A abordagem histórico-social privilegia a importância das interações sociais para o desenvolvimento do indivíduo.
Para entender a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, em Vygotsky torna-se necessária a compreensão do
conceito “(...) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução
independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da solução de problemas
sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”. (Vygotsky, 1994:112) Trata-se do
conceito conhecido como Zona de Desenvolvimento:
Para Vygotsky, com relação à aprendizagem escolar, as funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação e podem brotar sob a orientação de um professor, ou com a ajuda de colegas mais capazes, pertencem:
No âmbito da teoria desenvolvida por Vygotsky, o conceito
de internalização postula que todos os processos intrapsíquicos,
isto é, todas as formas de funcionamento
cognitivo no indivíduo são construídos por meio de
Dentre as teorias psicológicas da aprendizagem, temos a perspectiva de Vygotsky, ou seja, a teoria sociointeracionista. Essa teoria de aprendizagem defende que o desenvolvimento e a aprendizagem humana ocorrem a partir de
Em relação às obras e contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotski, assinale a alternativa correta.
“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise. I.Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior. II.Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos. III.Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual. IV.Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento. Estão corretas as afirmativas
No texto Pensamento e Palavra (in Pensamento e Linguagem,1993), Vygotsky analisa o signi?cado que uma palavra pode ter no pensamento e na linguagem, procurando compreender se este signi?cado é um fenômeno da fala ou do pensamento. De acordo com sua tese, é possível a?rmar que:
Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes. A que conceito essa definição se refere?
A teoria desenvolvida por Vygotsky é aquela em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente, trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento. Em sua teoria, Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação:
Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise
as afirmativas abaixo:
I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento
II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos
pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é
o grande mediador.
III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de
destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas
consideradas como constituidoras do sujeito.
Assinale:
A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e o objeto de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas funções básicas, sendo:
Segundo os estudos de Vygotsky (in: Fontana & Cruz, 1997), o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere:
Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o que buscamos compreender é até onde ela já
chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento humano devemos
Uma ideia central para a compreensão das concepções de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a ideia:
A relação existente entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é um dos eixos do pensamento de Vygotsky. O autor procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos, se desdobrando sobre o desenvolvimento da espécie humana, na história dos grupos sociais, no desenvolvimento do indivíduo e no desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos.
Sobre o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar: