Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 149 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de:

Provas: FADESP - 2018 - IF-PA - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria Socio-Histórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:

Para Vygotsky é a interação do adulto com a criança que estabelecerá as bases da constituição do vínculo afetivo, da confiança e do sentimento de segurança, sendo estes os promotores das descobertas do mundo pela criança. Desse modo, o professor tem o papel de:

“A teoria de _____________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]". (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Segundo Lev Semenovitch Vygotsky, o aprendizado do aluno depende fundamentalmente:

“Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano se constitui enquanto tal na sua relação com o outro ______________________. A cultura torna-se parte da natureza ________________________ num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o ____________________ psicológico do homem."

Analisando a linha principal de Vygotsky para a pedagogia, complete as lacunas e assinale a alternativa correta

Davis e Oliveira (2010, p. 112) afirmam que "a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica." Assim, uma escola de base interacionista têm sua ênfase:

Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente, educacional conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o processo de aprendizagem está mais ligado:

Com base no livro Pensamento e Linguagem, de Vygotsky, indique se as alternativas abaixo são verdadeiras “V" ou falsas “F":

( ) O progresso da fala é paralelo ao progresso do pensamento.

( ) As curvas de crescimento do pensamento e da fala cruzam-se muitas vezes.

( ) Nos animais, a fala e o pensamento têm origens diferentes e seguem cursos diferentes no seu desenvolvimento.

( ) Na opinião de Koehler, suas investigações provam que o chimpanzé apresenta os rudimentos de um comportamento intelectual semelhante ao do homem.

A relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa um papel central, pois além de possibilitar o intercâmbio entre os indivíduos, é através dela que o sujeito consegue abstrair e generalizar o pensamento. De acordo com o Desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista, essa teoria refere-se ao pensamento de:

Na Educação Infantil, a criança tem a oportunidade de ampliar sua experiência linguística e o seu pensamento, através de um trabalho sistemático de exploração da linguagem verbal. Sobre o desenvolvimento do pensamento, de acordo com Vygotsky, está correta somente a afirmação da alternativa:

A teoria histórico‐cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético – prática‐teoria‐prática – de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.

A abordagem CTS tem por função disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.

Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.

Um dos objetivos da escola deve ser o de oferecer ao aluno situações de experiências que o oportunizem realizar aprendizagens. Para tanto, os pressupostos teóricos de Vygotsky, reafirmam a importância das interrelações entre: I. Professor/aluno. II. Aluno/aluno. III. Desenvolver/aprender. Quais estão corretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282