Texto 4
Jogos florais I
Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre.
Jogos florais II
Minha terra tem Palmares
memória cala-te já.
Peço licença poética
Belém capital Pará.
Bem, meus prezados senhores
dado o avançado da hora
errata e efeitos do vinho
o poeta sai de fininho.
(será mesmo com dois esses
que se escreve paçarinho?)
(CACASO, Antônio Carlos de Brito. IN HOLLANDA,
Heloísa Buarque de. (org.). 26 poetas hoje. Rio de
Janeiro: Labor, 1976, p. 35.)
A característica que marca o gênero literário predominante no texto 4 é:
Uma jarra contém 900 gramas de uma mistura de água e açúcar, representando o açúcar 15% do total. A quantidade de água que se deve acrescentar à mistura para que o açúcar passe a representar 5% é:
No depósito de uma escola há 540 cadernos,
300 lápis e 360 canetas. Para melhor controle serão
formados lotes, sem misturar os itens e de forma
que todos os lotes terão o mesmo número de itens.
O menor número de lotes que poderão ser
formados nessas condições é:
Um quilo de tomate custa R$ 7,00, enquanto
um quilo de cebola custa R$ 5,40.Jorge comprou
no total 12 quilos de tomate e cebola e gastou R$
76,00 . Pode-se afirmar que a quantidade de tomate
comprada por ele foi:
Uma situação muito comum que ocorre nas escolas são os pequenos desmaios ou mesmo tombos que têm como consequência ferimentos leves. Nesses dois casos, quando a vítima ainda pode andar, o transporte adequado da vítima é o:
Numa escola de horário parcial, as salas são varridas ao final do dia. Considerando-se que há 28 salas para serem varridas e em cada sala um auxiliar de limpeza gasta em torno de 12 minutos, o número de varredores necessários para que a tarefa seja concluída em pouco menos de uma hora será:
Em “não DIGA palavras obscenas” (6º parágrafo), o verbo em destaque apresenta modificação no seu radical ao ser conjugado, tal como o verbo:
Leia o texto abaixo e responda às questões
propostas.
Segurança
1 O ponto de venda mais forte do condomínio
era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os
jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia,
acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada
por um muro alto. Havia um portão principal com
muitos guardas que controlavam tudo por um
circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio
os proprietários e visitantes devidamente
identificados e crachados.
2 Mas os assaltos começaram assim mesmo.
Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.
3 Os condôminos decidiram colocar torres
com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro
lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no
portão de entrada. Agora não só os visitantes eram
obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus
familiares também. Não passava ninguém pelo
portão sem se identificar para a guarda. Nem as
babás. Nem os bebês.
4 Mas os assaltos continuaram.
5 Decidiram eletrificar os muros. Houve
protestos, mas no fim todos concordaram. O mais
importante era a segurança. Quem tocasse no fio
de alta tensão em cima do muro morreria
eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local
um batalhão de guardas com ordens de atirar para
matar.
6 Mas os assaltos continuaram.
7 Grades nas janelas de todas as casas. Era
o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os
altos muros, e o fio de alta-ensão, e as patrulhas, e
os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado,
erguida dentro do perímetro, não conseguiriam
entrar nas casas. Todas as janelas foram
engradadas.
8 Mas os assaltos continuaram.
9 Foi feito um apelo para que as pessoas
saíssem de casa o mínimo possível. Dois
assaltantes tinham entrado no condomínio no banco
de trás do carro de um proprietário, com um
revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a
casa, depois saíram no carro roubado, com crachás
roubados. Além do controle das entradas, passou a
ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair,
só com um exame demorado do crachá e com
autorização expressa da guarda, que não queria
conversa nem aceitava suborno.
10 Mas os assaltos continuaram.
11 Foi reforçada a guarda. Construíram uma
terceira cerca. As famílias de mais posses, com
mais coisas para serem roubadas, mudaram-se
para uma chamada área de segurança máxima. E
foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode
entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num
local predeterminado pela guarda, sob sua severa
vigilância e por curtos períodos.
12 E ninguém pode sair.
13 Agora, a segurança é completa. Não tem
havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo
seu patrimônio. Os ladrões que passam pela
calçada só conseguem espiar através do grande
portão de ferro e talvez avistar um ou outro
condômino agarrado às grades da sua casa,
olhando melancolicamente para a rua.
14 Mas surgiu outro problema.
15 As tentativas de fuga. E há motins
constantes de condôminos que tentam de qualquer
maneira atingir a liberdade.
16 A guarda tem sido obrigada a agir com
energia.
(VERÍSSIMO, Luiz Fernando. http://www.passeiweb.com/estudos
/livros/comedias_para_se_ler_na_escola)
Pode-se depreender da leitura do 11º
parágrafo em diante do texto que, após serem
tomadas as medidas para impedir a entrada e a
saída de pessoas do condomínio, acabando com os
assaltos, alguns condôminos se amotinavam e
tentavam fugir por se sentirem:
“e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa” (13º §) Feitas as alterações na redação do fragmento acima, pode-se afirmar que houve erro no emprego do acento indicativo da crase em:
A Portaria 087/2011, que estabelece a proposta pedagógica para a Rede Municipal de Ensino de Niterói, no capítulo IV – Da Educação Especial – afirma que será considerado como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que apresente:
Segundo Zabala, as concepções que entendem a educação como formação integral criticam o uso dos conteúdos disciplinares como única forma de definir os objetivos educacionais; para tais concepções, serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que:
A ação disciplinar ulterior à absolvição no juízo da pena:
Sobre as normas e condutas para quem trabalha com arquivo, coloque ( C) para as condutas corretas e adequadas e ( E) para as condutas erradas e inadequadas. ( ) Usar luvas e máscaras quando estiver em contato com a documentação. ( ) Ao consultar documento avulso, tirá-lo do local e da ordem em que se encontra e não apoiá-lo sobre outro documento. ( ) Em hipótese alguma é permitida a circulação de pessoas estranhas nas dependências de guarda do acervo. ( ) Ao fazer anotações, deve-se depositar as folhas diretamente sobre a mesa; nunca escrever em cima de outros documentos. A ordem correta de cima para baixo é:
O documento individual que será preenchido no momento em que é efetivada a matrícula do aluno na escola e que deverá conter todos os dados pessoais do aluno, inclusive endereço completo é:
As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).
O vocativo adequado para o pronome de tratamento Vossa Senhoria é: