Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24653 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Helena, condenada a pena privativa de liberdade, sofre, no curso da execução da referida pena, superveniência de doença mental. Nesse caso, o juiz da execução, verificando que a enfermidade mental tem caráter permanente, deverá

Frida foi condenada pela prática de determinado crime. Como nenhuma das partes interpôs recurso da sentença condenatória, tal decisão transitou em julgado, definitivamente, dentro de pouco tempo. Pablo, esposo de Frida, sempre soube da inocência de sua consorte, mas somente após a condenação definitiva é que conseguiu reunir as provas necessárias para inocentá-la. Ocorre que Frida não deseja vivenciar novamente a angústia de estar perante o Judiciário, preferindo encarar sua condenação injusta como um meio de tornar-se uma pessoa melhor.



Nesse sentido, tomando-se por base o caso apresentado e a medida cabível à espécie, assinale a afirmativa correta.

Marco Aurélio é advogado empregado em um escritório de advocacia, com CTPS assinada, tendo acertado na contratação a dedicação exclusiva. Num determinado mês, Marco cumpriu jornada de 2ª a 6ª feira das 12:00 às 21:00 h com intervalo de uma hora para refeição.



Com base no caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

A espiral logarítmica é uma curva plana com a propriedade de que todas as retas pertencentes ao seu plano e que passam por um certo ponto fixo interceptam essa curva fazendo com ela o mesmo ângulo. Ela ocorre com muita frequência na natureza, como por exemplo, nos braços de ciclones tropicais, nos braços de galáxias espirais como a própria Via Láctea e em conchas de moluscos. Mas uma de suas ocorrências mais interessantes é na biologia. Falcões peregrinos, ao se aproximarem de suas presas, não seguem o caminho mais curto, a linha reta, mas sim uma espiral logarítmica. A figura a seguir mostra um falcão peregrino se movendo em uma espiral logarítmica que está no plano horizontal. Note que sua velocidade faz sempre o mesmo ângulo T com a reta que liga o falcão ao ponto P, posição da presa. 

Supondo que o módulo da velocidade do falcão (VF) seja constante no trecho de sua trajetória indicado na figura, assinale a afirmativa correta referente a esse trecho (considere o falcão como uma partícula). tem módulo constante.

Um prego é colocado em frente de um espelho côncavo, paralelamente ao seu eixo principal e com seu ponto médio na mesma vertical que seu centro óptico C, como mostra a figura a seguir. 

A opção que melhor representa a imagem do prego conjugada pelo espelho é

Um bloco em forma de um paralelepípedo, maciço e homogêneo é colocado sobre uma prancha AB de 13m de comprimento, inicialmente horizontal, como ilustra a Figura 1, mas livre para girar em torno do eixo perpendicular ao plano da figura que contém a extremidade A. Gira.se a prancha lentamente, de modo que ela fique inclinada em relação à horizontal, com o bloco em repouso sobre ela, sem deslizar, mas na iminência de tombar, como ilustra a Figura 2, estando a extremidade de B a uma altura h.

Tendo.se em conta as dimensões do bloco indicadas na figura, aaltura h é igual a:

Um átomo de Hidrogênio efetua uma transição de seu primeiro estado excitado para o seu estado fundamental emitindo um fóton. A energia do fóton emitido é

Espectroscopia é uma técnica muito utilizada na identificação de quais elementos químicos estão presentes em uma dada amostra. Suponha que as linhas espectrais emitidas por um certo átomo, designado átomo X, em repouso relativo ao laboratório onde se observam tais linhas, sejam as mostradas na figura a seguir.

Na figura estão marcados os respectivos valores das frequências das linhas espectrais, sendo f1 < f2 < f3 < f4 < f5

Sabendo que esse átomo está presente em uma estrela que se afasta de qualquer laboratório de nosso planeta, assinale a alternativa que melhor representa as linhas espectrais dos átomos X dessa estrela quando observadas em um laboratório de nosso planeta.

Realiza.se um experimento com um pequeno ímã e dois tubos cilíndricos de mesmo comprimento e mesmo raio, um de plástico e outro de cobre. Inicialmente, abandona.se o ímã na extremidade superior do tubo de plástico, com o tubo mantido na vertical e mede.se o tempo gasto pelo ímã para atingir a extremidade inferior do tubo. Isso é feito sem que o ímã toque na parte interna do tubo. Repete.se o experimento, mas agora, com o tubo de cobre. Verifica.se, nesse caso, que o tempo gasto pelo ímã é bem maior do que no caso anterior. Isto ocorre porque a variação do fluxo do campo magnético do ímã através da superfície do tubo de cobre, durante a sua queda, gera correntes induzidas nessa superfície, fazendo com que a queda do ímã seja mais lenta do que dentro do tubo de plástico. O surgimento das correntes induzidas no tubo de cobre é consequência da

Tendo em vista a disciplina constitucional sobre a responsabilidade civil da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum à gestão pública e à gestão privada.  

Assinale a alternativa que apresenta o critério da Gestão Pública que examina a governança e a governabilidade da organização, incluindo os aspectos relativos à transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

No mapeamento de um processo, o fluxograma tem papel relevante, pois ele descreve e mapeia as etapas do processo de forma lógica e planejada.
Com o auxílio do fluxograma, pode-se eliminar erros, evitar duplicidades, eliminar tarefas desnecessárias, otimizar o ciclo etc. Em um fluxograma, o símbolo que indica uma decisão é

Um aspecto organizacional importante da atividade de compras diz respeito à estrutura geral, que pode ser centralizada ou descentralizada e cada estrutura tem vantagens e desvantagens.
Em uma organização com diferentes unidades, situadas em regiões diversas, um departamento de compras com estrutura descentralizada apresenta as vantagens listadas a seguir,   à exceção de uma. Assinale-a.  

“A redução de novas inscrições de dívida ativa como consequência do estímulo à arrecadação dos impostos correntes, bem como a redução do chamado estoque da dívida, atuando efetivamente em sua cobrança tanto de forma amigável quanto ajuizada, são ações fazendárias que possibilitam maior capacidade orçamentária para o atendimento das inúmeras demandas apontadas pelos cidadãos clientes.”
O mecanismo gerencial de um governo empreendedor está mais relacionado ao seguinte procedimento:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282