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Em uma certa cidade, o kWh custa R$ 0,60. Uma dona de casa, precisando cortar gastos

na conta de luz, argumenta com seu filho Gabriel que ele terá sua mesada diminuída no

valor equivalente ao custo mensal de seus banhos.

Sabendo-se que Gabriel toma 2 banhos de 10 min cada por dia, considerando um mês de

30 dias e que a potência do chuveiro da casa é de 4200 W, quanto reais serão cortados

da mesada do Gabriel?

Tendo em vista as reflexões de Arroyo (2011) sobre as tensões no campo de currículo em

relação à docência, é INCORRETO afirmar que

Em relação à educação de jovens e adultos, é INCORRETO afirmar que

Uma das metas do Plano Nacional de Educação para o decênio de 2011-2020 é triplicar

as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade

da oferta e, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) da expansão em segmento. (Projeto

de Lei 8.035/2010, p. 36).

São consideradas estratégias para a realização dessa meta, EXCETO:

Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão democrática e a organização da escola.

I. A gestão democrática no ensino público é obrigatória e prevista, em geral, para

todas as instituições de ensino, o que inclui decisões coletivas que supõem a

participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos

princípios e finalidades da educação.

II. A gestão deverá constituir-se em instrumento de verticalização das relações na

escola, principalmente na tomada de decisões.

III. As instituições têm obrigações complexas e abrangentes, que exigem outra

concepção de organização do trabalho pedagógico, como distribuição da carga

horária, remuneração, estratégias nitidamente definidas para a ação didáticopedagógica

coletiva a qual insira a pesquisa, a criação de novas abordagens e as

práticas metodológicas.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

A utilização da tecnologia de maneira inovadora aplicada à educação, e mais

particularmente, à educação a distância deve estar apoiada em uma filosofia de

aprendizagem que propicie aos estudantes, EXCETO:

Sobre a teoria histórico-cultural, é INCORRETO afirmar que

O estabelecimento de uma identidade, uma ideia sólida e coerente de quem são, para onde estão indo e onde se inserem na sociedade é a principal barreira desenvolvimental enfrentada pelos adolescentes (SHAFFER, 2009). Analise as seguintes afirmações sobre a formação de identidade. I. São considerados quatro os status de identidade: difusão de identidade, sob execução, moratória e identidade realizada.
II. A formação da identidade é um processo regular, o qual é concluído antes de se iniciar a vida adulta.
III. No processo de formação de identidade, os membros de grupos minoritários enfrentam a tarefa adicional de estabelecer uma identidade étnica positiva.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Conforme pontuou Oliveira (2010, p.133), toda seleção e organização de conteúdos

curriculares e metodologias de ensino obedece a princípios filosófico-políticos que

embasam as diversas concepções de educação, do papel social da escola e dos objetivos

da escolarização.

Sobre as bases e princípios para uma ação pedagógica que se almeja democrática, é

INCORRETO afirmar que

A distinção entre os modelos pedagógicos torna-se possível pela identificação do par de

elementos criadores de toda ação pedagógica - o saber, o professor e o aluno.

(OLIVEIRA, 2010).

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos processos

pedagógicos com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Para Vasconcellos (2005), a aplicação limitada da avaliação ao aluno é uma grave

distorção na avaliação escolar. Ela deve abranger todo o processo educacional e social

para a superação de problemas.

Para a alteração das condições objetivas de trabalho, segundo Vasconcellos (2005), é

necessário, EXCETO:

Observe os seguintes excertos.


A canção do Exílio, de Gonçalves Dias, é um dos poemas mais citados nas escolas para se

abordar a intertextualidade.

No caso do poema de Murilo Mendes, a relação intertextual

As alternativas apresentam inovações técnicas e organizações que, uma vez aplicadas à

agricultura brasileira, concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra

no período técnico-científico-informacional, EXCETO em:

Os estudos populacionais e demográficos têm demonstrado as profundas transformações

que o espaço urbano brasileiro vem sofrendo desde, sobretudo, a segunda metade do

século XX.

NÃO se inclui nessas transformações

As alternativas apresentam fenômenos associados à macrourbanização e à

metropolização verificadas no espaço nacional, EXCETO em:

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