Em relação à curva de Phillips e a formação de expectativas dos agentes, analise as afirmativas a seguir.
I. A versão com expectativas adaptativas afirma que os agentes corrigem suas expectativas com base nos erros passados cometidos.
II. Na versão com expectativas racionais, os agentes levam em conta todas as informações disponíveis para formar suas expectativas inflacionárias.
III. Na versão forte das expectativas racionais, na média a expectativa de inflação é igual a inflação efetiva.
Está correto o que se afirma em
Relacione os regimes previdenciários listados a seguir à descrição correta de seu momento ou de suas perspectivas.
1- RGPS urbano
2- RGPS rural
3- RPPS federal
( ) Apresenta elevado déficit, que tende a ser amenizado ao longo dos anos com a introdução do regime complementar, possibilitando migração dos contribuintes do regime antigo e sendo compulsório para os novos contribuintes.
( ) Permite a aposentadoria por idade, mesmo que não tenha contribuído ao longo do ciclo de trabalho.
( ) Sofreu diversas reformas ao longo dos anos, como a introdução do fator previdenciário que limita o benefício para aposentadorias precoces.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Sobre as medidas adotadas pela reforma tributária implementada entre 1964 e 1967, durante o regime militar, assinale a afirmativa correta.
Relacione os impostos listados a seguir, à sua respectiva característica.
1- IPI
2- ITR
3- ITBI
4- ICMS
( ) imposto de competência federal, classificado como imposto sobre a produção e circulação.
( ) imposto de competência federal, aplicado sobre patrimônio, podendo a fiscalização ser do município.
( ) imposto de competência municipal, aplicado sobre patrimônio.
( ) imposto de competência estadual, considerado como imposto sobre a produção e circulação.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Suponha que dois projetos X e Y são comparados e a empresa que for decidir por qual projeto não tem um prazo mínimo para retorno do investimento. Considerando o custo mínimo de atratividade igual a 7%, o projeto X será escolhido se,
Sobre o pórtico plano apresentado, é correto afirmar que o momento fletor de maior valor absoluto vale
A ABNT estabelece exigências e recomendações referentes à seleção e ao projeto de impermeabilização de edificações e construções em geral. Com relação à impermeabilização de edificações, analise as afirmativas a seguir.
I. A camada drenante é um serviço auxiliar em um projeto de impermeabilização de edificações.
II. Os serviços auxiliares de um projeto de impermeabilização são classificados segundo as suas funções.
III. Os tipos de impermeabilização são classificados segundo o material constituinte principal da camada impermeável.
Está correto o que se afirma em
Com relação às escavações em obras de engenharia, analise as afirmativas a seguir.
I. As escavações realizadas em vias públicas ou canteiros de obras devem ter sinalização de advertência, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro.
II. É permitido o acesso de pessoas não autorizadas às áreas de escavação e cravação de estacas.
III. Os serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas devem ter responsável técnico legalmente habilitado.
Está correto o que se afirma em
Sobre as instalações sanitárias do canteiro de obras, preconizadas pela NR-18, assinale a afirmativa incorreta.
A figura mostra o fluxograma típico do sistema de lodos ativados convencional implantado em uma estação de tratamento de esgotos.

O conjunto dos reatores I, II e III trata os esgotos a nível
A figura a seguir mostra uma comporta retangular de 10 m por 8 m de largura. O peso específico da água no local é de 9.800 N/m3. O momento de inércia do retângulo I = bh3/12, onde b é a base e h a altura.

O valor da força P necessária para segurar a comporta na posição mostrada, é de
Para executar um serviço de assentamento de telhas cerâmicas francesas são utilizados pedreiro e serventes, trabalhando 8 horas por dia, com índices de uso horário, respectivamente, de 0,8 h/m2 e 1,6 h/m2.
Uma vez que serão utilizados 4 pedreiros e 8 serventes, a duração do trabalho para executar 400 m2 é de
Pela Lei nº 8.666/93, a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Ela deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da Administração Pública.
O princípio que busca o descerramento oficial do ato administrativo para o conhecimento público, para a validade universal perante as partes e a terceiros e que, uma vez não atendido, deixa de produzir efeitos regulares, deixando o ato sujeito à invalidação, é o da
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA – tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
Assinale a opção que mostra como ela é composta.
Em uma fábrica, foram realizadas medições de temperatura de bulbo úmido natural e de temperatura de globo, sendo seus valores respectivamente iguais a 25 °C e 40 °C.
Considerando que o ambiente é interno e sem carga solar, pode-se afirmar que o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) é igual a