A gestão de pessoal no Brasil pode ser dividida em cinco fases evolutivas, dispostas aqui em ordem alfabética: Administrativa, Contábil, Estratégica, Legal e Tecnicista. A tabela abaixo lista estas cinco fases e cinco características relacionadas a elas.

A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada uma das fases e suas características é:
Com vistas a atingir seus objetivos, cada organização adota uma determinada estrutura organizacional. As teorias Clássica e Neoclássica da Administração reconhecem três tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linhastaff. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com Chiavenato (2009), os novos modelos de gestão
consideram dois fenômenos importantes: a existência de
muitos e diferentes elementos e fatores culturais trazidos
às organizações por pessoas de diferentes culturas, e o
grau de diferenças humanas básicas em uma determinada população,
realçando as diferenças individuais das pessoas. Sendo
assim, como são denominados, respectivamente, esses dois
fenômenos propostos?
A administração, essencial para a coordenação de atividades em uma entidade, tem como funções básicas o planejamento, a organização, a direção e o controle. Acerca desses assuntos, julgue os itens seguintes.
O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade.
Considerando a distinção entre os conceitos de eficiência e eficácia na Administração, analise as características descritas a seguir, atribuindo ( 1) para eficiência e ( 2) para eficácia. (__) Trabalho realizado corretamente. (__) Realização de tarefas. (__) Resolução de problemas. (__) Treinamento de funcionários. (__) Acerto na solução proposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
A Teoria da Burocracia enfatiza as seguintes dimensões em seu modelo de gestão:
“A estrutura de uma organização pode ser definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e depois como a coordenação dessas tarefas é realizada.” Assinale a alternativa que indica os tipos de estrutura.
A aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na realização de determinadas atividades para atingir a um conjunto de objetivos pré-definidos através da mobilização de recursos técnicos e humanos denomina-se gestão
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar:
Considerando a evolução da administração e as reformas administrativas que levaram à nova gestão pública, julgue os itens a seguir.
A teoria geral dos sistemas aplicada à administração preconiza a reorientação do pensamento e da visão do mundo com base em paradigmas que contemplam uma visão analítica, mecanicista e linear, de causa e efeito, das organizações.
Com relação à Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite que o administrador tenha condições pessoais de sucesso em qualquer organização independente do nível hierárquico ou da área de atuação.
II. Enfoca a necessidade de o administrador desenvolver habilidades pessoais de diagnóstico e de avaliação situacional para a tomada de decisões.
III. Busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, integradas à realidade empírica, para que o administrador participe das situações de interdependência das organizações.
Assinale:
A administração pública pode ser aceita como o aparelho de Estado organizado com a função de:
Considerando as principais abordagens da administração e a evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
No modelo de administração pública patrimonialista, os servidores públicos possuem status de nobreza real, e os cargos funcionam como recompensas, o que contribui para a prática de nepotismo.
Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum,o termo qualidade significava ausência de variação.No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas,e hoje, mais do que nunca,a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado.Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O programa de excelência da gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, constitui-se de cinco etapas: planejamento, sensibilização, capacitação, diagnóstico e autoavaliação, e, por fim, adota um plano de melhoria e capacitação para a organização.
A organização é uma combinação de esforços individuais para o cumprimento de propósitos coletivos. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas por pessoas e grupos para o atingimento de objetivos da empresa. As mais importantes tarefas comuns a qualquer tipo organização incluem a de produção, de marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de finanças e de recursos humanos.