Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Geografia para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: "Muitos são os fenômenos naturais que despertam interesse e curiosidade dos alunos pelos processos e tempos da natureza. O estudo do vulcanismo, dos ' terremotos, com suas consequências muitas vezes catastróficas para a sociedade, poderá ser explorado como detonador de uma discussão dos processos que originaram as diferentes formas de relevo. Quase sempre esses fenômenos de grande impacto são a maneira mais favorável de introduzir temáticas da natureza. É essencial que o professor possa fazê-los compreender que existem leis naturais que regulam esses fenômenos. Ele pode explicar alguns desses fenômenos que ficaram marcados na História, a exemplo do ocorrido em Pompéia e Herculano, na da antiguidade. Pode relativizar com eventos atuais, como a cidade de ________________, na Califórnia, Estados Unidos, situada em uma linha de _________________ que a coloca em permanente risco de uma catástrofe.
Um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado. Ou seja, a solução não está disponível de início, mas é possível construí-la.
Em muitos casos, os problemas usualmente apresentados aos alunos não constituem verdadeiros problemas, porque, via de regra, não existe um real desafio nem a necessidade de verificação para validar o processo de solução.
O que é problema para um aluno pode não ser para outro, em função dos conhecimentos de que dispõe.
Resolver um problema pressupõe que o aluno:
1 - Elabore um ou mais procedimentos de resolução (como realizar simulações, fazer tentativas, formular hipóteses).
2 - Aplique de forma mecânica uma formula ou processo operatório.
3 - Compare seus resultados com os de outros alunos.
4 - Valide seus procedimentos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, os pressupostos corretos para resolver um problema, são apenas os relacionados em:
Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral
e escrita é um dos elementos importantes para as
crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas
abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de
palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias,
pensamentos e intenções de diversas naturezas,
influenciar o outro e estabelecer relações
interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual:
precisa compreender não só o que a escrita
representa, mas também de que forma ela representa
graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as
crianças vão tentando descobrir as regularidades que
a constitui, usando todos os recursos de que
dispõem: histórias que conhecem, vocabulário
familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os
primeiros meses, estão em permanente contato com
a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Leia:
“É habitual pensar sobre a área de Língua Portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de “primeiras letras", hoje alfabetização, e o segundo, aí sim, o estudo da língua propriamente dita.
Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético de escrita (a correspondência fonográfica) e algumas convenções ortográficas do português — o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio do metafórico foguete." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília)
Seguindo o que é aprendido acerca da educação nos processos de alfabetização e no ensino da língua e considerando o raciocínio criado pelo texto do PCN, o segundo estágio do “foguete" seria composto de:
Para Cagliari é correto afirmar que as considerações acerca da escrita, feitas pelo professor, devem estar pautadas nas ideias de que a mesma corresponde a:
A respeito das diferentes abordagens de ensino da língua inglesa, assinale a alternativa INCORRETA:
“São três as concepções de linguagem: a) linguagem como expressão do pensamento; b) linguagem como instrumento de comunicação; e c) linguagem como processo de interação". A respeito das concepções de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
“Quanto à organização dos conteúdos, de modo geral, observa-se uma forma excessivamente hierarquizada de fazê-la. É uma organização dominada pela ideia de_________________, cujo único critério é a estrutura lógica da Matemática. Nessa visão, a aprendizagem ocorre como se os conteúdos se articulassem na forma de uma corrente, cada conteúdo sendo um pré-requisito para o que vai sucedê-lo." (Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
No ensino de Matemática do Ensino Fundamental, as atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação aos objetivos de matemática para o segundo ciclo do Ensino Fundamental.
“Ensinar uma língua estrangeira é permitir uma abertura para um mundo desconhecido, contato este que não deve ter somente caráter utilitário, mas fazer parte da formação geral do aluno”. Em relação à importância do ensino de língua estrangeira na estrutura curricular do ensino básico defendida pelos documentos oficiais que orientam a educação do país, assinale a alternativa CORRETA:
“Para produzir um texto, buscamos, na memória, os conhecimentos relativos ao tema, à organização e configuração dos textos, adotando gêneros textuais que, usualmente, estão presentes em situações comunicativas similares à determinada situação com a qual nos deparamos no momento. Precisamos, pois, gerar conteúdos; organizar tais conteúdos em sequências linguísticas, textualizando o que se quer dizer; e notar (registrar) o texto no papel”. A respeito do desenvolvimento dos educandos para a produção de texto na escola, assinale a alternativa CORRETA:
A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a:
A professora Ivonete costuma planejar e organizar saraus literários nos quais as crianças escolhem textos (histórias, poesias, parlendas) para contar ou recitar no dia do encontro. De acordo com os documentos do Ministério de Educação (MEC), a professora está:
As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece ao ingressar no Ensino Fundamental. Esse trabalho pode ser feito por meio de atividades em que o professor:
A categoria território deve mobilizar os alunos a compreenderem que deve ser trabalhada, conforme os PCN, enquanto: