Um professor, ao iniciar uma aula de educação física, propõe para que os alunos individualmente criem estratégias para solução de um problema envolvendo um desafio motor. De acordo com Vygotsky, quando a criança resolve este problema sem auxílio, ela se encontra no nível de desenvolvimento:
João, aluno do 2° ano, aprendeu com a professora, no primeiro bimestre, o conceito da soma. No terceiro mês do ano, mostrou à professora que já sabia fazer contas de multiplicação. Esta lhe perguntou como ele tinha aprendido e ele respondeu: "Com os colegas do meu prédio que já estão no 4° ano." Este episódio demonstra um conceito fundamental de Vygotsky, segundo o qual funções ainda não amadurecidas, mas já em processo de maturação, podem nascer com a ajuda de um professor ou de colegas mais capazes. A este fato Vygotsky (1989) chamou de:
De acordo com Vygotsky, o desenvolvimento humano está alicerçado no plano das interações que ocorrem nas diversas esferas da vida social. Dessa forma, no contexto da Educação Infantil, a figura do professor tem o papel de:
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.
Os estudos sobre a abordagem CTS se desenvolveram no bojo de uma reflexão sobre o problema do cientificismo e suas consequências para o mundo atual.
Lev Vygotsky elaborou significativas teorias psicológicas para a educação. Segundo ele,
No contexto das teorias psicogenéticas, Lev Semyonovich Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá da seguinte forma:
Vygostk, propõe um paralelo entre o brinquedo e a instrução escolar, em que, em ambos os contextos, a criança elabora habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que passará a internalizar, ambos criam um(a):
Vigotski defende o pressuposto de que no processo de aprendizagem o princípio da atividade mediadora ocorre por meio do emprego de:
Pensando nos princípios teóricos desenvolvidos por Lev Vygotsky acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal, é correto afirmar que o uso de avaliações diagnósticas:
Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, considerado o primeiro psicólogo moderno a sugerir mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são produto da atividade mental. Assim, o controle consciente do comportamento, a atenção e lembrança voluntária, a memorização ativa, o pensamento abstrato, o raciocínio dedutivo, a capacidade de planejamento, etc., são exemplos destas funções, tipicamente e unicamente humanas, chamadas de:
Dentre as ideias de Vygotsky, a que foi mais difundida no campo educacional foi o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, definido pelo autor como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
Tais níveis costumam ser determinados, respectivamente, através da observação:
O estudo de Vygotsky aponta que há uma interdependência entre o desenvolvimento humano e o aprendizado realizado pela criança pertencente a um grupo social. O autor descreve o desenvolvimento da aprendizagem em três níveis, qual deles se refere à distância entre o que a criança é capaz de realizar sozinha e o que ela só consegue realizar com auxílio?
A condição humana não é dada pela natureza, mas construída ao longo de um processo histórico-cultural pautado nas interações sociais realizadas entre o homem e o meio. Assim, segundo ele, os aspectos biológicos não são determinantes e o desenvolvimento de qualquer pessoa, tenha ela deficiência ou não, depende das oportunidades de aprendizagem e das relações que estabelece.
Assinale a alternativa que corresponde essa afirmação com o autor:
Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais na aprendizagem, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de:
Segundo o Histórico-Cultural de Vygotsky, considera o sujeito um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo. Nessa perspectiva a apreensão do conhecimento se dá na interação de: Assinale a alternativa CORRETA: