Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 276 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, precisa assegurar aos alunos do Ensino Fundamental (EF):

Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.

É obrigatória a adoção dos PCNEM para Línguas Estrangeiras pelos professores de línguas das escolas brasileiras.

Com referência a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o item a seguir.

As disciplinas estatística e probabilidade, por possibilitarem a aplicação da matemática em questões provenientes do mundo real, são importantes para a competência relacionada à contextualização sociocultural da matemática.

Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.

Entre os objetivos do estudo da geometria no ensino médio, incluem-se o de desenvolver no aluno as habilidades relativas a medidas e grandezas, e o de estimular a percepção do discente sobre o processo histórico de construção do conhecimento matemático.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

O entendimento discente da totalidade do espaço como objeto inicial de observação do saber geográfico é consolidado conforme a condição sociocultural e o capital cultural do aluno.

No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.

A metodologia utilizada pela história oral garante ao historiador a necessária objetividade histórica na medida em que elimina os aspectos subjetivos inerentes às fontes orais.

Para Dante (2003), um problema matemático é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-lo.

Segundo Dante (2003), é CORRETO afirmar que

“O ensino de Língua Portuguesa orientado pela perspectiva gramatical ainda parecia adequado, dado que os alunos que frequentavam a escola falavam uma variedade linguística bastante próxima da chamada variedade ________ e traziam representações de mundo e de língua semelhantes às que ofereciam livros e textos didáticos. A nova crítica do ensino de Língua Portuguesa, no entanto, só se estabeleceria mais consistentemente no início dos anos ___, quando as pesquisas produzidas por uma linguística independente da tradição normativa e filológica e os estudos desenvolvidos em variação linguística e psicolinguística, entre outras, possibilitaram avanços nas áreas de educação e psicologia da aprendizagem, principalmente no que se refere à aquisição da escrita. Este novo quadro permitiu a emersão de um corpo relativamente coeso de reflexões sobre a finalidade e os conteúdos do ensino de língua materna." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:

Em sala de aula, o Professor de Geografia pode trabalhar aspectos geográficos do Estado do Maranhão com os alunos do Ensino Fundamental. E de tal forma, poderá corretamente considerar que:

Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “estrutura geológica da Terra" com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Na Educação Infantil, o Professor pode promover aos seus alunos uma vivência adaptada de fazer um desenho animado. Esta vivência educativa pode ser corretamente classificada como uma experiência do seguinte campo da formação humana:

Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.

O domínio da competência sociolinguística, da competência estratégica e da competência discursiva é menos importante que o domínio da competência gramatical no ensino da língua inglesa.

Considerando o fragmento de texto precedente e as competências e habilidades propostas pelos PCNEM, julgue o seguinte item.

No último parágrafo do texto, a fala do personagem poderia ser usada para exemplificar uma situação em que o aluno já tenha desenvolvido a competência de utilizar diferentes recursos linguísticos conforme as condições de produção/recepção, já que esse personagem demonstra conhecer várias formas de veicular a mesma informação utilizando diferentes variedades linguísticas.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

No ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito e objeto está voltada aos aspectos avaliativos.

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.

No aprendizado de geografia, as competências são adquiridas a partir do desenvolvimento de várias habilidades.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282