No que se refere à memória e à oralidade, julgue o item que se segue, relativo ao ensino de história.
A memória é uma representação do passado e, como tal, pode servir de fonte histórica.
Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “o Real, a moeda brasileira”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:
Reflexões atuais sobre o ensino da Língua Portuguesa inserem-no na perspectiva do Letramento como forma de assegurar à criança os conhecimentos essenciais para as práticas sociais de leitura e escrita. Acerca das práticas de leitura e produção de gêneros escritos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, leia atentamente e marque V para (verdadeiro) e F para (falso) nas afirmativas abaixo. ( ) Não há uma relação entre o trabalho com as práticas de leitura em sala de aula para a formação de produtores de texto competentes. ( ) Ler não é apenas decodificar, mas também produzir sentido. ( ) É considerado analfabeto funcional, o sujeito que consegue razoavelmente fazer a decodificação da escrita, mas não consegue produzir sentido a partir daquilo que lê. ( ) Da mesma forma que se deve ensinar leitura como um mero processo de decodificação, se deve ensinar a escrever por meio de práticas centradas somente na codificação de sons em letras. ( ) A importância das atividades de produção de texto em pequenos grupos, para estimular a compreensão dos diferentes papéis que se pode assumir, em relação aos textos escritos, como a de redator, de revisor, de avaliador, etc. A sequência correta é
O jogo de futsal dentro de sua prática globalizada ocorre mediante à realização dos seguintes componentes técnicos:
I. Condução de bola: maneira pela qual o jogador conduz a bola pela quadra de jogo, mantendo a bola o mais próximo possível do pé de ação, com toques curtos e contínuos, facilitando possíveis paradas ou mudanças de direção.
II. Passe: movimentação coordenada da bola entre os jogadores da mesma equipe, devendo ser preciso e realizado no momento oportuno com o companheiro desmarcado.
III. Recepção: ação utilizada para reduzir a velocidade da bola quando ela vem ao encontro dele, facilitando dessa forma seu total controle.
IV.Chute: ação de impulsionar a bola, estando parada ou em movimento, procurando direcioná-la ao gol adversário.
V. Drible: ação realizada para dar sequência ao deslocamento da bola enquanto estiver no ar e o jogador necessita de tempo de antecipação e boa impulsão.
VI.Cabeceio: movimento do corpo e/ou bola, utilizado para superar a marcação do adversário. É uma ação individual e consiste numa reação de vários fatores físicos e motores.
É INCORRETO o que se afirma em:
O Especialista em Educação pode incentivar Professores das Séries Iniciais a desenvolverem oralidade com os alunos, em especial com formações folclóricas. Ele pode sugerir que estes professores utilizem a seguinte produção popular:

No contexto das capacidades linguísticas essa formação folclórica pode ser corretamente conceituada como:
Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “subtração com reagrupamento envolvendo números até 999” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?
Considerando conhecimentos sociais: aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí e, de acordo com dados referenciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a densidade demográfica deste Estado foi de:
Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “medir o tempo” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?
Aprender a Língua Portuguesa é bastante complexo, por isso o PCN: Língua Portuguesa ressalta o quão importante é o papel do professor como mediador, durante o processo de aprendizagem da língua, pois cabe a ele mostrar ao aluno a importância que, no processo de interlocução, a consideração real da palavra do outro assume. Principalmente, porque as opiniões do outro apresentam possibilidades de análise e reflexão sobre as suas próprias. Os sujeitos se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles, mediado pela interação com o outro. Sobre o ensino da língua portuguesa e os parâmetros nacionais curriculares, assinale o que for CORRETO.
Segundo Irandé Antunes (2003), em Aula de português: encontro e interação, todos são princípios para o ensino de gramática na Educação Básica, EXCETO:
“União indissolúvel de um significante e um significado". (FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização).
A definição acima refere-se ao:
Ao estudar Ciências, as pessoas aprendem a importância do respeito a si mesmas, a diversidade e os processos de evolução e manutenção da vida, no mundo material. Essas aprendizagens, entre outras, possibilitam que os alunos:
“Bem recentemente ele (Eugen Bleuler) mostrou que o próprio termo “pensamento autístico" deu margem a muitos equívocos. Passou-se a inserir nesse conceito um conteúdo que aproximava o pensamento autístico do autismo esquizofrênico, a identificá-lo com o pensamento egoísta, etc. Por isso Bleuler propôs chamar o pensamento autístico de pensamento _____________ [...]". (VYGOTSKY. A construção do pensamento e da Linguagem, p. 37, adaptado).
Assinale a alternativa que indica a forma como Bleuler propôs chamar o “pensamento autístico":
Texto para responder à questão.
Sobre as frases retiradas do texto, considere as seguintes afirmações: I. Os trechos “A estudante perguntou como era essa coisa de escrever.” e “Escreva em português.” podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal. II. Na frase “De vez em quando, abra um parágrafo PARA O LEITOR RESPIRAR.”, o sentido da expressão destacada corresponde ao de “absorver o oxigênio do ar”. III. As aspas usadas nas palavras destacadas em “Primeiro, evite estes coloquialismos de “FOFO” e “MOLEZA”, passe longe das gírias”, para conferir destaque às gírias. Está correto apenas o que se afirma em:
Quanto ao trabalho com a língua portuguesa em sala de aula, assinale a alternativa correta.