Se x − 1, x + 1, x + 7 são, nessa ordem, os três primeiros termos de uma progressão geométrica, o quarto termo é
O número de subconjuntos do conjunto { 8,7,6,5,4,3,2 } que têm, pelo menos, um número ímpar é
O valor de uma ação da Bolsa de Valores desvalorizou 20% em junho e valorizou 20% em julho.
Em relação ao seu valor no início de junho, assinale a opção que indica, ao final de julho, o valor dessa ação.
Uma urna contém 10 bolas numeradas de 1 a 10. Três dessas bolas são sorteados aleatoriamente.
A probabilidade de o produto dos três números sorteados ser ímpar é
A soma dos números naturais de dois algarismos que não são múltiplos de 3, é igual a
Considere o sistema linear:

O valor de x é
Em um saco há bolas de apenas dois tamanhos: grandes e pequenas. Cada bola ou é branca ou é preta não havendo outra cor.
Sabe-se que:
• 70% das bolas do saco são brancas.
• 25% das bolas grandes são pretas.
• 40% das bolas pretas são pequenas.
A porcentagem de bolas brancas pequenas no saco é de
A figura a seguir mostra o gráfico da função f(x) = log2x e os pontos:

Considerando f(3) = 1,585, a área do quadrilátero ABCD é igual a
A Lei nº 9394/96, obedecendo ao comando constitucional, estabeleceu em seu Art. 3º, inciso VIII, que o ensino público deveria obedecer ao princípio da gestão democrática. Para sua efetivação, a legislação estabeleceu dois princípios norteadores que deveriam ser postos em práticos nos estabelecimentos públicos de ensino.
Assinale a opção que apresenta esses princípios norteadores.
Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:
“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento."
De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.
Leia o trecho a seguir.
A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.
Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, “os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno." (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013).
Assinale a opção que indica a denominação desse processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar.
O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.
Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.
I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.
II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.
III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.
Está correto o que se afirma em
A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.
Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.
1- Atitudinais
2- Procedimentais
3- Conceituais
( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.
( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.
( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.
1- Assimilação
2- Acomodação
3- Adaptação
( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.
( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.
( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.