Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:
Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que
A respeito da Linguagem Matemática, leia as afirmativas a seguir.
I. Aprender matemática é só aprender uma linguagem com o objetivo de construção de solução de problemas tanto do indivíduo quanto do coletivo.
II. A exploração matemática pode ser um bom caminho para favorecer o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança.
III. O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
IV. O ambiente para ensinar matemática na Educação Infantil deve proporcionar aos alunos momentos de exposição de ideias, discussão de resultados e criação, de maneira a quebrar as práticas metódicas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Atividades escolares que visem ao exercício de compreensão de conteúdos implícitos devem levar o aluno a
Quanto aos gêneros multimodais e o ensino de língua portuguesa, é correto afirmar que
Um projeto de ensino que faça a correlação entre poema lírico e canção, no ensino de literatura, deve considerar que
No livro Sofrendo a gramática, Mário Perini analisa e discute alguns mitos, fatores e sintomas relacionados à prática da escrita e ao domínio da gramática na educação básica.

É correto afirmar o seguinte:
Podemos citar como uma das principais características da Modelagem no ensino de Matemática
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
O ensino da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, deve estar baseado ______________ e o processo de ensino-aprendizagem da Geografia é iniciado pela______________________________.
Os blocos de informações e conteúdos da matemática, quando separados de acordo com as propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, podem encaixar o tratamento das informações como algo relacionável especificamente com a:
“O sujeito e o seu lugar no mundo" trata-se de uma das unidades temáticas para ensino da geografia no 2º ano do ensino fundamental, trata-se de um dos objetos de conhecimentos referentes a esta unidade temática:
O ensino de matemática na Educação Infantil desenvolve a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico da criança. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta.
Conforme os documentos do MEC que circulam nas redes sociais a alfabetização em Matemática deve ser conceituada como:
Em relação aos números naturais, os alunos têm oportunidade de ampliar ideias e procedimentos relativos a contagem, comparação, ordenação, estimativa e operações que os envolvem. Pela análise das regras de funcionamento do sistema de numeração decimal, os alunos podem:
A perspectiva crítica do ensino de Geografia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer a orientação do professor, no sentido de mobilizar as situações de aprendizagem para desenvolver:
Leia o fragmento abaixo de “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura" de Nilcéa Lemos Pelandré:
“[...] os conteúdos indicados para as práticas do eixo do uso da linguagem são eminentemente enunciativos [...] o texto é visto como unidade de ensino e os gêneros textuais como objetos de ensino. [...] os conteúdos [...] do eixo da reflexão sobre a língua e a linguagem abrangem aspectos ligados à variação linguística; à organização estrutural dos enunciados; aos processos de construção da significação; ao léxico e às redes semânticas e aos modos de organização dos discursos" (ROJO, 2000, p. 20 e 30).
Dentro do contexto apresentado, a pesquisadora Roxane Rojo está inserida em uma perspectiva pedagógica diz respeito à: