas transformações
que o espaço urbano brasileiro vem sofrendo desde, sobretudo, a segunda metade do
século XX.
NÃO se inclui nessas transformações
As alternativas apresentam fenômenos associados à macrourbanização e à
metropolização verificadas no espaço nacional, EXCETO em: