Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 149 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Um professor, ao iniciar uma aula de educação física, propõe para que os alunos individualmente criem estratégias para solução de um problema envolvendo um desafio motor. De acordo com Vygotsky, quando a criança resolve este problema sem auxílio, ela se encontra no nível de desenvolvimento:

João, aluno do 2° ano, aprendeu com a professora, no primeiro bimestre, o conceito da soma. No terceiro mês do ano, mostrou à professora que já sabia fazer contas de multiplicação. Esta lhe perguntou como ele tinha aprendido e ele respondeu: "Com os colegas do meu prédio que já estão no 4° ano." Este episódio demonstra um conceito fundamental de Vygotsky, segundo o qual funções ainda não amadurecidas, mas já em processo de maturação, podem nascer com a ajuda de um professor ou de colegas mais capazes. A este fato Vygotsky (1989) chamou de:

De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento humano está alicerçado no plano das interações que ocorrem nas diversas esferas da vida social. Dessa forma, no contexto da Educação Infantil, a figura do professor tem o papel de:

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual.

Lev Vygotsky elaborou significativas teorias psicológicas para a educação. Segundo ele,

No contexto das teorias psicogenéticas, Lev Semyonovich Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá da seguinte forma:

Vygostk, propõe um paralelo entre o brinquedo e a instrução escolar, em que, em ambos os contextos, a criança elabora habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que passará a internalizar, ambos criam um(a):

Vigotski defende o pressuposto de que no processo de aprendizagem o princípio da atividade mediadora ocorre por meio do emprego de:

Pensando nos princípios teóricos desenvolvidos por Lev Vygotsky acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que o uso de avaliações diagnósticas:

Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, considerado o primeiro psicólogo moderno a sugerir mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são produto da atividade mental. Assim, o controle consciente do comportamento, a atenção e lembrança voluntária, a memorização ativa, o pensamento abstrato, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, chamadas de:

Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.

Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação:

O estudo de Vygotsky aponta que há uma interdependência entre o desenvolvimento humano e o aprendizado realizado pela criança pertencente a um grupo social. O autor descreve o desenvolvimento da aprendizagem em três níveis, qual deles se refere à distância entre o que a criança é capaz de realizar sozinha e o que ela só consegue realizar com auxílio?

A condição humana não é dada pela natureza, mas construída ao longo de um processo histórico-cultural pautado nas interações sociais realizadas entre o homem e o meio. Assim, segundo ele, os aspectos biológicos não são determinantes e o desenvolvimento de qualquer pessoa, tenha ela deficiência ou não, depende das oportunidades de aprendizagem e das relações que estabelece.

Assinale a alternativa que corresponde essa afirmação com o autor:

Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais na aprendizagem, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de:

Segundo o Histórico-Cultural de Vygotsky, considera o sujeito um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo. Nessa perspectiva a apreensão do conhecimento se dá na interação de: Assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282