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“O conceito de „Educação em Rede‟ envolve um desenho curricular flexível, sintetizado na expressão vigotskiana ensinar/aprender e na postura freiriana de sermos eternos aprendizes. A primeira, porque se refere ao processo no qual nos incluímos como aprendizes num contexto global de relações dialógicas.” (Margarita Gomez). A segunda, porque:

Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:

Para Vygotsky, as crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los, antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação. Nesse instante a fala dirige, determina e domina o curso da ação; surge, então:

São características vegetais associadas à sobrevivência em ambientes secos as abaixo relacionadas, EXCETO:

A Pedra de Itapuca é um monumento natural

localizado entre as praias de Icaraí e das Flechas, sob

a designação indígena de Itapuca (pedra furada) por

haver tido, em sua forma original, um túnel natural. A

pedra, que foi parcialmente demolida para dar

prosseguimento ao Plano de Arruamento de

1840-1841 (

http://culturaniteroi.com.br/blog/?id=505), abriga a

lenda da índia Jurema e do guerreiro Cauby. Foi

tombada em 1985 pelo Instituto Estadual do

Patrimônio Cultural.




Esta formação rochosa é de gnaisse, um tipo de

rocha:

No último dia 22 de abril, na sede das Nações Unidas, em Nova York, 175 países assinaram o Acordo de Paris contra a mudança climática. Pela primeira vez foi atingido um consenso global em um acordo, no qual todos os países reconhecem que as emissões de gases do efeito estufa precisam ser desaceleradas e, em algum momento, comecem a cair. A emissão atmosférica excessiva dos chamados gases do efeito estufa:

A ausência de fundamentação teórica, o desconhecimento das características dos atletas e a falta de observação e de mensuração das variáveis biomecânicas podem levar o profissional de Educação Física a utilizar uma determinada técnica esportiva que pode não ser a mais adequada às vivências físicas e/ou motoras dos seus alunos ou atletas. Quando todos os pontos do corpo se movem na mesma distância ou direção, ao mesmo tempo, a aplicação de uma força no centro de massa de um corpo de qualquer dimensão faz todos os pontos desse objeto se deslocarem na mesma direção e magnitude, constituindo o movimento de:

Para a melhoria da qualidade da formação escolar, considerando-se as condições socioculturais e educacionais das crianças da comunidade e zelando pela oferta equitativa de aprendizagens e alcance dos objetivos do Ensino Fundamental, a Lei nº 11.114/2005 (16 de maio de 2005), pela alteração dos Artigos 6º, 32 e 87 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), torna obrigatória a matrícula das crianças no Ensino Fundamental de:

A Educação Física no Brasil, durante muito tempo baseou-se nos métodos europeus, principalmente o sueco, o alemão e o francês, que se firmavam em princípios biológicos e faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e científica. Apenas na elaboração da Constituição é que se fez a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais, incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória (e não como disciplina curricular), junto com o ensino cívico e os trabalhos manuais, em todas as escolas brasileiras. Isto ocorreu na década de:

A principal característica do voleibol praticado antes das principais modificações de suas regras era sua dinamicidade. As partidas eram muito demoradas, o que ocasionava ao esporte certa dificuldade de expansão, já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização através de maior dinamismo e previsão temporal. As regras deste esporte modificaram-se com o passar dos anos, refletindo inclusive as necessidades de seus participantes, bem como do conjunto da sociedade. Dentre as regras listadas a seguir, NÃO é correto afirmar que:

As medidas da tendência central são parâmetros estatísticos que permitem que se tenha uma primeira ideia, um resumo de como se distribuem os dados de um experimento científico. O evento ou categoria de eventos que ocorre com maior frequência, indicando o valor ou categoria mais provável, é a medida de tendência central denominada:

“O retorno da xenofobia” é o título de um artigo de um cientista social brasileiro que estudou na Alemanha. Segundo o autor, algumas ideias que se tomavam como absurdas, atrasadas ou superadas, “podem novamente vir a ser atuais e modernas. Isso significa que as ideias não morrem pelo simples decurso do tempo e que, em conformidade com o espírito de uma época, podem retornar”. (ANDRIOLI, A. I. Revista Es paço Acadêmico. Ano II, n. 13, Junho de 2002.) Xenofobia é um termo:

Sobre GENTRIFICAÇÃO é correto afirmar que:

Os blocos econômicos são associações de

países que estabelecem relações econômicas

privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma

soberania comum, ou seja, os parceiros concordam

em abrir mão de parte da soberania nacional em

proveito do todo associado. Os blocos econômicos

são classificados de acordo com seus graus de

integração econômica. A União Europeia é

classificada como:

A redução das taxas de mortalidade é a maior conquista social da história. A humanidade, desde seus primórdios, sempre travou uma luta exacerbada pela sobrevivência. O primeiro desafio colocado à sociedade sempre foi vencer a batalha pela vida e ampliá-la. Melhorá-la foi e continua sendo um combate constante e eterno. O ser humano aprendeu a ludibriar a morte evitando os óbitos precoces e aumentando a sua sobrevida. Se, inevitavelmente, cada indivíduo possui o seu ciclo de nascimento, crescimento e morte, o mesmo não vale para a humanidade, que se perpetua através da descendência das sucessivas gerações. Apesar das péssimas condições de moradia e saúde das cidades industriais, a mortalidade começou a cair na Europa e na América do Norte durante o século XIX, na medida em que progredia a elevação da produtividade do trabalho decorrente dos avanços da Primeira Revolução Industrial. São razões para diminuição da mortalidade:

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