Os projetos de linguagem oral podem propor, por exemplo, a gravação em fita cassete de histórias contadas pelas famílias para fazer uma coleção para a sala, ou como parlendas. Parlendas são:
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nas diferentes atividades da população. O uso desses recursos traz significativas contribuições para se repensar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática à medida que:
O estudo das relações entre seres vivos, matéria e energia, em dimensões instantâneas ou de longa duração, locais ou planetárias, deve oferecer subsídios para a formação de:
Em determinado período, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de matemática no Brasil, assim como em outros países, foi influenciado por um movimento de renovação que ficou conhecido como Matemática Moderna. Assinale a alternativa que representa corretamente as décadas em que ocorreu essa influência:
No que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a tendência lablachiana da Geografia e as correntes que dela se desdobraram mais tarde, a partir dos anos 60, passaram a ser chamadas de:
“As figuras de linguagem são recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas e subdividem-se em figuras de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção”. Acerca das figuras de linguagem assinale a alternativa INCORRETA:
“O ensino de Língua Portuguesa e imprescindível à consolidação da capacidade crítica dos estudantes. Por isto, torna-se necessário o trabalho com textos de forma constante em sala de aula, enfatizando aspectos discursivos a fim de contribuir com a produção de seus conhecimentos”. Acerca da formação do leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
A linguagem oral se encontra presente no cotidiano e na prática educacional da Educação Infantil, onde à medida que todos possam vir participar, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é CORRETO afirmar que.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Matemática, os movimentos de reorientação curricular ocorridos no Brasil a partir dos anos 20 não tiveram força suficiente para mudar a prática docente dos professores para eliminar o caráter elitista desse ensino, bem como melhorar sua qualidade. Em nosso país, o ensino de Matemática ainda é marcado, exceto:
Para La Blache, a região tem a dimensão de uma realidade territorial concreta, física, representando um quadro de referência para a população que a habita. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conceitos de região e paisagem eram:
“O ensino de Geografia na educação básica deve priorizar o estudo do ___________, da paisagem e do __________ em suas diferentes escalas, rompendo com uma visão __________, na qual a natureza segue o seu curso imutável e irreal enquanto a humanidade é vista como uma entidade a ser estudada à parte, como se não interagisse com o meio." Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente e na ordem em que aparecem no trecho retirado do Currículo do Estado de São Paulo:
Baseando-se na teoria enunciativo-discursiva de cunho bakhtiniano, enfocando o conceito de condições de produção e de recepção do discurso, assinale a alternativa CORRETA:
A história da educação de surdos teve um grande impacto. Em setembro de 1880, o Congresso de Milão foi conduzido por educadores de surdos e especialistas ouvintistas na tentativa de extinguir o uso da Língua de sinais. Considerando essa descrição, que método foi adotado no processo educacional da comunidade surda?
Uma prática comum no ensino da matemática é a de ensinar conceitos, procedimentos ou técnicas, logo depois sendo apresentado um problema para constatar se o aluno será capaz de empregar o que lhe foi ensinado. Enquanto a matemática passa a ser representada como um discurso contínuo, simbólico e abstrato, alheio a realidade prática, será:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) um dos objetivos da reescrita de um texto é aperfeiçoá-lo. No que diz respeito à ortografia é refletir sobre: