Texto para responder à questão.
Existem formas simbólicas ou elaboradas de exprimir ideias, rompendo significados, pensamentos, de maneira a conferir-lhes maior expressividade, emoção, simbolismo, no âmbito da afetividade ou da estética da linguagem. Nessa perspectiva, há uma um fragmento que se constitui um recurso expressivo, denominado metáfora, exemplificado no segmento a seguir:
Texto para responder à questão.
A citação dos autores em “Vista Hemingway, só frases curtas. Ouça João Cabral, nada de perfumar a rosa com adjetivos.” pode auxiliar e deixar consistente o que é dito pelo autor. Esse instrumento de construção textual é denominado argumento:
Texto para responder à questão.
Em “Antes do ponto final, eu disse para a menina que tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de LENÇOL.”, o segmento destacado, como efeito expressivo, é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade é denominada:
Na Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental é importante que os estudantes obtenham conhecimentos acerca de “formas geométricas espaciais”. Nesse sentido, através do trabalho com esta temática, espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar mais alto e mais baixo por meio da comparação entre dois ou mais elementos, representa um objetivo da Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:
Interpretar as expressões “em cima”, “embaixo”, “esquerda”, “direita”, “frente” e “atrás”, representa um objetivo da Alfabetização Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. E, para que esse objetivo seja alcançado, o Professor, em sala de aula, deverá trabalhar com os estudantes a seguinte temática:
A matemática é um campo do conhecimento que sempre mereceu atenção especial do professor dos Anos Iniciais. Assinale a afirmativa que apresenta a resposta CORRETA neste sentido:
As palavras que compõem o léxico da Língua Portuguesa (LP) falada no Brasil são resultantes de séculos de contato com outros povos, outras culturas e outras línguas. Assim, entende-se que as línguas estão em mutação e adquirindo novos vocábulos. Compreensivelmente, a língua de uma cultura que tem mais prestígio acaba trazendo contribuições lexicais para as línguas das culturas com as quais entra em contato. Atualmente, a língua franca é o Inglês, impulsionado principalmente pela globalização. Sobre o uso da Língua Inglesa no Português brasileiro, é falsa a afirmação:
Observe o gráfico a seguir, que trata da distribuição de pessoas com doutorado no Brasil por área de estudo.
A análise da distribuição dos doutores no território brasileiro, disposta por macrorregiões da atual regionalização oficial do IBGE, aponta para um padrão espacial que remete a outra proposta de regionalização, qual seja, àquela feita
No voleibol uma falta de bloqueio ocorre quando:
O eixo da oralidade compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, seminário, debate, programa de rádio, entrevista, declamação de poemas (com ou sem efeitos sonoros), peça teatral, apresentação de cantigas e canções, dentre outras. Envolve também a oralização de textos em situações socialmente significativas e interações e discussões associadas a temáticas e a outras dimensões linguísticas do trabalho nos diferentes campos de atuação. Nesse sentido, não compreende o tratamento das práticas orais,
As autoras do livro A psicogênese da língua escrita, falam sobre os métodos tradicionais de ensino da leitura, que são:
I. Sintéticos.
II. Analíticos.
III. Ativos.
Está correto o que se afirma em:
No livro Reflexões sobre alfabetização, a autora fala a evolução psicogenética da criança. Sobre isso, assinale a alternativa abaixo que indica, de forma correta, as formas das primeiras escritas infantis:
“União indissolúvel de um significante e um significado". (FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização).
A definição acima se refere ao:
O ensino da leitura como processo de interação autor/texto/leitor, no quadro das práticas socioculturais contemporâneas de uso da escrita, tendo como base uma concepção interacionista de língua implica: