Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 276 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:

Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que

A respeito da Linguagem Matemática, leia as afirmativas a seguir.

I. Aprender matemática é só aprender uma linguagem com o objetivo de construção de solução de problemas tanto do indivíduo quanto do coletivo.

II. A exploração matemática pode ser um bom caminho para favorecer o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança.

III. O trabalho com a Matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.

IV. O ambiente para ensinar matemática na Educação Infantil deve proporcionar aos alunos momentos de exposição de ideias, discussão de resultados e criação, de maneira a quebrar as práticas metódicas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Atividades escolares que visem ao exercício de compreensão de conteúdos implícitos devem levar o aluno a

Quanto aos gêneros multimodais e o ensino de língua portuguesa, é correto afirmar que

Um projeto de ensino que faça a correlação entre poema lírico e canção, no ensino de literatura, deve considerar que

No livro Sofrendo a gramática, Mário Perini analisa e discute alguns mitos, fatores e sintomas relacionados à prática da escrita e ao domínio da gramática na educação básica.

É correto afirmar o seguinte:

Podemos citar como uma das principais características da Modelagem no ensino de Matemática

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

O ensino da Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, deve estar baseado ______________ e o processo de ensino-aprendizagem da Geografia é iniciado pela______________________________.

Os blocos de informações e conteúdos da matemática, quando separados de acordo com as propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, podem encaixar o tratamento das informações como algo relacionável especificamente com a:

“O sujeito e o seu lugar no mundo" trata-se de uma das unidades temáticas para ensino da geografia no 2º ano do ensino fundamental, trata-se de um dos objetos de conhecimentos referentes a esta unidade temática:

O ensino de matemática na Educação Infantil desenvolve a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico da criança. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta.

Conforme os documentos do MEC que circulam nas redes sociais a alfabetização em Matemática deve ser conceituada como:

Em relação aos números naturais, os alunos têm oportunidade de ampliar ideias e procedimentos relativos a contagem, comparação, ordenação, estimativa e operações que os envolvem. Pela análise das regras de funcionamento do sistema de numeração decimal, os alunos podem:

A perspectiva crítica do ensino de Geografia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer a orientação do professor, no sentido de mobilizar as situações de aprendizagem para desenvolver:

Leia o fragmento abaixo de “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura" de Nilcéa Lemos Pelandré:

“[...] os conteúdos indicados para as práticas do eixo do uso da linguagem são eminentemente enunciativos [...] o texto é visto como unidade de ensino e os gêneros textuais como objetos de ensino. [...] os conteúdos [...] do eixo da reflexão sobre a língua e a linguagem abrangem aspectos ligados à variação linguística; à organização estrutural dos enunciados; aos processos de construção da significação; ao léxico e às redes semânticas e aos modos de organização dos discursos" (ROJO, 2000, p. 20 e 30).

Dentro do contexto apresentado, a pesquisadora Roxane Rojo está inserida em uma perspectiva pedagógica diz respeito à:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282