Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de:
Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria Socio-Histórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:
Para Vygotsky é a interação do adulto com a criança que estabelecerá as bases da constituição do vínculo afetivo, da confiança e do sentimento de segurança, sendo estes os promotores das descobertas do mundo pela criança. Desse modo, o professor tem o papel de:
“A teoria de _____________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]". (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Segundo Lev Semenovitch Vygotsky, o aprendizado do aluno depende fundamentalmente:
“Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano se constitui enquanto tal na sua relação com o outro ______________________. A cultura torna-se parte da natureza ________________________ num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o ____________________ psicológico do homem."
Analisando a linha principal de Vygotsky para a pedagogia, complete as lacunas e assinale a alternativa correta
Davis e Oliveira (2010, p. 112) afirmam que "a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica." Assim, uma escola de base interacionista têm sua ênfase:
Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente, educacional conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o processo de aprendizagem está mais ligado:
Com base no livro Pensamento e Linguagem, de Vygotsky, indique se as alternativas abaixo são verdadeiras “V" ou falsas “F":
( ) O progresso da fala é paralelo ao progresso do pensamento.
( ) As curvas de crescimento do pensamento e da fala cruzam-se muitas vezes.
( ) Nos animais, a fala e o pensamento têm origens diferentes e seguem cursos diferentes no seu desenvolvimento.
( ) Na opinião de Koehler, suas investigações provam que o chimpanzé apresenta os rudimentos de um comportamento intelectual semelhante ao do homem.
A relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central, pois além de possibilitar o intercâmbio entre os indivíduos, é através dela que o sujeito consegue abstrair e generalizar o pensamento. De acordo com o Desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista, essa teoria refere-se ao pensamento de:
Na Educação Infantil, a criança tem a oportunidade de ampliar sua experiência linguística e o seu pensamento, através de um trabalho sistemático de exploração da linguagem verbal. Sobre o desenvolvimento do pensamento, de acordo com Vygotsky, está correta somente a afirmação da alternativa:
A teoria histórico‐cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético – prática‐teoria‐prática – de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.
A abordagem CTS tem por função disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
Um dos objetivos da escola deve ser o de oferecer ao aluno situações de experiências que o oportunizem realizar aprendizagens. Para tanto, os pressupostos teóricos de Vygotsky, reafirmam a importância das interrelações entre: I. Professor/aluno. II. Aluno/aluno. III. Desenvolver/aprender. Quais estão corretas?