Leia atentamente as teorias relacionadas abaixo e identifique qual é do pensador de Educação Lev Vygotsky:
O professor Marcos desenvolve práticas pedagógicas que possibilitam situações de ensino e aprendizagem que favorecem a formação das estruturas formais da mente e a apropriação da bagagem cultural, enquanto produto da evolução histórica da humanidade, favorecendo o desenvolvimento que segue à aprendizagem. Assim, o professor Marcos tem como fundamentação básica os princípios psicológicos defendidos por:
_____ a interação cultural é fazer com que os alunos nos vejam como pessoas e, ao mesmo tempo, percebê-los da mesma forma. Isso _____ de diálogo, de real interesse pelo outro de validação do repertório _____ que o outro traz.
Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:
Na perspectiva sócio interacionista é importante apoiar as crianças, desde a primeira infância, estabelecendo uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento:
Segundo Lev Vygotsky, a solução de problemas no aprendizado enquanto desenvolvimento potencial da criança deverá ser considerada como:
Segundo Vygotsky, é correto afirmar que a aprendizagem:
O neuropsicólogo Alexander Luria, especializado em psicologia do desenvolvimento e colaborador de Vygotsky, chama a atenção para o papel de mediador da linguagem no processo de aprendizagem escolar. O autor lembra que uma das maiores fontes de equívocos dessa ordem é a diferença de sentido atribuída às palavras e aos conceitos por professores e alunos. E enfatiza a necessidade de se estabelecer uma estreita relação entre:
Entre os desdobramentos do pensamento de Vygotsky estão os estudos empreendidos por Luria e Leontiev. Os temas fundamentais tratados por eles estão: I O funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico. II A avaliação por métodos psicofísicos e eletrofisiológicos aplicados à avaliação funcional da visão. III A influência da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. IV A atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, como o principal foco de interesses dos estudos em psicologia. Dos itens mencionados, estão corretos somente:
De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky
(1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva
interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou
tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação
com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de
instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a
ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se
independente.
IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem
como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.
V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no
desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são
individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos
seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).
Estão corretas apenas as afirmativas
Ao tratar do biológico e do cultural, Vygotsky aponta que a imaturidade dos organismos no momento do nascimento e a imensa plasticidade do sistema nervoso central do homem estão fortemente relacionadas com a importância da história da espécie no desenvolvimento psicológico. O cérebro pode se adaptar a diferentes necessidades, servindo a diversas funções estabelecidas na história do homem. Para Vygotsky uma ideia fundamental para que se compreenda essa concepção sobre o funcionamento cerebral é denominada:
Para Vygotsky, o curso do desenvolvimento do conceito científico na criança, nas ciências sociais, transcorre sob as condições do processo educacional, forma de colaboração, dentro de um sistema, entre o professor e o aluno. A essa colaboração original entre a criança e o adulto deve-se:
Boiko e Zamberlan (2001) consideram que um dos pressupostos da psicologia escolar é o pensamento socioconstrutivista que tem como um de seus principais autores Vygotsky.
Para o construtivismo, deve-se considerar que
Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal a (o):
Para Vygotsky, desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento. Para ele:
Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Vygotsky, a aprendizagem envolve mediação e interação social em determinado contexto histórico-cultural e é essencial ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.