Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 149 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado

Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá–los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que

Jean Piaget e Lev S. Vygotsky são identificados como grandes estudiosos do desenvolvimento humano: Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito; Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais

Embora tenha morrido muito cedo e não tenha completado sua obra, Vygotsky deixou alguns princípios aos seus seguidores. Em um de seus princípios, ele observa que:

Provas: ESPP - 2013 - MPE-PR - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

O psicólogo russo Lev Vygotsky foi um dos grandes autores do desenvolvimento. Considerando a teoria deste autor, julgue as alternativas com verdadeiras (V ou falsas (F .
( ) Para Vygotsky, as habilidades necessárias para raciocinar, compreender e memorizar tem origem na vivência da criança com os pais, professores e colegas.
( )Vygotsky entendia que o desenvolvimento humano se dava em três níveis: cultural, interpessoal e individual.
( ) Para o autor é apenas por meio da interação social que as crianças podem vivenciar e internalizar as ferramentas culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

“O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.”
(Lev Vygotsky A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores)
Segundo a afirmação de Vygotsky, também podemos definir o desenvolvimento real como:

A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor

Provas: IF-SP - 2012 - IF-SP - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

A teoria de Vygotsky representa um importante corpo de conhecimento da psicologia do desenvolvimento e, também, uma grande contribuição da Psicologia para a área educacional. Qual conceito se refere à teoria chamada de “Histórico-cultural”?

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal", elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

As ideias de Vygotsky acerca da construção social do conhecimento foram influenciadas pelo empirismo britânico, que se fundamenta nas noções de semelhança e ocorrência frequente.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Para Vygotsky, o fenômeno da linguagem é a questão-chave da análise da natureza do social.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Assim como a linguagem atua como organizadora do pensamento e reorganizadora da mente, a interação social, para Vygotsky, também constitui ao mesmo tempo ponto de partida e mecanismo constante de renovação da aprendizagem humana.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Segundo Vygotsky, a relação aprendizagem-desenvolvimento se concretiza na zona de desenvolvimento proximal.

Provas: FUNCAB - 2010 - IDAF-ES - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

A questão da relação entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é central no pensamento de Vygotsky. Sua posição é essencialmente genética: procura compreender a gênese. Isto é, a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos. Sua abordagem genética desdobra- se nos ní vei s f i logenét i co, sociogenético, ontogenético, e microgenético, os quais interagem na construção dos processos psicológicos. Sua preocupação com o desenvolvimento é constante (...) marcando claramente sua abordagem sobre os fenômenos psicológicos (Castorina, 2005 ). Para o pedagogo empresarial, tais conhecimentos são de fundamental importância por que:

Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue os itens subsequentes.

Na abordagem de Vygotsky, como em Piaget, as curvas do aprendizado coincidem com as do desenvolvimento, o que corresponde ao conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282