As principais literaturas nacionais especializadas e a norma NBR 7225/1993 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afirmam, em relação ao tema classificação de agregado, que:
Correlacione as colunas abaixo classificando os
acontecimentos relacionados na Coluna I com as fases
vivenciadas pela administração pública brasileira por meio
de suas diversas reformas, disponíveis na Coluna II.
Ao final, assinale a sequência correta para a Coluna II.
,
A respeito dos três aspectos que, segundo o Tribunal
de Contas da União, compõem a economicidade,
correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a
opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.
Acerca das orientações para o arranjo do eixo dos
sistemas de trabalho, contidas no Manual de Orientação
para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do
Poder Executivo Federal, analise as afi rmativas abaixo e
classifique–as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao fi nal,
assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) A estrutura da organização deve ser definida de cima
para baixo a partir do modelo de governança adotado.
( ) O ordenamento dos sistemas de trabalho deve
privilegiar a constituição de estruturas enxutas.
( ) Os processos de trabalho de natureza temporária
também necessitam de estrutura formal.
( ) O primeiro passo para a defi nição dos sistemas de
trabalho é a realização de uma reflexão estratégica
sobre as competências institucionais.
( ) Organizações com processos de alta complexidade
ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de
estruturas com alto grau de descentralização ou de
atomização.
Assinale a opção correta com C e com E a errada.
Sobre o processo decisório, é correto afirmar:
( ) a tomada de decisão acontece permanentemente, independente do nível hierárquico.
( ) independentemente do nível hierárquico, na tomada de decisão existem critérios determinados pela cultura organizacional.
( ) no processo decisório, a escolha de uma alternativa de decisão leva em consideração que as alternativas encontradas serão ótimas, não bastando que sejam apenas satisfatórias.
Com relação às técnicas de solução de problemas, não se pode afirmar:
A empresa Alfa, em 31 de dezembro, apresentou contas e
saldos na forma seguinte:
Ao promover o encerramento contábil das receitas e
despesas para fins de balanço, o Contador, certamente,
encontrará como resultado do exercício
Entre os itens apresentados a seguir, não confi gura
objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Ambiental:
Tendo em vista a restrição de recursos e a capacidade
em ofertar uma educação em extensão e qualidade
desejáveis, o Plano Nacional de Educação – PNE 2000
a 2012 estabeleceu, segundo o dever constitucional e
necessidades sociais, como uma de suas prioridades:
A respeito do papel do Estado no contexto da educação
na Constituição Federal, julgue os itens a seguir,
classificando–os como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em
seguida, assinale a opção correta.
( ) É garantida pelo Estado a educação básica obrigatória
e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de
idade, assegurada sua oferta àqueles que não tiveram
acesso em idade adequada.
( ) É garantida a Educação Infantil, em creche e pré–
escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade.
( ) Os Municípios manterão programas de educação
infantil e ensino fundamental com a cooperação
técnica e financeira da União e do Estado.
( ) Um dos princípios do ensino é o piso salarial profi ssional
nacional para os profi ssionais da educação escolar
pública, nos termos de lei federal.
( ) A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de
duração decenal, com o objetivo de articular o sistema
nacional de educação em regime de colaboração.
A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.
Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.
A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta,
Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos
sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro)
ou F (Falso).
( ) A educação escolar compõe–se de Educação Básica e
ducação Superior.
( ) A Educação Básica é constituída pela educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio.
( ) No Brasil, devido à existência de comunidades
indígenas em algumas regiões, há a oferta de
educação escolar bilíngue e intercultural aos povos
indígenas.
( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,
Educação Profissional, Educação a Distância são
modalidades de ensino.
( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos
diversos campos do saber, cursos de graduação, de
pós–graduação e de extensão.
Assinale a sequência correta.
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.