Entidade beneficente, sem fins lucrativos, que atende aos
requisitos legais e foi declarada de utilidade pública federal,
importou, para fins de integralizar seu ativo fixo, um maquinário
a ser usado na atividade que presta.
Entretanto, no momento do desembaraço aduaneiro, o fiscal do
Estado lhe exige o pagamento do ICMS incidente sobre a
importação da mercadoria, alegando que a imunidade da
entidade é sobre seu patrimônio e não sobre a atividade de
importação, sobre a qual recai a exação.
Neste caso, a entidade
Em determinado procedimento de fiscalização os agentes
fazendários, sem mandado judicial, apreenderam livros contábeis
e arquivos que continham registros de notas fiscais emitidas pela
empresa fiscalizada. Os documentos fiscais e contábeis referidos
subsidiaram a denúncia do MP em face dos gestores da empresa,
por crime de sonegação fiscal.
A denúncia, na hipótese,
Qualquer atividade e empreendimento que utilize água em seu
processo de industrialização ou produção deve se adequar à
Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
De acordo com o Estatuto Social da CONDER, assinale a afirmativa incorreta.
Segundo o Estatuto da CONDER, assinale a afirmativa correta.
Quanto ao empreendedorismo governamental, assinale a afirmativa correta.
Quanto às formas de Administração Pública e as mudanças na
cultura burocrática, analise as afirmativas a seguir.
I. A Administração Pública Gerencial é orientada para o
cidadão, voltada par o consumidor, e se concentra nas
necessidades e perspectivas desse consumidor, o cliente-
cidadão
II. A Administração Burocrática Moderna prega o rigor técnico
com o formalismo, mas deixa de ser centralizada e autoritária
III. Na Administração Gerencial a confiança é limitada e
permanentemente controlada por resultados, porém é
suficiente para permitir a delegação.
Assinale:
Assinale a alternativa que indica a atividade arquivística essencial que determima o ciclo de vida documental.
Com relação aos instrumentos de levantamento de informações
no sistema de Organização e Métodos, analise as afirmativas a
seguir.
I. A entrevista consiste em perguntas que visam obter respostas
que proporcionem dados e informações a respeito do
trabalho ou do fluxo das atividades.
II. A reunião consiste em responder perguntas dos usuários no
sentido de coletar dados e informações das equipes de
trabalho.
III. A observação consiste no acompanhamento do trabalho das
pessoas ou o fluxo das atividades para obter dados e
informações a respeito do trabalho desenvolvido.
Assinale:
“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas. (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao- escolar-apresentacao). O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo. De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.
No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré-operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico”. Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento.
Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( )A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade. ( ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos. ( ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação. As afirmativas são, respectivamente,
Como processo de investigação das questões relacionadas à
sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas
com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se
estabelecem entre escola e a sociedade.
A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social,
obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de
reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas
de suas famílias. Contrapondo-se a esta, uma segunda geração
buscou o efeito das oportunidades escolares, através do
desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz
diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de
resultados.
Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge
uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a
organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as
oportunidades educacionais.
Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela
associados:
1.Primeira geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
2.Segunda geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
3.Terceira geração de estudos sobre desigualdades
educacionais:
( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua
organização curricular, é responsável pelo sucesso ou
fracasso dos alunos.
( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem
socioeconômica do aluno.
( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma
necessidade em busca de uma educação de qualidade.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições. Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa correta.
O gráfico abaixo representa a porcentagem da população com ensino médio completo em diferentes faixas etárias.

A partir do gráfico, analise as afirmativas a seguir.
I. A Coreia do Sul, ao realizar profundas mudanças nas suas estruturas educacionais, ampliou de modo significativo o acesso ao Ensino Medi°.
II. Os Estados Unidos apresentam taxas constantes, o que demonstra que seu sistema educacional já oferecia Ensino Médio a geração mais velha.
III. O Brasil mostra um crescimento da população com Ensino Medio completo, mas ainda muito distante da universalização desse nível de escolaridade.
Assinale: