Lev Vygotsky considerava o desenvolvimento da linguagem oral como:
Segundo Vygotsky a criança participa ativamente da construção de sua própria cultura e de sua história, construindo conhecimento e constituindo sua identidade a partir:
Três elementos da teoria de Vygotsky podem ser invocados para uma discussão da questão da autonomia do sujeito:
I - A relação entre indivíduo e sua cultura;
II - A configuração absolutamente particular da trajetória de vida de cada indivíduo;
III - A natureza das funções psicológicas superiores.
Sobre os itens acima:
Vygotsky. retrata as diferentes concepções acerca do desenvolvimento e da aprendizagem, agrupadas em três grandes posições teóricas. Relacione as colunas segundo a ordem das teorias:
I - Primeira teoria:
II - Segunda teoria:
III - Terceira teoria:
( ) parte do princípio de que a aprendizagem é desenvolvimento. O princípio fundamental nesta teoria é a simultaneidade entre os dois processos. Sendo assim, desenvolver é aprender novos comportamentos.
( ) propõe a combinação dos seus pontos de vista. Sendo assim, defende que o desenvolvimento é sempre um conjunto maior que a aprendizagem.
( ) defende que os processos de desenvolvimento da criança são independentes da aprendizagem, pois esta é vista como um processo externo, que segue o caminho do desenvolvimento, a aprendizagem se beneficia dos avanços do desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:
Vygotsky vê o homem como ____________ que ganha suas características na mediação com o mundo através de instrumentos e signos onde a linguagem ganha valor especial.
Do ponto de vista da abordagem sociointeracionista de Vygotsky sobre o desenvolvimento da criança, é correto entender que:
Vygotsky construiu um conceito referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito é denominado zona de:
Leia as afirmações abaixo acerca da teoria elaborada por Lev Vygotsky e assinale verdadeiro [V] ou falso [F]:
(__) Muitos professores que compreendem o conceito elaborado pelo autor de aprendizagem através pelas relações humanas, organizando assim todas suas aulas baseadas em atividades em grupo, tornando isso a prerrogativa principal de suas aulas, estão cometendo um erro de interpretação e aplicação da teoria.
(__) A teoria de Desenvolvimento Proximal parte do princípio de que qualquer coisa que possa ser ensina, e que em dado momento é executada pela criança com o auxílio de alguém - sejam os pais ou professores – algum dia se tornará um desenvolvimento real e consolidado.
(__) Muito mais do que um agente transmissor de conhecimento, o professor tem o papel de encontrar meios para que todos seus alunos consigam se desenvolver conjuntamente, e tais meios serão enquanto ele busca determinar quando conseguirão obter êxito sozinhos, tanto quanto quando conseguirão obter êxito em grupo.
(__) Muitas vezes o professor precisará ignorar os limites das zonas de desenvolvimento, pois só assim serão quebrados paradigmas quanto ao que poderia ou não ser atingido por um grupo ou um indivíduo sozinho, e isso só ocorre através de níveis de cobrança realmente desafiadores.
Assinale a alternativa que corresponda a sequência correta:
Sendo considerado um dos principais teóricos construtivistas, Vygotsky afirma que há um elemento que é, ao mesmo tempo, linguagem e pensamento porque é uma unidade do pensamento verbalizado. Esse elemento é a(o):
A respeito do papel que deve ser desempenhado pelo professor de Língua Portuguesa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As práticas de letramento têm a ver com o desenvolvimento de habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. ( ) Espera-se que o professor de Língua Portuguesa seja um educador a partir da visão "bancária" proposta por Paulo Freire. ( ) Na visão sócio-histórica de Vygotsky, a sala de aula é o local da sistematização de conhecimentos e o professor é o mediador. ( ) A elaboração didática proposta por Haltê aplica a teoria da transposição didática, que é o fato de transpor o conhecimento científico para o conhecimento aplicável, ou seja, o conhecimento que será ensinado aos alunos. ( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita, de modo que o aluno consiga ler e escrever. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Para Vygotsky, existem três momentos
importantes na aprendizagem da criança. Relacione
as colunas em relação a esses momentos:
(I ) Zona de desenvolvimento potencial:
(II ) Zona de desenvolvimento real:
(III ) Zona de desenvolvimento proximal:
( ) é tudo que a criança somente realiza com o apoio
de outras pessoas.
( ) é tudo que a criança ainda não domina mas que
se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) é tudo que a criança já é capaz de realizar
sozinha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Leia um trecho da obra de Lev Vygotsky, sobre a Formação Social da Mente:
“Propomos que um aspecto essencial do aprendizado é o fato de ele criar a zona de desenvolvimento proximal; ou seja, o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar apenas quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros."
Analisando o pressuposto da zona de desenvolvimento proximal, assinale a alternativa que corresponda corretamente ao que o autor considerava importante quanto ao momento de internalização de algum aprendizado:
O uso da linguagem no ensino é uma das principais ferramentas para a transmissão dos saberes e para a possibilidade de compreensão do sentido que é passado. Desse modo, a linguagem está contida e é utilizada em todas as disciplinas, porém, há aquelas que o enfoque principal é através do uso de outros símbolos e signos, não podendo ser desenvolvidas sem que haja isso como ponto principal, ou seja:
Para Lev Vygotsky, a partir dos pressupostos de sua teoria, assim como do conceito desenvolvido de Zona de Desenvolvimento Proximal, as relações entre conhecimento real e conhecimento potencial são:
Segundo Vygotsky cada indivíduo é absolutamente único e, por meio de seus processos psicológicos mais sofisticados (que envolvem consciência, vontade e intenção):