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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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Texto 4

Jogos florais I

Minha terra tem palmeiras

onde canta o tico-tico.

Enquanto isso o sabiá

vive comendo o meu fubá.

Ficou moderno o Brasil

ficou moderno o milagre:

a água já não vira vinho,

vira direto vinagre.

Jogos florais II

Minha terra tem Palmares

memória cala-te já.

Peço licença poética

Belém capital Pará.

Bem, meus prezados senhores

dado o avançado da hora

errata e efeitos do vinho

o poeta sai de fininho.

(será mesmo com dois esses

que se escreve paçarinho?)

(CACASO, Antônio Carlos de Brito. IN HOLLANDA,

Heloísa Buarque de. (org.). 26 poetas hoje. Rio de

Janeiro: Labor, 1976, p. 35.)

A característica que marca o gênero literário predominante no texto 4 é:

Uma jarra contém 900 gramas de uma mistura de água e açúcar, representando o açúcar 15% do total. A quantidade de água que se deve acrescentar à mistura para que o açúcar passe a representar 5% é:

No depósito de uma escola há 540 cadernos, 300 lápis e 360 canetas. Para melhor controle serão formados lotes, sem misturar os itens e de forma que todos os lotes terão o mesmo número de itens.
O menor número de lotes que poderão ser formados nessas condições é:

Um quilo de tomate custa R$ 7,00, enquanto

um quilo de cebola custa R$ 5,40.Jorge comprou

no total 12 quilos de tomate e cebola e gastou R$

76,00 . Pode-se afirmar que a quantidade de tomate

comprada por ele foi:

Uma situação muito comum que ocorre nas escolas são os pequenos desmaios ou mesmo tombos que têm como consequência ferimentos leves. Nesses dois casos, quando a vítima ainda pode andar, o transporte adequado da vítima é o:

Numa escola de horário parcial, as salas são varridas ao final do dia. Considerando-se que há 28 salas para serem varridas e em cada sala um auxiliar de limpeza gasta em torno de 12 minutos, o número de varredores necessários para que a tarefa seja concluída em pouco menos de uma hora será:

Em “não DIGA palavras obscenas” (6º parágrafo), o verbo em destaque apresenta modificação no seu radical ao ser conjugado, tal como o verbo:

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

Segurança

1 O ponto de venda mais forte do condomínio

era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os

jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia,

acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada

por um muro alto. Havia um portão principal com

muitos guardas que controlavam tudo por um

circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio

os proprietários e visitantes devidamente

identificados e crachados.

2 Mas os assaltos começaram assim mesmo.

Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.

3 Os condôminos decidiram colocar torres

com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro

lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no

portão de entrada. Agora não só os visitantes eram

obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus

familiares também. Não passava ninguém pelo

portão sem se identificar para a guarda. Nem as

babás. Nem os bebês.

4 Mas os assaltos continuaram.

5 Decidiram eletrificar os muros. Houve

protestos, mas no fim todos concordaram. O mais

importante era a segurança. Quem tocasse no fio

de alta tensão em cima do muro morreria

eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local

um batalhão de guardas com ordens de atirar para

matar.

6 Mas os assaltos continuaram.

7 Grades nas janelas de todas as casas. Era

o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os

altos muros, e o fio de alta-ensão, e as patrulhas, e

os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado,

erguida dentro do perímetro, não conseguiriam

entrar nas casas. Todas as janelas foram

engradadas.

8 Mas os assaltos continuaram.

9 Foi feito um apelo para que as pessoas

saíssem de casa o mínimo possível. Dois

assaltantes tinham entrado no condomínio no banco

de trás do carro de um proprietário, com um

revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a

casa, depois saíram no carro roubado, com crachás

roubados. Além do controle das entradas, passou a

ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair,

só com um exame demorado do crachá e com

autorização expressa da guarda, que não queria

conversa nem aceitava suborno.

10 Mas os assaltos continuaram.

11 Foi reforçada a guarda. Construíram uma

terceira cerca. As famílias de mais posses, com

mais coisas para serem roubadas, mudaram-se

para uma chamada área de segurança máxima. E

foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode

entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num

local predeterminado pela guarda, sob sua severa

vigilância e por curtos períodos.

12 E ninguém pode sair.

13 Agora, a segurança é completa. Não tem

havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo

seu patrimônio. Os ladrões que passam pela

calçada só conseguem espiar através do grande

portão de ferro e talvez avistar um ou outro

condômino agarrado às grades da sua casa,

olhando melancolicamente para a rua.

14 Mas surgiu outro problema.

15 As tentativas de fuga. E há motins

constantes de condôminos que tentam de qualquer

maneira atingir a liberdade.

16 A guarda tem sido obrigada a agir com

energia.

(VERÍSSIMO, Luiz Fernando. http://www.passeiweb.com/estudos

/livros/comedias_para_se_ler_na_escola)

Pode-se depreender da leitura do 11º

parágrafo em diante do texto que, após serem

tomadas as medidas para impedir a entrada e a

saída de pessoas do condomínio, acabando com os

assaltos, alguns condôminos se amotinavam e

tentavam fugir por se sentirem:

“e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa” (13º §) Feitas as alterações na redação do fragmento acima, pode-se afirmar que houve erro no emprego do acento indicativo da crase em:

A Portaria 087/2011, que estabelece a proposta pedagógica para a Rede Municipal de Ensino de Niterói, no capítulo IV – Da Educação Especial – afirma que será considerado como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que apresente:

Segundo Zabala, as concepções que entendem a educação como formação integral criticam o uso dos conteúdos disciplinares como única forma de definir os objetivos educacionais; para tais concepções, serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que:

A ação disciplinar ulterior à absolvição no juízo da pena:

Sobre as normas e condutas para quem trabalha com arquivo, coloque ( C) para as condutas corretas e adequadas e ( E) para as condutas erradas e inadequadas. ( ) Usar luvas e máscaras quando estiver em contato com a documentação. ( ) Ao consultar documento avulso, tirá-lo do local e da ordem em que se encontra e não apoiá-lo sobre outro documento. ( ) Em hipótese alguma é permitida a circulação de pessoas estranhas nas dependências de guarda do acervo. ( ) Ao fazer anotações, deve-se depositar as folhas diretamente sobre a mesa; nunca escrever em cima de outros documentos. A ordem correta de cima para baixo é:

O documento individual que será preenchido no momento em que é efetivada a matrícula do aluno na escola e que deverá conter todos os dados pessoais do aluno, inclusive endereço completo é:

As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).

O vocativo adequado para o pronome de tratamento Vossa Senhoria é:

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